segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comer ou não comer?

Texto: Êxodo 16:4
Introdução : Não podemos esquecer que, para fartar todo aquele povo, era necessária uma quantidade imensa de comida; pois, ao sair do Egito, eles eram seiscentos,  mil homens fora mulheres e crianças. Calcula-se que todo o povo de Israel era cerca de três milhões de pessoas.
Nunca houve historia de humildade uma operação de deslocamento humano tão extraordinário quanto essa! É difícil imaginar tanta gente peregrinando pelo deserto, sem sustento algum, sem meios naturais de sobrevivência, pois não tinham água nem plantavam e colhiam para que houvessem alimento. Mesmo assim, em quarenta anos de caminhada, não lhes faltou água nem comida, seus sapatos não desgastavam e suas roupas não envelheceram.
Os hebreus conviveram com os prodígios de Deus deles diariamente, experimentando Seu milagre todas as vezes que comiam e se vestiam. Assim, face ao poder infinito de Deus, sabemos que Ele poderia ter enviado qualquer outro alimento comum para que comessem e ficassem satisfeitos. Contudo, a questão não era apenas saciar a fome do povo, mas há um princípio espiritual que podemos aprender: nós somos aquilo que comemos.
Dietas de Deus e Dietas do diabo.
dieta egípcia
Torna as pessoas “egípcias” (mundanas);
Alimenta a carne;
Provoca a ira de Deus, pois os que estão na carne não podem agradar a Deus;
causa morte.
A dieta celestial
Torna as pessoas celestiais;
Cumpre o propósito de Deus;
Capacita-nos a cumprir o propósito de Deus.
→ Vejamos alguns tópicos para o alimento celestial.
1. O MANÁ É UM TIPO DE CRISTO ( Jo 6:31-35)
 O maná enviado por Deus para alimentar os hebreus é um tipo de Cristo, também enviado por Deus ao Seu povo, mas como alimento espiritual. Cristo veio para nos alimentar porque ao comermos dEle nos tornamos participantes de Sua natureza. Essa “dieta” é que nos transformará.
2. AS CARACTERÍSTICAS DO MANÁ (Jesus) :
a) Veio do céu (v. 4)
A primeira característica do maná é que ele é celestial. Não podemos explicá-lo, apenas desfrutar dele. Assim, muito embora também possamos explicar. Cristo em sua essência e composição, Ele é muito real. Apesar de ser invisível e intangível, é substancial e sustenta o Seu povo.
b) Como o orvalho (VV. 13,14)
O maná veio com orvalho. Vemos que o orvalho é a graça de Deus sobre nós. Em Lamentações 3:22-23 lemos que as misericórdias de Deus renovam a cada manhã, o que também nos lembra o orvalho. O maná vem sempre junto com a graça e a misericórdia de Deus.
c) De manhã (v. 12)
O fato de maná vir a cada manhã, nos mostra que devemos ter renovada a nossa fome por ele e saciá-la a cada novo dia. Cada dia é um novo começo com Deus.
Ninguém poderia guardar o maná para o dia seguinte, pois este se perdia, o que significa que a experiência espiritual de ontem não serve para hoje. O mantimento de ontem não pode nos sustentar hoje.
d) Pequeno (v. 14)
O maná era algo pequeno, significando que poderia ser ingerido com facilidade por qualquer uma de nós. O Senhor é tão grande que o universo inteiro não pode contê-lo, mas é tão pequeno que pode ser assimilado por cada um de nós e habitar em um pequeno espírito.
e) Fino (v. 14)
O maná era fino e uniforme. Por natureza, somos ásperos e desequilibrados, mas o Senhor é fino e suave. Qualquer um que tenha experiência com o Espírito há de notar o quanto Ele é educado, cavalheiro e gentil. Quando comermos do Senhor, também nos tornamos finos e sóbrios.
f) Redondo (v.14)
O fato de o maná ser redondo indica a eternidade de Cristo. P circulo é símbolo da eternidade, sem começo e sem fim. Cristo é a comida eterna, com um natureza eterna, para eterno suprimento do Seu povo. Ao comermos dele, também nos tornamos participantes de Sua vida eterna.
g) Branco (v.31)
Ser  branco significa ser limpo, puro, sem qualquer tipo de mistura ou mancha. A nossa pureza também está em nos alimentarmos do Senhor, comendo de Sua palavra. Ela é água que nos lava e santifica. Se comermos do Senhor diariamente, seremos cada vez mais puros e limpos e as manchas do nosso caráter vão sendo eliminados.
h) Como geada (v.14)
A geada é intermediaria entre o orvalho e a neve. Tanto o orvalho como a geada são refrescantes, mas a geada mata os germes. Assim também, cada vez que comermos do Senhor, somos refrescados e purificados de todo germe lançando pelo diabo e podemos vencer as tentações.
i) Moído, batido e cozido
O povo de Israel comia o maná moído, batido e cozido (Nm 11:8). O Senhor Jesus, como pão que desceu dos céus, foi trigo que teve que ser moído, batido e cozido na cruz, para que pudéssemos ter o Espírito Santo agora habitando em nós.
j) Sabor como óleo fresco
O gosto de azeite nos fala do óleo que tipifica o Espírito (Nm 11:8). Quando comermos o maná, estamos também nos enchemos do Espírito de Deus e do Seu frescor.
l) Sabor como bolo de mel (v. 31)
O óleo tem o aroma e o mel tem a doçura. Aroma e doçura são os dois aspectos mais importantes do paladar. A comida saborosa é sempre aromática. Quando comermos do Senhor, podemos sentir a Sua fragrância e doçura.
Conclusão
Nós somos aquilo que comermos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário