terça-feira, 9 de julho de 2013

TROQUE SUA GARRAFA

Texto: Lc. 5:36-39
INTRODUÇÃO
   O vinho tem inúmeros significados na Bíblia, ele aparece citado 204 vezes na Palavra de Deus e vai muito além de uma simples bebida, ele simboliza prazer, enchimento do Espírito Santo, alegria, deleite, etc. É algo espiritual que devemos aprender e aplicar em nossas vidas.
         Mas há algo aparentemente contraditório na Palavra, uma vez que ela diz que o vinho novo é melhor do que o velho. Isso parece contraditório porque sabemos que os vinhos mais apreciados, mais valorizados e mais caros são aqueles de safras mais antigas, são aqueles mais velhos.
   Outro dia vi uma reportagem em que uma garrafa de vinho Bordeaux datada de 1811 foi vendida por U$ 185.000.
         O conceito natural é esse: safras novas não tem qualidade e consequentemente são mais baratas. Já as mais antigas são melhores e consequentemente mais caras. Mas porque então a Bíblia diz o contrário? Porque alguém que já bebeu do vinho velho ou beber o novo diz que o velho é melhor? Porque preferimos o velho se a Palavra de Deus nos afirma que o novo é melhor?
         Sabemos do conceito natural a respeito do vinho, mas não somos seres naturais e nem a Palavra de Deus trata se assuntos naturais, mas sim espirituais. Gostaria de analisar então alguns princípios a respeito desse vinho novo:

1.     DEUS NÃO TRABALHA COM COISAS VELHAS
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is. 43:18-19).
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2Co 5:17).
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade (Lm 3:22-23).
         A vida com Deus é novidade de vida, é renovo. A Sua palavra nos exorta a não ficarmos preso ao passado, a coisas velhas, ao que já vivemos e experimentamos anteriormente por melhor que tenha sido.
Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante (Ec. 7:8).
 Deus trabalha conosco de glória em glória, ou seja, o melhor de Deus ainda está por vir na sua vida. Talvez você já foi usado para ganhar almas, para curar pessoas, para libertar cativos, mas acredite em mim: o melhor de Deus ainda está por vir.

 A Palavra nos garante que coisas maiores do que as que Jesus fez nós faremos. Mas para isso temos que viver o hoje, o presente. Beber do vinho novo e não ficar presos ao vinho velho que já está conosco.
Quando você se converteu o Espírito Santo derramou uma porção de vinho na sua vida e eu tenho certeza que isso foi algo glorioso e poderoso. Mas imagina se você vive 5, 10, 15 anos de vida cristã com esse mesmo vinho, simplesmente pelo fato de ele ser bom demais. Você estará perdendo o melhor de Deus. Não experimentará de coisas maiores porque não tem a disposição de beber do vinho novo. A vida com Deus é novidade de vida!

 2.     VINHO NOVO REQUER ODRES NOVOS
Tudo o que é novo de certa maneira nos incomoda, deixa-nos inseguros, sem parâmetros, sem experiências anteriores. Tira-nos de nossa “zona de conforto” e isso mexe conosco, trata com nosso ego.
Queremos estar no comando, estar no controle da situação. Com o vinho velho já estamos ambientados e acostumados. Sabemos como e onde usar, a medida que devemos beber ou distribuir.
O vinho novo é desconhecido e trata como odre, por isso vinho novo deve ser colocado em odre novo. Quando vamos receber um vinho novo ou nos renovamos ou aquele vinho irá nos arrebentar.

Os odres no tempo de Jesus eram feitos de couro de animais e todo material de couro quando vai envelhecendo vai ressecando. Quando colocava-se um vinho novo em um odre velho o odre arrebentava e desperdiçava todo o vinho, uma vez que o odre estava ressecado pelo tempo e o vinho novo está ainda em processo intenso de fermentação. A fermentação do vinho com a falta de hidratação do odre produzia uma mistura imprópria e ocasionava a perda de ambos.

Deus segue agindo da mesma maneira: recebemos uma porção nova como igreja; muitas vezes através de uma conferência, de uma palavra profética liberada, de um retiro, algum marco que Deus estabeleceu. Dali pra frente é vinho novo. Observe como após esse marco muitas pessoas vão ficando para trás. Muitos se desviam, mudam de igreja, abandonam o barco, vários odres recebem vinho novo, mas permanecem velhos, não se renovam e por isso arrebentam.
Sabe por que muitos não querem experimentar do vinho novo? Não querem se envolver nos eventos chave? São odres que não querem ser renovados, preferem viver desfrutando do vinho velho que já tem.

3.     VINHO NOVO REPRESENTA PAGAR PREÇO NOVO
E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente (Lc. 5:39).
Gosto da versão da Bíblia King James nessa passagem, ela diz que ninguém tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é bom o suficiente!
  Muitos não querem o vinho novo porque ele implica em pagar um preço novo. Para se ter vinho novo é preciso preparar a terra novamente, é preciso sair para plantar, é preciso cuidar da plantação novamente removendo pragas, pestes. É preciso colher novamente e tudo isso dá trabalho, demanda esforço, dedicação.
         Vinho novo representa recomeço, e nem todos tem a disposição de recomeçar. Deus é o Deus dos recomeços, mas nós não gostamos disso. Nossa tendência natural é se contentar com aquilo que já temos, com o vinho que já plantamos, já colhemos e já estamos desfrutando dele.
         Muitos ouvem que há um vinho novo e que ele é melhor, mas pensam: o que eu tenho já é bom o suficiente!
         O velho é bom, é até mesmo excelente segundo a palavra, mas Deus te criou para que você experimente não o bom e nem o excelente, mas o sobre-excelente!
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado, neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente (2Co 3:10-11).

CONCLUSÃO
   Não se contente com aquilo que você já tem. Não se contente em ser apenas um crente abençoado, um irmão que tem uma vida com saúde, prosperidade, paz. Isso é pequeno, é medíocre, isso é vinho, mas é vinho velho.
     Deus te criou de modo assombrosamente maravilhoso para que você expresse a glória dEle nessa terra, para que você seja ministro e faça a diferença.
   Seja renovado por Deus nessa noite, ainda que isso represente pagar o preço novamente, pagar um preço mais alto, mas troque sua medida. Troque sua garrafa por uma nova, vinho novo, novidade de vida!

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1.Você estaria disposto a trocar o odre na sua vida, para que o vinho novo de Deus possa vir sobre a sua vida?
2.Você tem pagado o preço para ter o vinho novo de Deus? Compartilhe.

3.Como esta o seu odre nestes dias? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário