quarta-feira, 17 de julho de 2013

NEM UMA UNHA!!!

Texto Básico: Ex. 10: 25-26 . E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá. O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não quis deixá- los ir.

Introdução: Se pudéssemos resumir as preocupações que nos afligem no dia-a-dia, talvez resumiríamos em três modalidades:
1° Preocupação com a nossa própria vida no tocante a saúde física, emocional e espiritual;
2° Preocupação com a nossa família no que diz respeito ao bem estar; 3° Preocupação com os nossos bens materiais.
Essas preocupações estão sempre ocupando espaço em nossas mentes. Tudo que nos afeta faz parte de uma dessas três áreas. O problema é que o diabo também sabe disso. Jó 1:10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. E todos os ataques dele serão sempre na direção de nossas vidas, de nossas famílias ou de nossos bens. O diabo sempre vai guerrear conosco tentando atacar ou prender estas três áreas de nossas vidas. E às vezes temos a impressão que isso começa exatamente no momento de nossa conversão. Por que será?

            Vamos falar um pouco sobre O processo de conversão e as estratégias do diabo. Na bíblia, a saída do povo hebreu do Egito aponta para nossa conversão. O Egito aponta para o mundo, faraó aponta para o príncipe desse mundo que é o diabo e Moisés aponta para Jesus  o nosso Libertador.

            Você acha fácil sair do Egito (mundo)?  Êxodo 3:19-20 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte. Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
De que forma as pessoas conseguem sair do “Egito” (mundo)? Ninguém sai do Egito se não for com mão forte. Hoje ainda é assim? Qual não sua opinião é a maior dificuldade para as pessoas saírem do “Egito”? O que o diabo criou para manter as pessoas no mundo? R. Os vícios. Qual é o primeiro passo para tirar as pessoas do “Egito”? R. Intercessão. As pessoas só serão libertas se causarmos danos ao reino de faraó (diabo). Como causaremos danos ao diabo? O que ele tem de mais precioso? Qual é o seu maior tesouro? R. São as vidas. Quando ganharmos essas vidas e edificá-las nos caminhos do Senhor Jesus, causaremos verdadeiro dano ao diabo. Você acha que tem gente que está dentro na igreja, mas vive no “Egito”? Como você identifica se isso está acontecendo? R. Se não há liberdade, há trabalhos forçados. Se a pessoa estiver vivendo assim, talvez esteja no “Egito”. Porque a onde a Espírito de Deus ali a Liberdade.

Mas então, quais são as estratégias do diabo?
            1. Primeira estratégia do diabo  
 Êxodo 5:6-9 Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha. E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam:Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave- se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas.
Qual é a primeira estratégia do diabo? R. É tentar de todas as formas que a pessoa não deixe o “Egito” (mundo). Isso acontece hoje conosco também? R. Sim. De que forma? Qual é a sua reação diante disso?

            2. Segunda estratégia do diabo
 Êxodo 8:25 Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse:Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra.
Qual é a segunda estratégia de faraó (do diabo)? R. Liberar. Mas, dentro do “Egito” (mundo). Quando faraó viu que Moisés não iria desistir de tirar o povo do Egito e o poder de Deus estava fazendo estrago, então ele fez uma nova proposta a Moisés. Você já recebeu ou tem recebido alguma proposta de “faraó” (diabo) para permanecer no “Egito” (mundo)? Que tipo de proposta tem sido? O que você tem feito com relação a essas propostas? O diabo vai falar: - você pode sair, mas não vá muito longe. Isso aponta para que? R. Isso aponta para uma mistura do santo com o profano. É quando o diabo convence você que o vício que você tem não é pecado. Que você pode ter relações sexuais fora do casamento que não há problema algum. Faça como Moisés não aceite as propostas de faraó (do diabo). O problema não é o faraó te propor isso, esse é o papel dele, o problema é você aceitar isso!

3. Terceira estratégia do diabo
 Êxodo 10:8-11 Então, Moisés e Arão foram conduzidos à presença de Faraó; e este lhes disse:Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir? Respondeu- lhe Moisés:Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR. Replicou- lhes Faraó:Seja o SENHOR convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções. Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
Qual é a terceira estratégia de faraó (do diabo)? R. Adore sem sua família. O que acontecerá se você aceitar essa proposta de faraó (do diabo)? R. Sua família permanecerá no “Egito”. Qual deve ser a sua resposta a essa proposta do diabo? R. Iremos todos. Não vai ficar ninguém no “Egito”. (Líder da célula: Nesse momento profetize que as famílias dos irmãos sairão do “Egito”)

4. Quarta estratégia do diabo
Êxodo 10:24 Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse:Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco..
Qual é a quarta estratégia de faraó (do diabo)? R. Adore sem os seus bens. Qual foi a resposta de Moisés a essa proposta? R. “Nem uma unha ficará”. O diabo tem tentado segurar os seus bens no mundo? Muitos acham essa proposta atraente pegam os seus bens e aplicam, a serviço do mundo. Você acha normal perder os seus bens no mundo? Não aceite isso na sua vida. Não aceite perder emprego ou uma promoção que é sua. O propósito de Deus não é te livrar das tribulações, mas te livrar nas tribulações, pois elas te farão crescer no Senhor.

CONCLUSÃO
Irmão, o que você precisa entender é que o diabo não deixará você sair do Egito juntamente com sua família e seus bens sem guerra. Jesus triunfou sobre o diabo na cruz e venceu o mundo, então nós também, Nele, venceremos. Porém, não sem antes termos uma luta ferrenha. Temos que causar muito estrago no Egito antes do diabo liberar o que é nosso. Esse estrago é ganharmos vidas e edificá-las. Quanto mais causamos estragos, mais rapidamente ele nos libera. Mas não podemos negociar nada com o diabo. Simplesmente requereremos o que é nosso. Aquilo que Deus nos Deus. Você está de posse de tudo que o Senhor lhe deu? Não? Então vamos a luta! Não viva em harmonia com o diabo! Não há possibilidade de luz e trevas andarem juntos! Vamos para guerra recuperar o que é nosso por direito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário