terça-feira, 11 de junho de 2013

IGREJA: A NOIVA DO CORDEIRO!!!

Texto: Efésios 5.31-32 “31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”
Introdução: Existe algo que ainda é um grande mistério para nós. Essa união espiritual entre Cristo e a igreja. Como será isso? Paulo fala que isso é um mistério. O Senhor Jesus é apresentando aqui como o noivo, que está prometido para casar com a sua noiva. Todavia, quando falamos da igreja como noiva, estamos falando de paixão. Porque a principal característica da noiva é sua paixão e a vontade de casar. É o amor que não pode ser ocultado.
Na verdade existem muitas coisas que caracterizam alguém que ama de verdade, mas eu quero destacar algumas que são mais visíveis:

F.T.: Em primeiro lugar...
I – QUEM AMA SE RELACIONA (Gn 3.8 e 5.23,24):
     1.1. O primeiro sinal de alguém que ama é o desejo de se relacionar, de estar juntos, de passar a maior parte possível do tempo junto.
      1.2. Estamos aqui por que amamos ao Senhor e a sua igreja. Quando deixa de ser um prazer e passa a ser fardo é porque o nosso amor se esfriou.
     1.3. A Bíblia é um livro que começa com Deus se relacionando com Adão e Eva e termina com o relacionamento eterno nas Bodas do Cordeiro.
     1.4. Vamos ver dois exemplos de pessoas que começaram a se relacionar com Deus e o que aconteceu com esse relacionamento:
              a) Adão e Eva: A Bíblia diz que todos os dias na viração do dia, Deus vinha ter comunhão com o homem. Não vinha para supervisionar o trabalho deles. Vinha para estar com eles. Até que um dia o Senhor veio e Adão não estava lá (Gn 3.8). Deus cumpriu o seu papel, mas o homem não compareceu ao encontro. Foi um dia triste porque Deus veio ao encontro do homem, mas o homem não queria encontrar-se com Deus!
·         Eu creio que até hoje muitas pessoas quando perdem o amor e o coração se esfria, elas perdem a alegria de estar diante do Senhor e passam a se esconder. Esconder, no sentido de evitar estar em ambientes e situações onde certamente o Senhor vai falar.
            b) Enoque: O segundo exemplo que nós encontramos na Bíblia de alguém que andou com Deus foi Enoque. Só que a história de Enoque foi bem diferente da de Adão, porque Enoque foi tomado por Deus sem passar pela experiência da morte física. 
·         A Maior alegria de Deus, e ter tempo de comunhão junto com o homem. Portanto, nosso maior desafio é amar ao Senhor!
·         Quem ama tem prazer em se relacionar com o Senhor e com a noiva do Senhor!  Agora quem não ama se isola!

F.T.: Em segundo lugar...
II – QUEM AMA TEM ENTUSIASMO:
      2.1. Essa é outra coisa que facilmente se percebe na vida de quem ama de verdade. Quem ama vibra, celebra, faz festa, ou seja, tem entusiasmo!
      2.2. Eu cheguei a pensar, por um tempo, que algumas pessoas são motivadas e outras não. Que essa vibração tinha a ver com a personalidade da pessoa. Mas depois de alguns anos eu cheguei a conclusão que isso não tem nada a ver com a personalidade da pessoa. Quem ama tem entusiasmo!
       2.3. É verdade que cada pessoa demonstra entusiasmo de forma diferente: Tem pessoas que entusiasmadas gritam, outras apertam os lábios e fazem sinal de tudo bem com o dedo, outras pessoas choram e existem aqueles que perdem a voz.
       2.4. Mas o fato é que quem está entusiasmado vai demonstrar de alguma forma. Quando você ama você só enxerga coisas boas no outro!
·        Agora, vamos pensar em relação a nossa vida cristã! Como era antes? A alegria para cantar aqueles cânticos que você aprendeu no Encontro? (Um dia... Eu me encontrei...) Nos tocava facilmente. O fato é que quando o amor vai se esfriando, Deus grita e a gente não escuta!
·        Quando seu coração está entusiasmado você quer o tempo todo estar com os irmãos. Você sente alegria com a célula. Sente alegria nas reuniões! Você sente alegria de ganhar pessoas para o Senhor! Você volta do Encontro e quer levar todo mundo com você!
·        Portanto, se você perdeu o entusiasmo pelas coisas de Deus, esse é um forte sinal de que seu primeiro amor foi embora!
·        Como podemos ser chamados de NOIVA DO SENHOR, se não nos entusiasmamos mais com ele?
F.T.: Em terceiro lugar...
III - QUEM AMA NÃO MEDE ESFORÇOS:
     3.1. Vamos imaginar uma situação em que um jovem se apaixona por uma jovem que mora muito distante dele. Ele mora aqui em Perus e ela mora em Mauá. São duas horas de viagem até a casa dela, mas não importa, pois o apaixonado está disposto a fazer qualquer esforço para encontrar sua amada.
     3.2. Essas coisas naturais apontam para o espiritual. Em relação a Deus é a mesma coisa. Quem ama faz tudo para agradar...
·        Por isso, quando as coisas de Deus se tornam um peso para nós, é um forte sinal de que o nosso amor está diminuindo! Se o seu entusiasmo diminuiu você precisa se apaixonar outra vez pelo Senhor!
·        A igreja como noiva, precisa ter viva dentro de si essa paixão! Porque uma noiva que não tem paixão. Uma noiva que não tem entusiasmo, não é de fato noiva! Imagine uma noiva que alguém chama ela para experimentar o vestido, e ela diz que está cansada?
·        Quem ama não mede esforços! Se você sente cansaço pelas coisas de Deus, precisa reacender o primeiro amor em seu coração.

F.T.: Em quarto lugar...
IV – QUEM AMA É FIEL:
     4.1.  Uma prostituta pode se unir com mais de um homem. Mas uma noiva é fiel aquele com quem vai se casar. Como igreja nós somos a noiva do Senhor e uma das expressões do nosso amor, da nossa paixão e do nosso compromisso é a nossa fidelidade.
     4.2. Por isso, uma das maneiras de você medir o seu amor ao Senhor é checando sua fidelidade a Deus. O Senhor está em primeiro lugar em sua vida? O Senhor é lembrado quando você recebe seu salário?  Você separa fielmente os dízimos e as ofertas ou você dá as sobras para Deus?        
     4.3. Nenhum noivo casaria com uma noiva que fosse 90% fiel ou que apenas fosse fiel mês sim e mês não. O noivo quer uma noiva 100% fiel.
·        Nós somos a noiva do Senhor e não podemos caminhar no princípio da infidelidade. O Senhor não se casará com uma noiva meio fiel.
·        Por isso na cruz do calvário a lança penetrou na costela de Jesus, e ali era profético saiu sangue e água. Fala da noiva que estava sendo gerada para casar-se com Deus. A água é o que nos gera no Espírito e o sangue o que nos redime.
·        Todo o trabalho do Espírito Santo hoje na igreja é nos aperfeiçoar para gerar uma noiva para o Senhor! Porque o Senhor vai casar com uma noiva perfeita. Uma noiva que tem prazer em se relacionar com ele, uma noiva entusiasmada, uma noiva que não mede esforços, mas sobre todas as coisas com uma noiva fiel. Mantenha, portanto, sempre acesa a chama do primeiro amor que é o “melhor” amor!

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)  Como está o seu entusiasmo para edificar a casa de Deus neste tempo? Compartilhe!
2)  Que demonstração de paixão você já deu ao Senhor em sua vida? Compartilhe!
3)  O que você diria a alguém que não tem sido fiel a Deus nos dízimos e nas ofertas? Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário