segunda-feira, 17 de junho de 2013

CINCO NÍVEIS NO RELACIONAMENTO COM DEUS

Texto: Salmo 23
A vida cristã é como se fosse uma escada. Cada degrau corresponde a um nível e os versículos do Salmo 23 revelam em que estágio nos encontramos. Vejamos cada um deles, para que você possa identificar em qual nível você se encontra e avance na direção do propósito de Deus. 
F.T.:  No primeiro nível...
I – BUSCAMOS SUPRIMENTO(Vv.1,2)
     1.1. O primeiro nível de relacionamento é o nível onde buscamos suprimento. Geralmente é nesse nível que começamos a nos relacionar com o Senhor. Nesse estágio tudo o que nós conseguimos enxergar são os pastos verdejantes e as águas de descanso.
     1.2. Nesse nível da vida cristã, toda nossa oração é em função das nossas necessidades imediatas e tudo o que nós queremos e o suprimento do Senhor. O nosso conhecimento de Deus limita-se ao conhecimento de um pai bondoso, que está sempre pronto a nos atender. Esse é o nível mais raso da visa cristã. Não que seja errado pedir qualquer coisa a Deus. Mas não podemos nos relacionar com o Senhor apenas baseado em suas mãos.
·        Você que é um novo crente. Você que começou a caminhar agora, precisa aprender isso. Que o Senhor de fato é o nosso pastor. É ele quem nos supre. É ele quem nos leva às águas tranquilas e aos pastos verdejantes. Mas não pare nesse estágio!
·        O alvo de Deus é nos levar a compreender seu propósito eterno!
F.T.: O segundo nível...
II – É O NÍVEL DE TRANSFORMAÇÃO(V.3)
     2.1. Nesse estágio, tiramos um pouco os olhos das coisas externas das nossas necessidades imediatas e passamos a desejar que Deus faça algo em nossas vidas. Isso tem a ver com o nosso testemunho. Quando andamos em caminhos tortos damos um mau testemunho do Senhor e maculamos a sua honra. Por isso, o salmista pediu a Deus: “ Me faz andar em caminho retos por causa do teu nome.”
·        Chega um momento em nossa vida que começamos a ter preocupação de macular (manchar, desonrar.) o nome do Senhor. Porque aqueles que nos conhecem sabem que somos cristãos e nos observam. Nesse nível passamos a nos preocupar com nossas atitudes por amor ao Senhor.
     2.2. Andar em veredas da justiça  é o caminho de santificação na presença de Deus. Isso corresponde a Romanos 12.2, que diz que nós precisamos ser transformados na alma pela renovação da nossa mente. Nesse nível o Senhor nos guia nas veredas da justiça. Como um pastor Ele nos direciona.
·      Que seu andar seja justo e reto, por causa do nome do Senhor. Quem tem essa preocupação e esse encargo, já está no segundo degrau da vida cristã. Isso demonstra que você está cooperando com o Espírito Santo na obra de transformação.
F.T.: O terceiro nível...
III – APRENDEMOS A CONFIAR NO SENHOR(V.4)
      3.1. O terceiro estágio é o do vale da sombra da morte. Nesse momento, somos testados no meio da tribulação, mas a presença do Senhor está conosco e a Sua vara e o Seu cajado nos consolam. E então conhecemos a Deus mais intimamente e aprendemos a confiar nEle.
      3.2. Enquanto estamos nesse mundo, nós passamos por vales sombrios de tribulação e morte. Todos nós temos de passar pelo vale do sofrimento em algum momento. No vale, a maior necessidade é a presença do Senhor conosco. E nesse nível nós descobrimos que o Senhor está sempre conosco.  
·        Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem ao Senhor nesse nível. Por isso quando passam por momentos difíceis a sensação que têm é que o Senhor as abandonou. Temos que avançar na nossa experiência com Deus. Precisamos chegar ao ponto de mesmo passando pelo vale da sombra e da morte, confiar e saber que o Senhor com a sua vara e seu cajado haverá de nos consolar. Aleluia!
F.T.: O quarto nível...
IV – É O NÍVEL DA BATALHA ESPIRITUAL(V.5)
       4.1. No quarto estágio, o Senhor nos prepara uma mesa na presença dos adversários. Nesse estágio, nós enfrentamos guerra espiritual, mas temos vitória, porque uma mesa está preparada para nós diante do inimigo (1Co 10.21). A mesa do Senhor é um banquete. 
       4.2. Nesse estágio aprendemos que sempre haverá guerra. Que temos um inimigo, mas que não precisamos temer pois o Senhor já preparou uma mesa para celebrarmos a vitória na presença de nossos adversários. Se perseverarmos na guerra, venceremos com o Senhor.
  • É isso que o Salmista quer dizer quando ele afirma: “Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus adversários”!
·        Eu tenho certeza que no final, nós vamos celebrar a vitória! A mesa está pronta, o cálice já está transbordando.
F.T.: No  quinto nível...
V – APRENDEMOS A AMAR A CASA DE DEUS(V.6)
     5.1. Nesse estágio, nós compreendemos a importância da Casa de Deus. É assim que o salmista termina o Salmo e é para esse nível que precisamos avançar: de atribuir valor à casa de Deus. A revelação da Casa de Deus é certamente o sinal de um estágio de maturidade espiritual.
     5.2. Se hoje você não ama a casa do Senhor, se não sente prazer em se reunir com os filhos de Deus, você não está apto a dizer: “e habitarei na casa do Senhor para todo sempre”. Se não consegue passar três horas semanais se reunido com os irmãos, como você passará a eternidade?
     5.3. Se não estivermos na Igreja, nós não seremos pastoreados pelo Senhor. Porque fora da Igreja, não há nenhum caminho para Cristo nos pastorear.
·      Infelizmente, muitos escolhem ficar em casa em vez de ter comunhão com o Senhor entre os filhos de Deus.
     5.4. Infelizmente, nós vivemos dias em que para o mundo a igreja não é nada.  O mundo não valoriza a igreja. Nos dias de hoje, é comum ouvirmos esse tipo de afirmação: “Jesus sim, igreja não!” As pessoas até dizem crer em Jesus, mas rejeitam a Igreja.    
      5.5. Se quisermos falar algo a respeito da Igreja, precisamos levar em conta alguns pontos:
1) reconhecer que Jesus ama Sua Igreja; 2) admitir que a igreja local é a esperança do mundo; 3) reconhecer que a Igreja é composta de pessoas imperfeitas.
  • Muitos falam mal da igreja, porque afirmam que foram feridos. Mas esse é um fato da vida. Pessoas eventualmente ferem outras.
·      O desafio hoje é que todos possam avançar para o nível de amar a casa de Deus. E como podemos fazer isso na prática?
           1) Participe da vida da igreja local; 2) Ore pela igreja local; 3) Honre a igreja falando bem de seus irmãos e de seus líderes; 4) Sirva. Envolva-se; 5) Contribua. Ajude a manter sua igreja; 6) Seja o exemplo que você gostaria de ver nos outros.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)            Você já teve alguma necessidade suprida pelo Senhor ou passou por alguma experiência de perda (vale)? Compartilhe!
2)         Em sua opinião em que nível está o seu relacionamento com o Senhor? Compartilhe!

3)            A busca por edificar a Casa de Deus tem te desafiado ou desanimado? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário