segunda-feira, 27 de maio de 2013

A ARCA E A EDIFICAÇÃO DA CASA DE DEUS!

Texto: Gênesis 6.9 a 13; 19 a 22.
Introdução
Existem vários símbolos da Igreja na Bíblia. A arca de Noé é um desses símbolos. Porque quando Deus mandou Noé construir a arca, o objetivo era salvar o mundo do juízo que viria sobre a terra através do dilúvio. E assim como a arca, a igreja aponta para a salvação. Ela foi dada aos homens como uma porta para mostrar Deus aos homens.
Portanto, tudo o que diz respeito a arca, diz também respeito à vida da igreja. Vejamos:

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
I – PRECISAMOS APRENDER A ESTAR CONTENTES(V.19)
1.1. Se a arca aponta para a igreja, e nós cremos que sim. Para viver dentro da arca você precisa ser uma pessoa contente, ou como se diz, “de bem com a vida”. Por quê? Porque estar dentro da arca pode não ser uma experiência tão agradável do ponto de vista natural.
1.2. No verso 19 o Senhor manda Noé levar um casal de tudo o que vive e manda levar alimento para a família dele e para os animais. Onde tem muitos animais certamente o cheiro não é agradável. Provavelmente os animais hibernaram durante um tempo, mas eles comeram também e se comeram evacuaram. Você já sentiu o cheiro de um galinheiro? Já viu o cocô de uma vaca? Mas Noé teve que suportar isso por mais de um ano (371 dias).
1.3. Um ano e seis dias é muito tempo para uma pessoa descontente permanecer em qualquer lugar.  E se isso fosse pouco, além dos animais lá estava sogra, cunhados, noras todos no mesmo barco por mais de um ano, sem a possibilidade de sair. Se formos sinceros veremos que isso não é fácil.
·    Portanto, assim como na arca para conviver na igreja você precisa ser uma pessoa contente! E o que é contentamento? Contentamento é uma atitude contrária aquela de murmurar de tudo e de todos. A murmuração abre as portas para o destruidor.
·    Para o descontente, nada está bom, nada satisfaz, nada alegra o seu coração. Tem gente que não está contente com nada!
·    A igreja pode não ser perfeita. A igreja pode ter coisa que não agrada a você! Mas ela é arca do Senhor onde está a salvação. O mundo por sua vez é como um Titanic que está afundando. E muitos vão perecer com o mundo, porque se recusam a viver a vida da igreja.

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
II – PRECISAMOS APRENDER  A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS(V.19)
      2.1. Deus mandou colocar na arca, todo o tipo de animal: Então lá dentro tinha cabra, vaca, girafa, elefante, cobra, gambá, galinha... Por que Deus foi tão específico com Noé? Porque se Deus deixasse por conta dele, ele só colocaria os bichos de sua preferência.
      2.2. Da mesma forma, Ele mandou colocar na igreja todo tipo de pessoa. Por isso, a igreja não pode ser uma comunidade fechada, restritiva, e nem pode ser feita segundo critérios humanos. A igreja é como a arca de Noé, nela tem bicho de todas as espécies.
·        Tem um que é rápido demais e outro que é extremamente lento! Tem uns que são falantes e outros que se você não pergunta ele entra mudo e sai calado. Tem uns que são felpudos como o Panda e outros que são cheios de espinhos. E o nosso desafio é conviver com todos eles.
·         Na igreja vai sempre ter gente diferente de nós. Mas para viver a igreja precisamos aprender a conviver com cada uma delas.
      2.3. Se Deus permitisse que o homem escolhesse quem deveria estar na igreja, muita gente não estaria aqui hoje. Talvez quem está hoje aqui não seria escolhido. Cada pessoa iria querer uma igreja de pessoas iguais. Imagine como seria uma igreja com 200 pessoas iguais a você?
·        Para que a vida seja dinâmica precisamos de pessoas diferentes no mesmo ambiente. Já pensou um ambiente onde ninguém gosta de conversar? Seria muito monótono! E se todos quisessem falar e ninguém gostasse de ouvir? Seria muito confuso.
·        Deus ama a diversidade. Observe quantos tipos diferentes de animais. Observe a natureza. Não existem duas folhas de árvores iguais. Devemos aprender a conviver com as diferenças na igreja, na célula, na família. Não podemos rejeitar alguém por ser diferente de nós.

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
III – PRECISAMOS SER PERSEVERANTES(Gn 5.35)
       3.1. Quando Deus falou com Noé ele tinha 500 anos(Gn.5.35). Quando o dilúvio veio ele tinha 600(Gn.7.11,12). Portanto, temos aí um período de quase 100 anos. É muito tempo para ver algo edificado. O interessante, é que em nenhum lugar se diz que Noé se cansou ou ficou desanimado.
        3.2. O tempo é teste para praticamente todas as coisas na nossa vida. Portanto, se você não for uma pessoa perseverante, não conseguirá conviver dentro da realidade da igreja. Porque igreja é algo que requer muita perseverança.  
       3.3. Noé estava construindo algo que ninguém nunca tinha feito antes, ele deve ter ouvido muitas críticas. Falar de um dilúvio quando não havia sequer chovido e pregar por quase cem anos e ninguém segui-lo, não deve ter sido fácil. Mas diante das críticas ele perseverou e foi até o fim!
·        Infelizmente muitos começam a edificar coisas para Deus, mas param no primeiro obstáculo que encontram.
·        Portanto não desista! Porque se Deus o colocou como parte da edificação você precisa ir até o final. No final da sua vida não vai contar o que você começou. No final da sua vida vai contar o que você concluiu! Não abra mão de edificar a Casa de Deus!

F.T. Tanto na arca quanto na igreja...
IV - PRECISAMOS SER FIÉIS AO PROJETO DE DEUS(Gn.6.15,16)
       4.1. A bíblia diz que quando Deus mandou Noé construir a arca ele deu as medidas e o modelo. Noé não pode fazer a arca conforme o seu gosto e preferência. Ele teve que seguir exatamente aquilo que Deus lhe mandou fazer. Noé não teve que criar nada. Noé foi fiel ao projeto de Deus.
        4.2. Temos que aceitar o fato de que Deus tem uma obra. E a sua obra  é baseada num projeto, num modelo que ele estabeleceu e nós estamos aqui para cooperar com ele em sua obra.  Nós não estamos aqui para fazer aquilo que achamos melhor, mais interessante ou atrativo para quem quer que seja.
·        Nós estamos aqui para edificar a casa de Deus, conforme o projeto que ele mesmo estabeleceu.
·        A arca foi feita por amadores e resistiu ao dilúvio. O Titanic foi projetado pelos melhores engenheiros e não resistiu à primeira viagem.
·        Isso nos mostra que manter-se fiel aos planos de Deus é a única garantia de vitória. Deus não está buscando pessoas especiais. Deus está buscando pessoas comuns. O cristianismo é muito simples. Jesus foi buscar os seus primeiros discípulos no mercado de peixe.
·        O desafio de Noé foi construir e viver na arca. O nosso desafio é edificar e viver na igreja do Senhor.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1) Quais sinais presentes em sua vida demonstram o seu contentamento em edificar a casa de Deus? Compartilhe!
2) Qual é a sua atitude quando você  encontra um obstáculo em sua caminhada? Compartilhe!
3) Você se considera fiel ao projeto de Deus para sua vida? Por quê? Compartilhe!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

IGREJA LUGAR DE PROTEÇÃO!

Texto: I Pedro 5.8
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que quanto mais comprometido com a igreja menor o índice de divórcio. Portanto, se a igreja pode proteger um casamento ela pode proteger outras áreas de nossa vida. E nós precisamos valorizar a vida na igreja. A Bíblia diz que o Diabo vive nos rodeando como leão buscando a quem possa tragar. Existem situações relacionadas ao ataque do leão que nós precisamos considerar:
F.T.: Em primeiro lugar...
I – LEÃO NÃO ATACA AONDE TEM FOGO(V.8)
     1.1.  O texto diz que o diabo como leão está sempre rodeando. Isso significa que ele busca oportunidades para atacar suas presas. É assim a ação do diabo. Por isso, a  primeira atitude de um caçador na floresta a noite é acender o fogo. Porque enquanto tiver fogo em volta o leão se mantém distante.
     1.2.  Fogo é fervor. Fogo é vida no espírito. O diabo não vai atacar onde se o fogo de Deus está queimando dentro de você. O nosso Deus é fogo e a natureza dos seus filhos precisa ser igualmente fogo:
·        Leões fogem de fogo! Todavia, muitas vezes caçadores inexperientes vão caçar e não calculam o tempo de combustão da madeira. E colocam pouca maneira na fogueira, à noite enquanto dormem o fogo se apaga e os leões invadem o acampamento.
·        Isso é um princípio espiritual para nós! A maneira de manter-nos protegidos do ataque do inimigo é mantendo o fogo aceso.
     1.3. Todavia existe algo que você precisa saber sobre o fogo. Quanto mais brasas juntas maior é a altura do fogo.
·        Brasas juntas têm o poder de aumentar o fogo! Quando você sentir que o fogo está diminuindo corre para a comunhão dos irmãos!
·        Portanto meu irmão, você está experimentando ataques constantes do diabo na sua vida? Acende o fogo de Deus!
F.T.: Em segundo lugar...
II – LEÃO NÃO ATACA MANADA(V.8)
      2.1. Como a maioria dos predadores a estratégia número um do leão para atacar sua presa, é isolá-la do grupo. O leão é considerado o rei da floresta, ele é forte e hábil. Ele pode atacar búfalos, zebras e até girafas. Mas seja qual for o animal a atacar, ele não pode confrontar o bando todo de frente.
      2.2. A estratégia do leão é primeiro produzir o estouro da boiada. Ele se aproxima e ruge para assustar o grupo. E enquanto os animais correm desesperadamente, ele fica observando qual a presa que ele irá atacar. Tem sempre uma presa nova ou fraca que fica para trás, isolada do grupo.
      2.3. Veja o que diz a palavra em eclesiastes: “Ai do que estiver só... pois caindo não haverá quem o levante”. Isso só acontece quando a pessoa está isolada. Porque se ela estiver envolvida na comunhão sempre terá um irmão por perto para estender a mão.
·        Esse é um princípio espiritual para todos nós! Um cristão é mais facilmente atacado pelo diabo quando ele se isola.
·        Toda vez que uma ovelha se afasta da comunhão do rebanho, ela fica mais vulnerável e desprotegida.
·        Principalmente se você é novo na fé ou está passando por um momento difícil o diabo quer te isolar para poder te atacar!
·        Sempre que você encontrar um irmão isolado, o exorte em amor. Diga para ele: Meu irmão no rebanho você está protegido!
F.T.:  Em terceiro lugar...
III – OS LEÕES ATACAM MAIS NA ESCURIDÃO(V.8)
       3.1. Os leões sempre atacam suas presas quando estão famintos, seja de dia ou de noite. Mas à noite eles levam uma vantagem muito grande sobre as suas presas. O leão tem um sistema em sua visão que lhe permite enxergar a noite melhor que uma pessoa usando um óculos militar de visão noturna.
       3.2. Portanto quanto menos luz e mais escuridão no ambiente, mais facilmente os leões se aproximam e abatem suas presas.
·        O diabo opera melhor onde há trevas. Quanto mais trevas, quanto mais ignorância na Palavra, mais o diabo leva vantagem sobre a vida das pessoas. Por outro lado, luz fala de revelação! Quanto mais revelação uma pessoa tem da verdade de Deus mais difícil se torna ela cair nas garras do diabo. Quando os nossos olhos estão iluminados pela verdade de Deus, o inimigo tem pouca chance contra nós.
       3.3. A Bíblia tem muito a nos dizer sobre andar na luz: Quem anda na luz não tropeça: João 11.9,10; Quem anda na luz não vive nas trevas: João 8.12; e Quanto mais luz mais vida de comunhão: I João 1.7.
·        O  ambiente que o diabo age com mais eficácia é o ambiente de trevas, mas onde há luz as trevas não permanecem.
·        Por isso temos que pedir a Deus revelação, se vamos ter vitória ou derrota na vida, tudo depende do nível de revelação que temos.
F.T.: Em quarto lugar...
IV  - LEÃO ATACA A PRESA QUE ESTÁ FERIDA(V.8)
        4.1. Quando o leão está escolhendo a sua presa ele vai por eliminação. Aquelas que têm mais disposição, que correm muito, que são muito fortes vão saindo da sua lista. Ele está de olho naquela que está mancando, que apresenta algum tipo de debilidade ou ferida.
        4.2. O leão sabe que uma presa ferida ela está vulnerável, porque a dor a impede de avançar com a manada. Em algum momento ela ficará para trás. Então ele esquece do restante da manada e foca na presa ferida.
·        O mesmo faz o diabo, em relação aos cristãos, sua prioridade número um são os cristãos que estão feridos!
·        Isso é algo muito forte para nós! Por isso quando temos algum tipo de problema temos que ser rápidos para resolver esses problemas. Porque quanto mais tempo passa, mais a ferida aumenta e muitos ficam com a vida espiritual totalmente estagnada por causa das feridas.
4.3. Mas algumas pessoas perguntam: Qual é o tempo certo para resolver algo que fere o nosso coração e nos faz ter sentimentos negativos? A Bíblia nos responde de maneira muito clara em Efésios 4.26.
·        Você tem que resolver o mais rápido possível. Mas se você quiser ser bíblico você precisa fazer antes do sol se por. Porque quanto o mais o tempo passa, mas a ferida aumenta. O tempo não cura mágoa. O que cura a mágoa é o perdão! E se a ferida não se curar rapidamente, você será uma presa fácil para o diabo! O leão sempre prefere atacar a presa que já está ferida!
·        E o lugar de cura e na vida da Igreja. Você pode fazer terapia, análise, aconselhamento. Mas a cura é liberada pelo Espírito Santo na vida da igreja. Você quer estar protegido? Então você precisa estar envolvido na vida da igreja! Ela é proteção pra você!

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)  Em que momento de sua vida o fogo de Deus te livrou de ataques do diabo? Compartilhe!
2)  O que você diria para uma pessoa que está vivendo isolada da vida da igreja? Compartilhe!
3)  Quanto tempo você leva para resolver os seus problemas de relacionamento? Compartilhe!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

15 RAZÕES PARA PARTICIPAR DE UM PEQUENO GRUPO (Célula)



“Para mim o Pequeno Grupo tem significado maior animo para trabalhar em prol da Igreja e mais unidade e espiritualidade em meu lar. Pela primeira vez estou participando de uma dupla missionária.Também não tinha coragem para recoltar e neste ano saí e tive sucesso. Não há maior alegria do que testemunhar milagres em resposta às orações, o envolvimento de crianças e jovens em seus Pequenos Grupos e o reavivamento experimentado pela igreja”.

Este depoimento de Leandro Diniz, líder do seu PG e dos quatorze Pequenos Grupos da igreja de Vila Rio Branco em Castro, não se restringe a uns poucos membros e uma única igreja. Isto está ocorrendo em centenas e milhares de lugares, mas precisa alcançar os que ainda não tiveram a mesma alegria.

O Senhor aguarda que nossos lares estejam abertos para alcançar os vizinhos com o convite da salvação, por isso, você encontrará abaixo, algumas razões que poderão também animá-lo neste grande movimento que o Espírito Santo está despertando nestes últimos dias de nossa história.

15 RAZÕES PARA PARTICIPAR DE PEQUENOS GRUPOS (Célula)

1- Porque fomos criados para viver em comunidade . “Não é bom que o homem esteja só” (Gen. 2:18).

2- Porque esse é um modelo bíblico. O Velho Testamento apresenta, já com Moisés, este padrão para o povo de Deus, estabelecendo grupos de 10 pessoas (Ex. 18:1-27).

3- Porque Cristo lançou as bases da Igreja com um Pequeno Grupo de 12. Jesus não só ministrou nas casas, como também ordenou que os discípulos e os “setenta”, fizessem o mesmo (Mat. 10:12-14 e Lc 10:5-7).

4- Porque a Igreja Primitiva se estabeleceu alicerçada nos Pequenos Grupos. “Todos os dias no templo e nas casas” (At. 2:46). A igreja do novo testamento era uma igreja sem templos.

5- Porque o Espírito de Profecia afirma que os Pequenos Grupos são um plano de Deus para nossos dias. “A formação de pequenos grupos, como base de esforço cristão, é um plano que tem sido apresentado diante de mim por Aquele que não pode errar” Evangelismo,115.

6- Porque é a melhor maneira de se alcançar rapidamente a maturidade espiritual. O Pequeno Grupo proporciona ambiente acolhedor para expor dúvidas, refletir, crescer com as experiências dos demais e partilhar as bênçãos de Deus.

7- Porque reduz sensivelmente o índice de apostasias. No P.G. há um senso de pertencer que nos envolve como família espiritual. O novo membro precisa urgentemente de novos amigos para se ajustar ao novo ambiente, caso contrário se sentirá na igreja como um peixe fora d’água .

8- Porque gera envolvimento pessoal. Os membros deixam de ser apenas expectadores. Quebram-se as barreiras e passamos a sentir empatia e interesse genuíno nas pessoas. Cada um pode dar sua contribuição e sentir-se valorizado naquilo que fala ou faz.

9- Porque promove comunhão. O Pequeno Grupo é um excelente lugar para o desenvolvimento do amor cristão, o qual se manifesta em razão da proximidade e conhecimento das dores e lutas dos participantes. Ao mesmo tempo em que os grupos são as pernas e os braços da igreja, são também seus olhos e ouvidos na comunidade.

10- Porque promove a evangelização. O membro naturalmente torna-se um missionário por palavras e exemplo. Cada lar passa a ser uma agência missionária. À medida que novos grupos vão surgindo, amplia-se a influência da Igreja nos bairros e ao natural, novas congregações podem surgir.

11- Porque neles as pessoas são pastoreadas tão logo surge a necessidade. Muitos problemas são resolvidos com um desabafo, pedido de oração, troca de experiências e a empatia do grupo.

12- Porque promove a formação de novos líderes. Muitos há que tem potencial para a liderança, mas que não foi desenvolvido, porque não tiveram a oportunidade que o Pequeno Grupo possibilita. Há ainda os que fazem um excelente trabalho num grupo menor, mas que não se sentem à vontade num ambiente mais amplo.

13-Porque os dons espirituais são mais facilmente identificados e desenvolvidos. No Pequeno Grupo há maior interdependência e a necessidade quase automática de servir. Ninguém aprende a nadar apenas lendo um livro, mas sim entrando na água.

14- Porque estimula a oração intercessória. Parece ser do agrado de Deus dar respostas à oração neste lugar, mais do que em qualquer outro. Isto pode ser constatado pelos testemunhos e confiança dos componentes na certeza de que Deus os ouvirá.

15- Porque desenvolve a confiança na validade da Bíblia como a Palavra de Deus para hoje. No Pequeno Grupo se cresce no conhecimento da vontade revelada por Deus, e se desenvolve a vontade de continuar a estudá-la. Há um senso de sociedade e plenitude que acompanha cada um para além da reunião, estimulando-o a voltar outra vez.

Vamos com ousadia e confiança avançar ainda mais do que já temos feito e reavivar o fervor e espírito missionário da Igreja Primitiva, para que a chuva serôdia nos alcance ainda em nossos dias assim como a Temporã proporcionou à Igreja Apostólica as conquistas que lhe deram inicio.O mesmo Senhor que nos chamou também quer nos capacitar. Pode você dizer sim ao Seu convite? Maranata!

Pr. Antonio Moreira

terça-feira, 14 de maio de 2013

MARIA: UM NOME E TRÊS LIÇÕES!

No Novo Testamento tem três mulheres muito importantes que têm o nome de Maria. É claro que não são as únicas, mas vamos tratar de algumas que são verdadeiros exemplos para nós e podem nos ensinar grandes lições. Maria significa ‘soberana’, ‘senhora’, ‘maioral’ e ‘mulher que ocupa o primeiro lugar’. Vejamos, pois, que lições nos deixaram essas mulheres de Deus.
F.T.: Em primeiro lugar...
I – MARIA MÃE DE JESUS QUE NOS ENSINA A LIÇÃO DA OBEDIÊNCIA: Lucas 1.26-38
1.1. Sempre que se fala em Maria, logo se lembra da mãe de Jesus, e com razão, porque de todas as mulheres essa foi a mulher mais bem-aventurada da humanidade por se tornar a mãe do nosso Salvador Jesus Cristo. Mas a mais linda lição que aprendemos com ela, foi sua atitude de submissão e total obediência ao chamado de Deus. (Lc 1.26-38)
1.2. Uma mulher que foi surpreendida pela visita de um anjo. Recebeu uma missão dificílima, pois estava noiva de José e deveria contar para ele sobre a gravidez sobrenatural. Mas, veja o que ela disse ao anjo: “aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.”
·      Quantas vezes Deus requer algo de nós e a nossa resposta é uma desculpa, uma objeção e uma justificativa para não fazer o que ele quer que façamos.
1.3. E por causa da obediência de Maria e do coração que ela tinha para Deus, o Senhor confiou o Seu próprio filho para ser cuidado por ela. Quantas mulheres no mundo gostariam de ter essa honra, mas foi em Maria que Deus encontrou o coração submisso.
·      Que você sempre possa dar a Deus a resposta certa. Seja você mulher ou homem, tenha sempre um coração submisso á vontade do Senhor. Porque quando Deus nos pede algo, ele também nos dá algo!

F.T.: Em segundo lugar...
II – MARIA MÃE DE LÁZARO QUE NOS ENSINA A LIÇÃO DA GRATIDÃO:João 12.1-3
2.1. A segunda mulher que tem o mesmo nome nos ensina uma lição diferente, esta é Maria, irmã de Lázaro.
2.2. Em João 11, nós lemos que Lázaro estava muito doente e Maria mandou avisar a Jesus. Só que quando Jesus chegou, Lázaro já havia morrido e sido sepultado há quatro dias. Jesus chegou e encontrou a família triste, então foi até a sepultura, mandou que tirassem a pedra e ressuscitou a Lázaro.
        2.3. O que nós lemos no capítulo seguinte foi a atitude de Maria diante do milagre realizado por Jesus. (João 12.1-3)
 2.4. Esta mulher foi reconhecida por Jesus por sua gratidão a Ele. Maria pegou o melhor unguento que tinha para derramar aos pés de Jesus.
·      Diariamente todos nós somos alvos da graça, do amor e do favor de Deus em nossa vida.
·      Todavia, quantos têm tido o coração para agradecer? Quantas pessoas a cada bênção que recebe, a cada milagre que testemunha a cada provisão que recebe se volta para Jesus com o coração agradecido?
 2.5. Mas o interessante nessa história é que Jesus recebeu a oferta de gratidão de Maria e disse que: “Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua” (Marcos 14.9)
·      Isso nos mostra também que Jesus não se esquece de quando somos gratos a Ele.
·      E você, tem sido grato ao Senhor pelas bênçãos que tem recebido? Demonstre sua gratidão a Jesus oferecendo o melhor para Ele!

F.T.: Em terceiro lugar...
III – MARIA MADALENA QUE NOS ENSINA A LIÇÃO DO SERVIÇO: Lucas 8.1-3
       3.1. A terceira Maria que nos deixou uma lição preciosa foi Maria Madalena. Essa Maria foi liberta por Jesus de espíritos malignos e depois de salva fez parte de um grupo de mulheres que prestavam apoio ao ministério de Jesus. (Lucas 8.1-3)
       3.2. O texto nos fala que Jesus e os seus discípulos se locomoviam de cidade em cidade e de aldeia em aldeia pregando, e essas mulheres estavam atentas às necessidades da obra para suprir a Jesus.
·      Somente pessoas que reconhecem o valor do que Jesus fez por elas, têm essa disposição de servir ao Senhor!
        3.3. Outra coisa que muita gente não entende é a última parte do verso três quando diz que não apenas Maria Madalena, mas todas as demais mulheres que com ela estavam, serviam ao Senhor com os seus bens.
·           Quando a gente fala de servir a Deus com os bens, as críticas vêm de todos os lados!
       3.4. E quando Jesus morreu, nós vamos encontrar novamente Maria Madalena junto à cruz com Maria mãe de Jesus (João 19.25).
        3.5. E mais uma vez após a morte do Senhor Jesus, foi Maria Madalena e suas amigas preparar seu o corpo de Jesus (Marcos 16.1), quiseram ficar ali (Mateus 27.61), mas foram impedidas e no domingo pela manhã foi ela a primeira, a saber, da ressurreição de Jesus (Marcos 16.9).
·      Ou seja, do momento em que foi liberta pelo Senhor, até o final de sua vida, Maria Madalena nunca deixou de servir ao Senhor.
·      Essa é uma importante lição. Devemos dedicar a nossa vida inteira a servir àquele que deu a Sua vida por nós!
Ø  Quem é que tem o coração de Maria Madalena?
v Quem um dia esta preso a um vício e foi liberto, hoje tem disposição de servir a Deus!;
v Quem um estava com a família arruinada e teve o casamento restaurado por Deus, pode ter o coração de Maria Madalena;
v Quem vivia presa num poço de depressão e conheceu a alegrai da salvação pode ter o coração de Maria Madalena!;
v Quem um dia viu um filho ser resgatado do mundo tem disposição para servir a Deus!;
v Quem um dia esteve num leito de enfermidade sob um diagnóstico medido e foi curado, pode ter esse coração para servir a Deus!;
v Quem um dia clamou a Deus por uma porta de emprego e teve a oração respondida pode ter o coração de Maria Madalena!
            O exemplo dessas mulheres serve para todos nós. Precisamos aprender a ser obedientes e disponíveis como Maria Mãe de Jesus, gratos como  Maria irmã de Lázaro e disposto a servir e sustentar a obra de Deus como Maria Madalena.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1) Compartilhe algo que Deus pediu a você e que em princípio lhe parecia muito difícil de fazer! Qual foi a sua atitude?
2) Se você não tivesse conhecido a Jesus, onde você estaria agora? Como estaria sua vida nesse momento?  O que seria de sua vida hoje?
3) Segundo a palavra ministrada o que você pode aprender com essas mulheres? Compartilhe.

terça-feira, 7 de maio de 2013

UM AMIGO DE VERDADE

Texto: Marcos 2:1-12
Você tem algum amigo de verdade?
Você se considera amigo de verdade de alguém?
Até onde você está disposto a ir para salvar uma pessoa?
Marcos 2.1-2 – Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2  Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a Palavra.
Tente visualizar a cena. Para você ler a Bíblia de uma maneira eficiente, você precisa usar sua imaginação também. Jesus está em Cafarnaum. Ele fez muitos milagres em sua viagem. Ele voltou para Cafarnaum, que era a cidade onde ele morava e estava em casa. Nesse momento, Jesus estava ensinando a Palavra para algumas pessoas. Era uma multidão enorme.
Tente imaginar a cena: a rua estreita, entupida de gente, todos querendo ver e tocar em Jesus. Alguns queriam ver os milagres acontecendo. Havia mais curiosos que qualquer outra coisa aqui.

1.            UMA ATITUDE DIFERENTE
Marcos 2.3 – Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
No meio desse mundaréu de gente, havia quatro homens levando um paralítico (naquela época não existia cadeira de rodas). A única maneira de levar um paralítico era através de uma cama, uma maca.
No meio dos moveres de Deus vemos sempre 3 tipos de pessoas:
- a multidão dos curiosos
- os religiosos
- aqueles que têm um coração para crer. ESSES SÃO OS QUE EXPERIMENTAM OS MILAGRES DE DEUS!
O MAIS INTERESSANTE É QUE DEUS CONSEGUE VER O CORAÇÃO DE CADA PESSOA.
Marcos 2.5 – Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.
De quem foi a fé que Jesus viu? Está no plural (Vendo-lhes a fé). Pode ser dos 4 ou dos 5. Eu acredito que foi dos 5 homens. Jesus viu a fé deles. Jesus viu a fé dos amigos do paralítico.
Feliz é o homem que tem amigos como esses! Esses são verdadeiros amigos. Feliz o homem que tem amigos que vão até o fim, que levam alguém até Jesus, independente de terem que pagar um alto preço. Amigos que não desistem.

2.            AMIGOS DE VERDADE SÃO AQUELES QUE NOS LEVAM PARA DEUS
Como dissemos Deus sonda e conhece o nosso coração. Enquanto alguns tinham um coração cheio de fé outros estavam com o coração cheio de críticas e incredulidade.
Marcos 2.6 – Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: 7  Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?
Nós podemos desonrar alguém de muitas maneiras: com palavras, com atitudes, mas também com pensamentos no nosso coração.
Aqueles religiosos deviam ter perguntado para Jesus: você é de fato Deus? Porque essa é uma verdade: somente Deus pode perdoar pecados. JESUS É DEUS.

3.            AMIGOS DE VERDADE VÃO ATÉ O FIM
Eu fico imaginando o esforço que aqueles homens fizeram em favor do seu amigo. Imagine a quantidade de gente, o atropelo a dificuldade.
Aqueles homens eram verdadeiros amigos porque:

- eles foram até o fim com o paralítico
            Quantas vezes desistimos das pessoas porque elas colocam dificuldades e impedimentos?
            Quantas vezes nós mesmos colocamos dificuldades e impedimentos?
            Aqueles homens amaram com o amor de Deus – decisão e atitude!

- eles decidiram amá-lo e creram em Deus
Hebreus 11.6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é o recompensador daqueles que o buscam diligentemente.
Até onde devemos ir com alguém? Qual o limite que devemos insistir com alguém?
Eu sinceramente não sei qual é o limite, mas uma coisa é certa: o limite depende do quanto você ama essa pessoa.
Se o amor que você tem por essa pessoa foi gerado por você mesmo, ele certamente acabará.
Se o amor que há no seu coração foi gerado por Deus, você não desistirá. Sabe por quê? O amor de Deus nunca acaba ele não tem fim, ele é incondicional.
4.            AMIGOS DE VERDADE SÃO AQUELES QUE DÃO A VIDA
João 15.13-17 – Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
Veja que o amor tem diferentes formas de expressão: podemos amar alguém dando-lhe um beijo, um abraço ou compartilhando um bem. Podemos amar alguém admirando, honrando e seguindo. Contudo, a maior expressão de amor é dar a vida em favor dessa pessoa.
O QUE É DAR A VIDA EM FAVOR?
- É morrer para si para que o outro seja abençoado.
- É chorar para que o outro possa sorrir.
- É abrir mão do seu tempo, do seu lazer, da sua vida pessoal para ir atrás daquele que está perdido.
- É escolher não viver sozinho, mas viver a vida de comunhão e da família.
- É TOMAR A CRUZ: Sacrificar o seu ego (vida natural, vida pessoal) para fazer a vontade de Deus.

DEFINITIVAMENTE AMOR É MUITO MAIS QUE UM SENTIMENTO UM UMA EMOÇÃO.
O amor de Deus é uma decisão absoluta, uma escolha consciente, uma atitude. “Eu decido morrer para mim mesmo e viver para o propósito eterno de Deus – fazer Sua vontade e edificar a Sua Igreja.

- AMAR É DAR A SUA VIDA EM FAVOR DE SEUS AMIGOS. Quem são esses amigos?
São aqueles que estão perto de nós. Num primeiro momento se referem aos perdidos. Contudo, o texto também se refere ao próprio Deus, pois Jesus chama os discípulos de amigos.
v. 13 – Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

- AMAR É OBEDECER A PALAVRA E A VONTADE DE DEUS.
v. 14 – Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

- AMAR É TAMBÉM CONHECER E COMPARTILHAR UM MESMO CORAÇÃO
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
Quando conhecemos e compartilhamos nossa vida e nosso coração uns com os outros, inevitavelmente nos tornamos parceiros e amigos.

Nós nunca conseguiremos fazer sozinho aquilo que Deus nos chamou para fazermos juntos. Há um grande poder na comunhão e na unidade. Sl 133.3 – Ali Deus ordena a Sua bênção e a vida eterna!

Aqueles homens somente conseguiram levar aquele paralítico porque trabalharam juntos, como equipe, como verdadeiros amigos. É o 3G funcionando!

AMAR É SER ENVIADO E CUMPRIR O PROPÓSITO
16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17  Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Deus nos escolheu e nos designou para IRMOS, DARMOS FRUTO e EDIFICARMOS A CASA DE DEUS. Responda a esse chamado e você será conhecido como amigo de Deus.
Honre a Deus e você também terá em Deus um amigo e um grande abençoador de sua vida: tudo quanto você pedir a Ele lhe será concedido.

5.            SEU AMIGO ESTÁ AO SEU LADO
Onde estão os seus verdadeiros amigos? Bem perto de você. Seu líder, seu discipulador, seus irmãos de célula são aqueles que têm escolhido viver ao seu lado para te conduzir para Deus.
Orem juntos, abençoem uns aos outros e clamem pelos milhares de paralíticos que estão nessa cidade. Nós iremos até eles, os carregaremos e os traremos para a célula, a Casa onde Jesus perdoa os pecados e realiza os maravilhosos milagres!

Compartilhando a Palavra
1-Você tem algum amigo de verdade?
2- Você se considera amigo de verdade de alguém?
3- Até onde você está disposto a ir para salvar uma pessoa?