terça-feira, 17 de setembro de 2013

Condições para o cumprimento do Chamado

Texto base: I Reis 19:19-21
“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.” 1 Reis 19:19-21

Eliseu era um profeta de Deus que recebeu a unção de Elias, ele tinha um chamado, mas para que esse chamado se concretizasse em sua vida, era necessário que algumas condições fossem cumpridas. Assim também em nossas vidas, existem condições estabelecidas por Deus para o cumprimento do nosso chamado.
A vontade de Deus tem sido estabelecida em sua vida? Você tem respondido ao Senhor sobre aquilo que tem sido chamado?
Existem algumas condições para que se cumpra o chamado de Deus em sua vida.
1) Ser achado.
“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu…”
Logo no começo do versículo vemos que a condição para acontecesse o chamado de Deus na vida de Eliseu foi ser achado por Elias.
A primeira condição para que se estabeleça o chamado de Deus nas nossas vidas é ser achado por Jesus.
Não há chamado sem conversão.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:28-30
Alguns acabam não trabalhando para Deus por se julgarem incapazes, mas em Romanos 8:28-30 vemos que Deus justifica aqueles que são chamados. Ser justificado é ser totalmente lavado, limpo.
Não importa quantos talentos Deus nos deu, o que importa é que não devemos enterrá-los, mas multiplicá-los.

2) Estar no lugar certo fazendo e concluindo o que é certo.
“…que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima…”
A segunda condição para acontecer o chamado de Deus em nossa vida é estar no lugar certo, mas não é o suficiente. É necessário que estejamos fazendo e concluindo o que é a vontade de Deus. 
Eliseu não deixou seu trabalho sem concluir, mas já estava com a última junta de boi.
Não se pode seguir em frente para o chamado, sem a conclusão do nosso trabalho. Às vezes paramos na metade do trabalho e já queremos fazer outra coisa ou até mesmo queremos pular as etapas, e isso atrapalha o nosso chamado.
Por isso, para que o chamado aconteça, conclua aquilo que Deus colocou em sua mão.

3) Honrar e prestar conta para sua cobertura.
“Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?”
“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.” Números 13:25-27
Em números 13:25-27 vemos que os espias trouxeram um relatório sobre a terra para Moisés, o relatório foi uma prestação de contas ao líder os espias demonstraram lealdade com o seu líder, assim quando não prestamos contas às nossas autoridades estamos sendo desleais para com elas. Existem inúmeras justificativas para a não prestação de contas, uma delas é a independência, querer fazer as coisas do seu jeito, sem buscar uma direção de Deus. Mas não entende porque as coisas não dão certo em sua vida, só muda de nível quem honra as suas autoridades. A prestação de contas e obediência são as melhores formas de honrar a liderança. Em obediência podemos caminhar aliançados, mas sem honra não existe aliança, passamos a caminhar sozinhos e assim não podemos cumprir o Chamado de Deus para as nossas vidas.

4) Para que aconteça o chamado de Deus é necessário servir.
“Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.” 1 Reis 19:21
A unção só estará na vida daqueles que servem. Eliseu mostrou isso primeiramente servindo seu pai, e depois ao povo.
Algumas pessoas não conseguem servir, porque tem a mentalidade de que a igreja é uma empresa, uma organização onde há competição, mas no corpo de Cristo não temos que almejar cargos, temos que querer servir.

Como eu sei se tenho um chamado?
O Senhor te escolheu e te colocou perto de pessoas que podem te ajudar nessa caminhada, pois antes que você fosse formado no ventre de sua mãe você já havia sido escolhido, mas existem algumas dicas para que você saiba identificar e cumprir o chamado de Deus em sua vida.

1) Ouça a voz do Espírito.
2) Busque revelação das Escrituras.
3) Permita Deus falar com você através de pregações.
4) Não despreze a confirmação de Deus pelo seu pastor ou líder

Saiba que a sua vida tem um propósito e quando cumprimos a vontade de Deus nos sentimos totalmente realizados e felizes. Portanto tome hoje a decisão de se enquadrar nas condições para o cumprimento do chamado de Deus para que a sua vida seja transformada e agrade ao coração de Deus.

Compartilhando a Palavra
1. Você tem respondido ao Senhor sobre aquilo que tem sido chamado?

2. A vontade de Deus tem sido estabelecida em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário