terça-feira, 3 de setembro de 2013

Crentes a beira do caminho.

Texto: Lc 8:5-15
Introdução
Se nós virmos todos os domingos ao culto de celebração, se fazermos isso assiduamente durante um ano, então, teremos ouvido a pregação da Palavra de Deus 52 vezes. Mas se participamos também regularmente da célula no meio da semana, esse número sobe para 104 reuniões. Se frequentarmos também a reunião de oração e discipulado nas quintas feiras, somaremos mais 52 reuniões, totalizando 156 reuniões com os irmãos, 156 ministrações ou sermões ouvida. Se, além disso, você for parecido com o Pr. Alex, que todos os dias amam ouvir o Pr. Aluízio, Pr. Silvio Galli, Pr. Rogério Braga, esse número sobe para 500 ou mais palavras ouvidas no ano.

Agora eu te pergunto: Por que mesmo ouvindo e recebendo tanto alimento da parte de Deus, ainda continuamos com a sensação de que Deus poderia fazer mais por nós?
Não quero ser ingrato, pois reconheço que Deus tem feito muito nas nossas vidas! Mas vez ou outra tenho a impressão que Deus poderia fazer mais. Deixe-me dizer algo: Deus não tem culpa se as coisas não estão do jeito que deveriam estar!
 Deus tem se derramado sobre nós nestes dias. Sua manifestação acontece por meio da sua Palavra, e a sua palavra tem sido lançada sobre os nossos corações como sementes lançadas na terra.
 A palavra de Deus, a Palavra que constantemente temos ouvido, é de fato uma boa semente. Na explicação da parábola do semeador, Jesus diz: "Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus." Lucas 8:11
 Agora toda semente precisa ser lançada na terra. Nessa mesma parábola Jesus da a entender que os tipos de solo, ou terra é o coração do homem. Em Gênesis vemos Deus formando o homem do pó da terra. "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra ...”. Gênesis 2:7a
 Paulo chega a dizer que somos "lavoura de Deus". "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." 1 Coríntios 3:9
 Podemos concluir que a Palavra de Deus é a semente, e nós homens somos o solo a terra.
 A Palavra de Deus esta destinada a encontrar o coração do homem.
 O que está faltando então neste processo para que algo além aconteça na minha vida? Se o problema não é a palavra, onde está o problema? O problema está no coração do homem! Um coração errado diante de Deus impede o homem de fecundo e frutificar.

 O texto base para essa ministração fala de 3 tipos de corações errados diante de Deus, que também são 3 tipos de pessoas que não frutificam erradas diante do Senhor.
 Crente à beira do caminho ou à margem do mover de Deus, é o crente que não frutificou.
 Este é o tipo de pessoa onde não se encontra Jesus no centro da vida dele. É o tipo de pessoa que vive à margem do mover de Deus. Podemos chamar esses irmãos de marginais da fé. Nunca estão diretamente envolvidos com a igreja. Você percebe que eles caminham próximos de Deus, mas ainda continuam distante do seu mover. Ouvem mas não conseguem reter o que recebem, pois estão afastados do cuidado do Senhor.
 Quem fica a beira do caminho, está com algum problema. É assim na rodovia. Quando vemos alguém à beira do caminho, no acostamento, é por que está com algum problema ou está pensando em voltar.
 Em Jo 14:6 Jesus diz que ele é O Caminho. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” Jo 14:6
 A vida cristã, a vida vitoriosa não é uma questão de fórmulas, não existe uma fórmula ou várias maneiras de se alcançar uma vida frutífera. Há irmãos que só acharam o caminho da salvação, mas não acharam o caminho do vencedor. Existem irmãos que em muitas áreas de suas vidas estão à beira do caminho e estão sujeitos a grandes perigos.
 “O mais importante na vida não são as circunstâncias onde estamos, o mais importante é se estamos no caminho certo."
Existem alguns sinais que evidenciam se uma pessoa esta a beira do caminho.
 1º - Quem está a beira do caminho, fica exposto as armadilhas e ciladas do diabo.
 “Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho e armaram ciladas contra mim.” Sl 140:5 
 Muitos cristãos estão experimentando armadilhas, sustos e circunstâncias desfavoráveis por que estão à beira do caminho. Esse é um lugar de perigo. O casamento de muitos está à beira do caminho, por isso sempre estão tendo surpresas desagradáveis. O dinheiro de muitos está à beira do caminho, por isso estão sofrendo tanto com as questões financeiras. Não investem de maneira centralizada no reino, são administradores de si mesmos. Por isso vivem caindo em armadilhas. Estar a beira do caminho te deixa vulnerável aos ataques do inimigo.

2º - Quem está à beira do caminho não tem raiz na sua fé. 
 “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” Mateus 13:19
 Qualquer vento é suficiente para lhe arrancar a fé. Não tem revelação, aí o diabo rouba a palavra. Não compreende a Palavra de Deus. A Palavra gera fé, confiança para vencer. Essa Palavra enraizada é que muda você, por isso o diabo vai tentar roubar esta semente. Se alguém não tem raiz, facilmente será levado de cá para lá e vice versa. Watchman Nee disse que devemos crescer para baixo, isso é fincar raízes que nos firmem no caminho.

3º - Quem está a beira do caminho só tem aparência, mas não tem realidade espiritual.
 “18 Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; V19 e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:18;19
 No livro de Atos lemos sobre Ananias e Safira, que viviam uma divergência entre como queriam ser vistos e como realmente eram (Atos 5:1-11). Satanás encheu seus corações como um plano enganoso de terem somente aparência. Eles venderam uma propriedade e trouxeram apenas uma parte do dinheiro para os apóstolos, enquanto aparentavam estar dando todo o seu lucro. Queriam ser reconhecidos como um casal generoso, mas não eram o que aparentavam ser. Essa diferença levou-os a mentir ao Espírito Santo e aos irmãos. Eles pagaram um preço terrível: a morte. O seu exemplo é uma séria advertência para todos nós.
 Hoje existem muitas pessoas mortas espiritualmente por estarem vivendo de aparência.

 4º - Quem está a beira do caminho só assiste, mas não participa.
 “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Tiago 2:17,18.
 Há pessoas que estão apenas assistindo os cultos, assistindo os outros fazerem. Nas células eles dizem: "Eu nãonquero compromisso com a igreja."
 Esses que não se comprometeu com o serviço, ficam com tempo de sobre para verem e mais tarde criticarem o que está sendo feito. Quem esta à beira do caminho geralmente é um critico exacerbado.
 Alguns estão no caminho do discipulado, e outros ficam de fora olhando e criticando... “Há, eu penso diferente, eu faria diferente”.
 E existe também aquele que à beira do caminho é simpatizante. Esse vive dizendo: "Estou torcendo por vocês". A igreja não precisa de torcedores admiradores. Você vai querer ganhar a recompensa da torcida mais animada?
 Falta-te revelação para você sair da beira do caminho e entrar nesse mover.

 5º - Quem está à beira do caminho, esta em um lugar de cegueira.
 “Saindo eles de Jericó, uma grande multidão o acompanhava. V30 E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!” Mateus 20:29
 Quem está a beira do caminho cego, não enxerga o mover de Deus, não enxerga o propósito de Deus para sua vida. Não enxerga que foi chamado para o projeto mais fascinante na terra. Quem está a beira do caminho, cego, não enxerga o seu potencial. Quem está a beira do caminho, não consegue enxergar as bênçãos de Deus.

Compartilhando a Palavra
1.Como você esta hoje na presença do Senhor, a beira do caminho ou já se decidiu em segui-lo?
2.Você se sente uma terra fértil para a palavra de Deus?

3.Você é um praticante da palavra de Deus ou tem se tornado um ouvinte? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário