terça-feira, 24 de setembro de 2013

DESOBSTRUINDO O CAMINHO DA ORAÇÃO.

Texto: MT 7:7-11
O Missionário Metodista Stanley Jones escreveu: Quando você aprender a orar, terá aprendido a viver”. O caminho da oração é o caminho que nos leva à sabedoria de Deus, à paz que excede a todo entendimento. Neste caminho santo e puro encontram-se os tesouros espirituais que podem nos levar ao nobre exercício dos dons – à fonte inesgotável da graça e do poder e da água da vida que flui incessantemente do trono da graça de Deus.

O Apóstolo João, no livro do Apocalipse, compara as orações como “taças de ouro cheias de incenso”. Jesus disse: “A minha casa será chamada casa de oração”
Devemos, em nossas vidas, como cristãos, e como Igreja, valorizar e trilhar sempre o caminho da oração – porque este é o caminho da vida espiritual que nos dá mais intimidade com Deus, nos faz fortes nas provações, fiéis na prosperidade e capazes de cumprir nossos anos sob a direção e a vontade de Deus. 

A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens, o poder da oração de um justo. "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tg 5:16b

Guerra espiritual
Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual. Podemos mencionar o confronto de Elias com os profetas de Baal, e como a oração de Elias fez toda a diferença. 1Re 18

Atrair a presença de Deus
Em II Crônicas vemos um exemplo de resposta de oração. Salomão havia, no capítulo 6, versos 14,15,21,40-42, pedido ao Senhor que viesse ao templo que ele construíra, trazendo sua glória. A resposta a essa oração está no capítulo 7. O verso um diz: "Quando Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu a casa". 2Cro 7

O resultado disso foi que todos adoraram a Deus, como vemos no verso três. A manifestação da glória de Deus gera adoração e louvor. Salomão sabia que não havia espaço físico que pudesse conter a glória de Deus. Hoje essa glória também pode se manifestar em nossas vidas, através da oração.
“A glória do Senhor se manifesta onde há oração.”

As situações podem ser revertidas por meio da oração. Tiago nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nossa oração move o coração de Deus. O Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces (2Cro 7:14).

Um grande homem de oração na Bíblia foi Daniel. Ele orava três vezes ao dia, e por causa de sua oração chegou a ser liberto na cova dos leões.
É certamente entendido por todos que a oração é uma parte essencial da vida do cristão. Se esquecemos de orar, é porque nossas vidas estão muito ocupadas com coisas materiais e precisamos desesperadamente fazer alguma reorganização de nossas prioridades!

Jesus orava freqüentemente em público e em particular
Numa dessas ocasiões, quando Jesus estava orando, seus discípulos lhe pediram que os ensinasse a orar, assim como João tinha ensinado seus discípulos (Lucas 11:1). Nós também precisamos aprender a orar pública e particularmente.
Em Mateus 7:7 Jesus nos ensina sobre oração dizendo: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á".
Paulo escrevendo aos filipenses disse: “Não andeis ansiosos de coisa alguma. Em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças. Fl 4:6
Aos Romanos ele disse:perseverai na oração. Rm 12:12
Aos Efésios escreveu: Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos. Ef  6:18
Querendo suprir todas as necessidades do povo, Deus falou pelo profeta Jeremias dizendo: "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." Jr 33:3

Devemos ser como criança!
Uma criança quando quer algo insiste, continua pedindo. Devemos ser como uma criança nesse aspecto. Será que temos insistido em oração diante de Deus? Você tem incomodado o Senhor pedindo para ser uma bênção? Quando um filho não tem barreiras com o pai ele pede, sabendo que, na medida do possível, o pai vai lhe atender. Deus quer que você seja uma bênção, e a forma de conseguir isso é pedindo, orando. Quando a igreja ora, as portas do inferno não prevalecem.Em Atos 12 encontramos um exemplo da força da oração da igreja. No versículo 5 lemos que a igreja orava por Pedro que estava preso por Herodes. Qual resultado disso? Deus enviou um anjo que libertou a Pedro de forma milagrosa (v.7).
Deus prometeu que ouviria nossa oração!
Nós somos o templo do Senhor, Ele vai ouvir a nossa oração. Ele enviará seu anjo para nos guardar e ajudar. Use essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.

Todas as vezes que alguém ora de acordo com a vontade de Deus, inevitavelmente o Senhor responde.
A Bíblia nos fala que Deus considera tanto a oração que designou um anjo para colher as orações dos justos e apresentá-las diante de Deus (Ap 5:8).

Veja quanta dificuldade nós temos para orar, e certamente você descobrirá o quanto nosso inimigo quer impedir nossa oração. O povo de Deus precisa orar porque a “oração do justo é poderosa e eficaz” (Tg 5:16).
Você há de estar lembrado de que Paulo nos encoraja a “orar sem cessar” (1 Ts 5:17). O Senhor também nos convida a “vigiar e orar” (Mc 13.33, 37).
Todos os cristãos são exortados à oração, pois é dito: "Reconhece-o em todos os teus caminhos,  e ele endireitará as tuas veredas" (Pv 3:6). "Confia ao Senhor as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos" (Pv 16:3). "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" (SI 37:5).
Jesus estabeleceu o período de 1 Hora como um prazo mínimo para a oração diária Mt 26:36-41

O Pássaro e a Oração
Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? Como é que ele consegue isso? Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço. O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. É uma maravilha, não é? Que idéia incrível o Criador teve para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós. Quando nosso "galho" (segurança) na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração. Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar, perdeu os sonhos e a esperança, não caminhe sozinho. Jesus quer fortalecê-lo e caminhar com você por toda sua vida! É Ele quem renova suas forças e sua fé; e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você Seu filho amado, basta você CRER! (Mt 6:25-34, Rm 8:31-32).

I Pedro 5.7 diz: “Lancem sobre ele (Jesus) toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. Isaias 55.6 diz: “Busque ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”

Dobre os seus joelhos, em oração, para que seus pés sejam firmados na Rocha que é Cristo!
Agora diante da exposição aqui feita, podemos imaginar o quanto nosso inimigo vai lutar para impedir que suas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que podemos chamar de “inimigos da oração”, para que sua oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover estes inimigos para o êxito na nossa oração.
Antes de começar nossa campanha vamos identificar os bloqueios e removê-los!
O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você!

Tirando as barreiras do caminho
1. Relacionamentos errados na família
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai -a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. I Pe 3:7
O texto fala que a oração do justo pode ser interrompida se temos um relacionamento conjugal com problemas. É por isso que vemos tantos solteiros rompendo, pois estes não tem o problema de ordem conjugal para resolver. Relacionamento conjugal quebrado ou errado bloqueia a oração. Para estes o céu é uma parede de bronze ou ferro, nada passa e alcança o coração de Deus. Alguns casais nos procuram para compartilhar que depois que casaram as coisas ficaram mais difíceis. Isso se dá por causa da falta de entendimento entre os cônjuges.
2. Falta de perdão
“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” Mc 11:25
“Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Mt 5:23-24
3. Motivação errada
“...Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Tg 4:3
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.     1 Co 10:31
O caminho seguro para a oração é a Palavra de Deus. Ore a Palavra e seja bem sucedido em suas petições.

4. Pecado oculto e não confessado a Deus
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele...” 2Cr 16:9

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Is 59:1,2

“Portanto confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados.” Tg 5:16

5. Atitude deliberada de desobedecer a Palavra de Deus.
“O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Pv. 28:9

“Se voluntariamente continuamos no pecado após termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício. Hb 10:26

6. Ídolos no coração
”Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?” Ez 14:3

Tudo que vem antes do Senhor é ídolo. Dinheiro, esporte, bens podem ser ídolos no coração. Devemos nos libertar de todas as coisas que estão à frente do Senhor em nossas vidas.

7. Dúvida e incredulidade
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa...” Tg 1:5-7

8. Religiosidade. (Oração mecânica e sem intensidade)
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” Mt. 6:7-8

Que o entusiasmo seja um combustível para orarmos cada vez mais.

9. Falta de generosidade
“6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.”
Rm 12:6-8

“O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.” Pv 21:13

Em Pv 11:25, vemos que a alma generosa prosperará. A causa da escassez na vida de muitos é a falta de generosidade. Se queremos prosperar nessa campanha, devemos ser investidores do Reino.

10. Oração para homens e não para Deus.
“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mt. 6:5-6

Compartilhando a Palavra
1. Como anda a sua vida de oração para com o Senhor? Compartilhe?
2. Qual destas barreiras que ministramos hoje pode te impedir, que suas orações sejam ouvidas pelo Senhor?

3. O que você esta disposto a fazer nestes dias de campanha para melhorar a sua vida de oração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário