terça-feira, 24 de setembro de 2013

DESOBSTRUINDO O CAMINHO DA ORAÇÃO.

Texto: MT 7:7-11
O Missionário Metodista Stanley Jones escreveu: Quando você aprender a orar, terá aprendido a viver”. O caminho da oração é o caminho que nos leva à sabedoria de Deus, à paz que excede a todo entendimento. Neste caminho santo e puro encontram-se os tesouros espirituais que podem nos levar ao nobre exercício dos dons – à fonte inesgotável da graça e do poder e da água da vida que flui incessantemente do trono da graça de Deus.

O Apóstolo João, no livro do Apocalipse, compara as orações como “taças de ouro cheias de incenso”. Jesus disse: “A minha casa será chamada casa de oração”
Devemos, em nossas vidas, como cristãos, e como Igreja, valorizar e trilhar sempre o caminho da oração – porque este é o caminho da vida espiritual que nos dá mais intimidade com Deus, nos faz fortes nas provações, fiéis na prosperidade e capazes de cumprir nossos anos sob a direção e a vontade de Deus. 

A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens, o poder da oração de um justo. "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tg 5:16b

Guerra espiritual
Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual. Podemos mencionar o confronto de Elias com os profetas de Baal, e como a oração de Elias fez toda a diferença. 1Re 18

Atrair a presença de Deus
Em II Crônicas vemos um exemplo de resposta de oração. Salomão havia, no capítulo 6, versos 14,15,21,40-42, pedido ao Senhor que viesse ao templo que ele construíra, trazendo sua glória. A resposta a essa oração está no capítulo 7. O verso um diz: "Quando Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu a casa". 2Cro 7

O resultado disso foi que todos adoraram a Deus, como vemos no verso três. A manifestação da glória de Deus gera adoração e louvor. Salomão sabia que não havia espaço físico que pudesse conter a glória de Deus. Hoje essa glória também pode se manifestar em nossas vidas, através da oração.
“A glória do Senhor se manifesta onde há oração.”

As situações podem ser revertidas por meio da oração. Tiago nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nossa oração move o coração de Deus. O Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces (2Cro 7:14).

Um grande homem de oração na Bíblia foi Daniel. Ele orava três vezes ao dia, e por causa de sua oração chegou a ser liberto na cova dos leões.
É certamente entendido por todos que a oração é uma parte essencial da vida do cristão. Se esquecemos de orar, é porque nossas vidas estão muito ocupadas com coisas materiais e precisamos desesperadamente fazer alguma reorganização de nossas prioridades!

Jesus orava freqüentemente em público e em particular
Numa dessas ocasiões, quando Jesus estava orando, seus discípulos lhe pediram que os ensinasse a orar, assim como João tinha ensinado seus discípulos (Lucas 11:1). Nós também precisamos aprender a orar pública e particularmente.
Em Mateus 7:7 Jesus nos ensina sobre oração dizendo: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á".
Paulo escrevendo aos filipenses disse: “Não andeis ansiosos de coisa alguma. Em tudo, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças. Fl 4:6
Aos Romanos ele disse:perseverai na oração. Rm 12:12
Aos Efésios escreveu: Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos. Ef  6:18
Querendo suprir todas as necessidades do povo, Deus falou pelo profeta Jeremias dizendo: "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." Jr 33:3

Devemos ser como criança!
Uma criança quando quer algo insiste, continua pedindo. Devemos ser como uma criança nesse aspecto. Será que temos insistido em oração diante de Deus? Você tem incomodado o Senhor pedindo para ser uma bênção? Quando um filho não tem barreiras com o pai ele pede, sabendo que, na medida do possível, o pai vai lhe atender. Deus quer que você seja uma bênção, e a forma de conseguir isso é pedindo, orando. Quando a igreja ora, as portas do inferno não prevalecem.Em Atos 12 encontramos um exemplo da força da oração da igreja. No versículo 5 lemos que a igreja orava por Pedro que estava preso por Herodes. Qual resultado disso? Deus enviou um anjo que libertou a Pedro de forma milagrosa (v.7).
Deus prometeu que ouviria nossa oração!
Nós somos o templo do Senhor, Ele vai ouvir a nossa oração. Ele enviará seu anjo para nos guardar e ajudar. Use essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.

Todas as vezes que alguém ora de acordo com a vontade de Deus, inevitavelmente o Senhor responde.
A Bíblia nos fala que Deus considera tanto a oração que designou um anjo para colher as orações dos justos e apresentá-las diante de Deus (Ap 5:8).

Veja quanta dificuldade nós temos para orar, e certamente você descobrirá o quanto nosso inimigo quer impedir nossa oração. O povo de Deus precisa orar porque a “oração do justo é poderosa e eficaz” (Tg 5:16).
Você há de estar lembrado de que Paulo nos encoraja a “orar sem cessar” (1 Ts 5:17). O Senhor também nos convida a “vigiar e orar” (Mc 13.33, 37).
Todos os cristãos são exortados à oração, pois é dito: "Reconhece-o em todos os teus caminhos,  e ele endireitará as tuas veredas" (Pv 3:6). "Confia ao Senhor as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos" (Pv 16:3). "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" (SI 37:5).
Jesus estabeleceu o período de 1 Hora como um prazo mínimo para a oração diária Mt 26:36-41

O Pássaro e a Oração
Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair? Como é que ele consegue isso? Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço. O segredo está nos tendões das pernas do passarinho. Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. É uma maravilha, não é? Que idéia incrível o Criador teve para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós. Quando nosso "galho" (segurança) na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração. Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar, perdeu os sonhos e a esperança, não caminhe sozinho. Jesus quer fortalecê-lo e caminhar com você por toda sua vida! É Ele quem renova suas forças e sua fé; e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você Seu filho amado, basta você CRER! (Mt 6:25-34, Rm 8:31-32).

I Pedro 5.7 diz: “Lancem sobre ele (Jesus) toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. Isaias 55.6 diz: “Busque ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”

Dobre os seus joelhos, em oração, para que seus pés sejam firmados na Rocha que é Cristo!
Agora diante da exposição aqui feita, podemos imaginar o quanto nosso inimigo vai lutar para impedir que suas orações cheguem ao trono do Pai. Ele vai tentar colocar barreiras que podemos chamar de “inimigos da oração”, para que sua oração não seja ouvida pelo Senhor. Precisamos remover estes inimigos para o êxito na nossa oração.
Antes de começar nossa campanha vamos identificar os bloqueios e removê-los!
O diabo e os demônios não querem que você ore! Eles sempre se oporão a você!

Tirando as barreiras do caminho
1. Relacionamentos errados na família
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai -a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. I Pe 3:7
O texto fala que a oração do justo pode ser interrompida se temos um relacionamento conjugal com problemas. É por isso que vemos tantos solteiros rompendo, pois estes não tem o problema de ordem conjugal para resolver. Relacionamento conjugal quebrado ou errado bloqueia a oração. Para estes o céu é uma parede de bronze ou ferro, nada passa e alcança o coração de Deus. Alguns casais nos procuram para compartilhar que depois que casaram as coisas ficaram mais difíceis. Isso se dá por causa da falta de entendimento entre os cônjuges.
2. Falta de perdão
“E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” Mc 11:25
“Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Mt 5:23-24
3. Motivação errada
“...Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Tg 4:3
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.     1 Co 10:31
O caminho seguro para a oração é a Palavra de Deus. Ore a Palavra e seja bem sucedido em suas petições.

4. Pecado oculto e não confessado a Deus
“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele...” 2Cr 16:9

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Is 59:1,2

“Portanto confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados.” Tg 5:16

5. Atitude deliberada de desobedecer a Palavra de Deus.
“O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Pv. 28:9

“Se voluntariamente continuamos no pecado após termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício. Hb 10:26

6. Ídolos no coração
”Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?” Ez 14:3

Tudo que vem antes do Senhor é ídolo. Dinheiro, esporte, bens podem ser ídolos no coração. Devemos nos libertar de todas as coisas que estão à frente do Senhor em nossas vidas.

7. Dúvida e incredulidade
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa...” Tg 1:5-7

8. Religiosidade. (Oração mecânica e sem intensidade)
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” Mt. 6:7-8

Que o entusiasmo seja um combustível para orarmos cada vez mais.

9. Falta de generosidade
“6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.”
Rm 12:6-8

“O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.” Pv 21:13

Em Pv 11:25, vemos que a alma generosa prosperará. A causa da escassez na vida de muitos é a falta de generosidade. Se queremos prosperar nessa campanha, devemos ser investidores do Reino.

10. Oração para homens e não para Deus.
“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mt. 6:5-6

Compartilhando a Palavra
1. Como anda a sua vida de oração para com o Senhor? Compartilhe?
2. Qual destas barreiras que ministramos hoje pode te impedir, que suas orações sejam ouvidas pelo Senhor?

3. O que você esta disposto a fazer nestes dias de campanha para melhorar a sua vida de oração?

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Condições para o cumprimento do Chamado

Texto base: I Reis 19:19-21
“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.” 1 Reis 19:19-21

Eliseu era um profeta de Deus que recebeu a unção de Elias, ele tinha um chamado, mas para que esse chamado se concretizasse em sua vida, era necessário que algumas condições fossem cumpridas. Assim também em nossas vidas, existem condições estabelecidas por Deus para o cumprimento do nosso chamado.
A vontade de Deus tem sido estabelecida em sua vida? Você tem respondido ao Senhor sobre aquilo que tem sido chamado?
Existem algumas condições para que se cumpra o chamado de Deus em sua vida.
1) Ser achado.
“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu…”
Logo no começo do versículo vemos que a condição para acontecesse o chamado de Deus na vida de Eliseu foi ser achado por Elias.
A primeira condição para que se estabeleça o chamado de Deus nas nossas vidas é ser achado por Jesus.
Não há chamado sem conversão.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:28-30
Alguns acabam não trabalhando para Deus por se julgarem incapazes, mas em Romanos 8:28-30 vemos que Deus justifica aqueles que são chamados. Ser justificado é ser totalmente lavado, limpo.
Não importa quantos talentos Deus nos deu, o que importa é que não devemos enterrá-los, mas multiplicá-los.

2) Estar no lugar certo fazendo e concluindo o que é certo.
“…que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima…”
A segunda condição para acontecer o chamado de Deus em nossa vida é estar no lugar certo, mas não é o suficiente. É necessário que estejamos fazendo e concluindo o que é a vontade de Deus. 
Eliseu não deixou seu trabalho sem concluir, mas já estava com a última junta de boi.
Não se pode seguir em frente para o chamado, sem a conclusão do nosso trabalho. Às vezes paramos na metade do trabalho e já queremos fazer outra coisa ou até mesmo queremos pular as etapas, e isso atrapalha o nosso chamado.
Por isso, para que o chamado aconteça, conclua aquilo que Deus colocou em sua mão.

3) Honrar e prestar conta para sua cobertura.
“Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?”
“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.” Números 13:25-27
Em números 13:25-27 vemos que os espias trouxeram um relatório sobre a terra para Moisés, o relatório foi uma prestação de contas ao líder os espias demonstraram lealdade com o seu líder, assim quando não prestamos contas às nossas autoridades estamos sendo desleais para com elas. Existem inúmeras justificativas para a não prestação de contas, uma delas é a independência, querer fazer as coisas do seu jeito, sem buscar uma direção de Deus. Mas não entende porque as coisas não dão certo em sua vida, só muda de nível quem honra as suas autoridades. A prestação de contas e obediência são as melhores formas de honrar a liderança. Em obediência podemos caminhar aliançados, mas sem honra não existe aliança, passamos a caminhar sozinhos e assim não podemos cumprir o Chamado de Deus para as nossas vidas.

4) Para que aconteça o chamado de Deus é necessário servir.
“Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.” 1 Reis 19:21
A unção só estará na vida daqueles que servem. Eliseu mostrou isso primeiramente servindo seu pai, e depois ao povo.
Algumas pessoas não conseguem servir, porque tem a mentalidade de que a igreja é uma empresa, uma organização onde há competição, mas no corpo de Cristo não temos que almejar cargos, temos que querer servir.

Como eu sei se tenho um chamado?
O Senhor te escolheu e te colocou perto de pessoas que podem te ajudar nessa caminhada, pois antes que você fosse formado no ventre de sua mãe você já havia sido escolhido, mas existem algumas dicas para que você saiba identificar e cumprir o chamado de Deus em sua vida.

1) Ouça a voz do Espírito.
2) Busque revelação das Escrituras.
3) Permita Deus falar com você através de pregações.
4) Não despreze a confirmação de Deus pelo seu pastor ou líder

Saiba que a sua vida tem um propósito e quando cumprimos a vontade de Deus nos sentimos totalmente realizados e felizes. Portanto tome hoje a decisão de se enquadrar nas condições para o cumprimento do chamado de Deus para que a sua vida seja transformada e agrade ao coração de Deus.

Compartilhando a Palavra
1. Você tem respondido ao Senhor sobre aquilo que tem sido chamado?

2. A vontade de Deus tem sido estabelecida em sua vida?

terça-feira, 10 de setembro de 2013

7 Sinais que um cristão esta esfriando o seu amor

Textos base: Mateus 24:12e João 21: 1-14 
Introdução
A bíblia nos fala que o amor de muitos cristãos (quase todos) se esfriará. Isso deve ser um motivo de alerta para nós. Devemos estar atentos e vigilantes para que nosso amor por Jesus não se esfrie.

Os discípulos de Jesus viram e participaram de muitas coisas. Milagres, curas, multiplicações, feitos sobrenaturais. Mesmo assim, após a morte do mestre, eles acabaram desanimando e tendo o amor esfriado.
O que sustenta nossa vida espiritual não são os milagres, não é aquilo que vemos. Mas somos sustentados pela palavra de Deus vindo confrontar nossas vidas, transformando-nos para cumprir o propósito eterno de Deus e mantendo o fogo do amor pelo Senhor dentro de nós.
Sete sinais que podem nos ajudar a identificar se estamos tendo nosso amor esfriado:

1º) Voltar às práticas antigas - “Vou pescar” (João 21:3)
O primeiro sinal que alguém está tendo seu amor esfriado se apresentou na vida de Pedro quando ele disse: “vou pescar”. Pedro antes de conhecer Jesus, era profissional da pesca e vivia dessa atividade. Quando o Senhor o chamou, ele deixou a pesca para seguir Jesus.
Percebemos que estamos caindo no mesmo erro de Pedro nesse caso quando:
1.1 - Temos uma tendência a querer voltar a fazer as mesmas coisas que fazíamos antes de conhecer o Senhor Jesus;
1.2 - Deixamos de crer nas promessas de Jesus para as nossas vidas;
Jesus tinha dito que faria de Pedro pescador de homens, que sobre ele seria edificada a igreja de Cristo e ele se esqueceu disso no momento que voltou a pescar.
Nós também muitas vezes temos promessas de Deus e por julgarmos que está demorando para acontecer, nos esquecemos delas e vamos voltando aos velhos hábitos. Não podemos deixar de crer naquilo que o Senhor tem para nós. Deus não mente. Aquilo que Ele falou vai fazer, irá se cumprir ao tempo dEle.
1.3 - Esquecemos nossa missão e chamado.
Se nos esquecermos do motivo pelo qual o Senhor nos chamou. Se não nos lembrarmos do propósito de Deus para nossas vidas, certamente nosso amor se esfriará.

2º) Esquecer da responsabilidade de um discípulo.
Pedro e os discípulos tiveram seu amor esfriado por terem esquecido-se da responsabilidade que tinham enquanto discípulos de Jesus. Era necessário propagar a mensagem do evangelho, dedicar sua vida na obra e eles se esqueceram disso por um momento.
Nós também muitas vezes nos esquecemos da nossa responsabilidade de Cristãos, filhos do Altíssimo que tem de anunciar a volta de Jesus. Quando nos esquecemos de nossas responsabilidades de discípulos de Cristo, estamos permitindo que nosso amor se esfrie.
3º) Não pegar nada.
Assim como os discípulos foram para o mar e não pegaram nenhum peixe, assim também nós se nos distanciarmos do Senhor, não vamos pegar nada. Ou seja, em nada seremos abençoados se não estivermos com Deus.
O amor frio é inimigo do Cristão. Quando tentamos fazer algo sem a ajuda de Deus, somos frustrados pelo fracasso.

4º) Não reconhecemos mais a Jesus
Quando o Senhor chegou à praia, os discípulos não reconheceram o Senhor. Isso aconteceu com os discípulos e pode ocorrer conosco pelos seguintes motivos:
4.1 - Porque era noite e estava escuro;
Se houver escuridão (pecado, mentira) em nossas vidas, não reconheceremos a voz do Senhor. Precisamos tirar todas as trevas do nosso caminho para reconhecer a Cristo. Ouviremos a voz do Senhor quando estivermos às claras, livres das trevas espirituais.
4.2 - Por causa da neblina;
A neblina sobre o mar atrapalhou a visão dos discípulos que não reconheceram a Jesus também pela dificuldade em vê-lo.
Muitos de nós não tomamos uma posição, e com isso permitimos que a neblina da indecisão nos impeça de reconhecer o Senhor. Não podemos ser crentes mais ou menos, pessoas que não tem nitidez naquilo que crêem ou servem.
4.3 - Estavam distante da praia.
Os discípulos estavam distante da praia e por isso também ficou difícil identificar Jesus pela distância.
Nós também se ficarmos longe de Deus, da igreja, da comunhão com os irmãos, viramos presa fácil para o diabo e acabamos por nos afastar cada vez mais e vendo cada vez menos o Senhor.
Estar perto da praia, significa estar próximo do socorro dos irmãos e mais distante dos perigos do mundo. Podendo reconhecer a voz de Jesus a qualquer tempo.

5º) Ficamos sem alimento.
Os discípulos não tinham alimento quando Jesus chegou.
Nós também se esfriarmos nosso amor por Cristo, ficamos sem o alimento. Sem a provisão de Deus em nossas vidas.
Passamos então a nos alimentar de lixos como alguns programas de televisão, músicas e coisas mundanas que nos afastam mais ainda de Deus.
Um sinal de que já estamos sem alimento, pode ser quando a palavra nunca se aplica para nossas vidas. Sempre achamos que deve servir para nossos irmãos, cônjuges, filhos, amigos. Nessa prática deixamos de nos alimentar, ficamos como crentes desnutridos, pois nunca tomamos posse da palavra que pode transformar nossas vidas.

6º) Ficamos despidos.
Quando nosso amor se esfria, ficamos despidos das vestes de santidade. Perdemos o temor à Deus e passamos a dar mal testemunho perante o mundo.

7º) Falamos que amamos a Deus, mas não demonstramos esse amor.
Quando estamos com o amor frio, não conseguimos expressar em atitudes o amor pelo Senhor. Deixamos nos envolver pelas palavras de desânimo e derrota que o diabo lança sobre nossas vidas e não agimos.
Os discípulos de Jesus tinham permitido que o amor pelo Senhor se esfriasse e estavam distantes do Senhor. Mas quando Pedro finalmente reconheceu que era Jesus naquele lugar, se vestiu, pulou na água e se apressou em ir ao encontro do Mestre.

Compartilhando a Palavra
1.Como anda o seu amor pelo Senhor ? Compartilhe.
2.Por algum momento da sua vida você já chegou a achar que o Senhor não te ama mais?

3.Destes sinais que compartilhamos existe algum que tem te perseguido?

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Crentes a beira do caminho.

Texto: Lc 8:5-15
Introdução
Se nós virmos todos os domingos ao culto de celebração, se fazermos isso assiduamente durante um ano, então, teremos ouvido a pregação da Palavra de Deus 52 vezes. Mas se participamos também regularmente da célula no meio da semana, esse número sobe para 104 reuniões. Se frequentarmos também a reunião de oração e discipulado nas quintas feiras, somaremos mais 52 reuniões, totalizando 156 reuniões com os irmãos, 156 ministrações ou sermões ouvida. Se, além disso, você for parecido com o Pr. Alex, que todos os dias amam ouvir o Pr. Aluízio, Pr. Silvio Galli, Pr. Rogério Braga, esse número sobe para 500 ou mais palavras ouvidas no ano.

Agora eu te pergunto: Por que mesmo ouvindo e recebendo tanto alimento da parte de Deus, ainda continuamos com a sensação de que Deus poderia fazer mais por nós?
Não quero ser ingrato, pois reconheço que Deus tem feito muito nas nossas vidas! Mas vez ou outra tenho a impressão que Deus poderia fazer mais. Deixe-me dizer algo: Deus não tem culpa se as coisas não estão do jeito que deveriam estar!
 Deus tem se derramado sobre nós nestes dias. Sua manifestação acontece por meio da sua Palavra, e a sua palavra tem sido lançada sobre os nossos corações como sementes lançadas na terra.
 A palavra de Deus, a Palavra que constantemente temos ouvido, é de fato uma boa semente. Na explicação da parábola do semeador, Jesus diz: "Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus." Lucas 8:11
 Agora toda semente precisa ser lançada na terra. Nessa mesma parábola Jesus da a entender que os tipos de solo, ou terra é o coração do homem. Em Gênesis vemos Deus formando o homem do pó da terra. "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra ...”. Gênesis 2:7a
 Paulo chega a dizer que somos "lavoura de Deus". "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." 1 Coríntios 3:9
 Podemos concluir que a Palavra de Deus é a semente, e nós homens somos o solo a terra.
 A Palavra de Deus esta destinada a encontrar o coração do homem.
 O que está faltando então neste processo para que algo além aconteça na minha vida? Se o problema não é a palavra, onde está o problema? O problema está no coração do homem! Um coração errado diante de Deus impede o homem de fecundo e frutificar.

 O texto base para essa ministração fala de 3 tipos de corações errados diante de Deus, que também são 3 tipos de pessoas que não frutificam erradas diante do Senhor.
 Crente à beira do caminho ou à margem do mover de Deus, é o crente que não frutificou.
 Este é o tipo de pessoa onde não se encontra Jesus no centro da vida dele. É o tipo de pessoa que vive à margem do mover de Deus. Podemos chamar esses irmãos de marginais da fé. Nunca estão diretamente envolvidos com a igreja. Você percebe que eles caminham próximos de Deus, mas ainda continuam distante do seu mover. Ouvem mas não conseguem reter o que recebem, pois estão afastados do cuidado do Senhor.
 Quem fica a beira do caminho, está com algum problema. É assim na rodovia. Quando vemos alguém à beira do caminho, no acostamento, é por que está com algum problema ou está pensando em voltar.
 Em Jo 14:6 Jesus diz que ele é O Caminho. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” Jo 14:6
 A vida cristã, a vida vitoriosa não é uma questão de fórmulas, não existe uma fórmula ou várias maneiras de se alcançar uma vida frutífera. Há irmãos que só acharam o caminho da salvação, mas não acharam o caminho do vencedor. Existem irmãos que em muitas áreas de suas vidas estão à beira do caminho e estão sujeitos a grandes perigos.
 “O mais importante na vida não são as circunstâncias onde estamos, o mais importante é se estamos no caminho certo."
Existem alguns sinais que evidenciam se uma pessoa esta a beira do caminho.
 1º - Quem está a beira do caminho, fica exposto as armadilhas e ciladas do diabo.
 “Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho e armaram ciladas contra mim.” Sl 140:5 
 Muitos cristãos estão experimentando armadilhas, sustos e circunstâncias desfavoráveis por que estão à beira do caminho. Esse é um lugar de perigo. O casamento de muitos está à beira do caminho, por isso sempre estão tendo surpresas desagradáveis. O dinheiro de muitos está à beira do caminho, por isso estão sofrendo tanto com as questões financeiras. Não investem de maneira centralizada no reino, são administradores de si mesmos. Por isso vivem caindo em armadilhas. Estar a beira do caminho te deixa vulnerável aos ataques do inimigo.

2º - Quem está à beira do caminho não tem raiz na sua fé. 
 “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” Mateus 13:19
 Qualquer vento é suficiente para lhe arrancar a fé. Não tem revelação, aí o diabo rouba a palavra. Não compreende a Palavra de Deus. A Palavra gera fé, confiança para vencer. Essa Palavra enraizada é que muda você, por isso o diabo vai tentar roubar esta semente. Se alguém não tem raiz, facilmente será levado de cá para lá e vice versa. Watchman Nee disse que devemos crescer para baixo, isso é fincar raízes que nos firmem no caminho.

3º - Quem está a beira do caminho só tem aparência, mas não tem realidade espiritual.
 “18 Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; V19 e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:18;19
 No livro de Atos lemos sobre Ananias e Safira, que viviam uma divergência entre como queriam ser vistos e como realmente eram (Atos 5:1-11). Satanás encheu seus corações como um plano enganoso de terem somente aparência. Eles venderam uma propriedade e trouxeram apenas uma parte do dinheiro para os apóstolos, enquanto aparentavam estar dando todo o seu lucro. Queriam ser reconhecidos como um casal generoso, mas não eram o que aparentavam ser. Essa diferença levou-os a mentir ao Espírito Santo e aos irmãos. Eles pagaram um preço terrível: a morte. O seu exemplo é uma séria advertência para todos nós.
 Hoje existem muitas pessoas mortas espiritualmente por estarem vivendo de aparência.

 4º - Quem está a beira do caminho só assiste, mas não participa.
 “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Tiago 2:17,18.
 Há pessoas que estão apenas assistindo os cultos, assistindo os outros fazerem. Nas células eles dizem: "Eu nãonquero compromisso com a igreja."
 Esses que não se comprometeu com o serviço, ficam com tempo de sobre para verem e mais tarde criticarem o que está sendo feito. Quem esta à beira do caminho geralmente é um critico exacerbado.
 Alguns estão no caminho do discipulado, e outros ficam de fora olhando e criticando... “Há, eu penso diferente, eu faria diferente”.
 E existe também aquele que à beira do caminho é simpatizante. Esse vive dizendo: "Estou torcendo por vocês". A igreja não precisa de torcedores admiradores. Você vai querer ganhar a recompensa da torcida mais animada?
 Falta-te revelação para você sair da beira do caminho e entrar nesse mover.

 5º - Quem está à beira do caminho, esta em um lugar de cegueira.
 “Saindo eles de Jericó, uma grande multidão o acompanhava. V30 E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!” Mateus 20:29
 Quem está a beira do caminho cego, não enxerga o mover de Deus, não enxerga o propósito de Deus para sua vida. Não enxerga que foi chamado para o projeto mais fascinante na terra. Quem está a beira do caminho, cego, não enxerga o seu potencial. Quem está a beira do caminho, não consegue enxergar as bênçãos de Deus.

Compartilhando a Palavra
1.Como você esta hoje na presença do Senhor, a beira do caminho ou já se decidiu em segui-lo?
2.Você se sente uma terra fértil para a palavra de Deus?

3.Você é um praticante da palavra de Deus ou tem se tornado um ouvinte?