sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UM PRESENTE DE DEUS CHAMADO GRAÇA!



Texto: II Co 12.9 “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”
Introdução
O apóstolo Paulo sem dúvida alguma experimentou em muitos episódios de sua vida a “graça” de Deus sobre ele. Como um missionário, ele sabia muito bem o que era depender do Senhor.
A graça é a demonstração caridosa de Deus para o pecador. Somos pecadores, e se a graça de Deus não se manifestar sobre nós, não podemos viver. Graça é um favor que Deus nos faz, é um amor especial que Ele nos dá.
O apóstolo Pedro nos ensina sobre o Deus de toda graça:
 
“O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces”. I Pe 5.10
O salmista nos diz: 
“Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo: o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão”. Sl 84.11. 
Deus é o Doador da Graça. Ele te ama e quer o melhor para você. Ele tem um presente de graça para tua vida. O texto de Coríntios nos diz que para Paulo a “graça de Deus” bastava. Em meios as lutas e sofrimentos Paulo entendeu que a graça de Deus era o diferencial em sua vida. 
Pensando sobre a Graça de Deus, vamos analisar algumas verdades bíblicas para nossas vidas:

I - A GRAÇA DÁ PODER PARA A VIDA – I Co 3.10; I Co 15.10
Paulo foi um homem que sofreu muito para viver os propósitos de Deus em sua vida. A Bíblia diz que ele sofreu naufrágios, açoites, prisões, indiferença, surras e quase morte. Mas, ele nunca duvidou que sua vida estava nas mãos de Deus.
Ele mesmo declara
: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo” I Co 15.10. 
Como está sua vida? Cheia de desafios? Muitas lutas? Se sua resposta é sim, eu te digo algo, o Senhor quer derramar porção dobrada da graça em sua vida, para que você possa vencer. 
Deus quer construir em sua vida um alicerce de benção. Uma vida equilibrada. E com a graça d’Ele é possível. O próprio apóstolo Paulo nos diz
: 
“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói”. I Co 3.10.
Se você se sente sozinho, sem forças, eu te convido a tomar posse da graça de Deus. Graça que nos faz caminhar em vitória. Graça que nos faz ter unção para a vida cristã.
O Apóstolo Paulo ainda diz: 
“Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus” II Co 1.12. 
Viva uma vida de benção, gozando, da graça do Senhor querido em nome de Jesus. 

II – A GRAÇA SE MANIFESTA AOS HUMILDES – I Pe 5.5
“5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.”
A característica que mais define você como alguém parecido com Jesus é a “humildade”. Humildade é a expressão do caráter de Jesus em sua vida. A graça é derramada de uma forma mais intensa na vida do humilde.
O texto diz que Deus rejeita ao orgulho, mais dá graça ao humilde. Por quê? Querido, Deus não criou o ser humano para viver em concorrência com Ele. A Bíblia diz que Lúcifer, que era um anjo de luz, deixou o orgulho imperar em sua vida, e perdeu a graça de Deus, e desceu do céu.
Queridos, Jesus nos ensina em um episódio no Evangelho de João, como devemos fazer para que vivamos a humildade e recebamos a graça de Deus. Neste episódio, vemos Jesus em uma reunião com seus apóstolos, assentados em uma mesa. 
Neste momento Jesus, faz algo muito significativo, Ele deixa o lugar da mesa principal e pega uma bacia, e um pano, e começa a lavar os pés dos apóstolos. O que Ele quis ensinar com isso?
É simples, se você quer mergulhar na graça de Deus, você precisa “lavar os pés dos apóstolos”. Não é literalmente, mas, lavar os pés, significa, se sujeitar a vontade de Deus. É necessário viver sabendo que Deus é o Senhor da tua vida. Lembre-se:“Humildade, é a expressão de compromisso daquele que tem graça com o Doador da Graça que é Deus”.
Em nome de Jesus, viva esta graça que te ensina sobre humildade. 

III – A GRAÇA DÁ FORÇA PARA AS LUTAS – Rm 8.18
“18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”
Muitos de nós nos sentimos fracos, desapontados e até mesmo sem nenhuma esperança. Você não entende sua depressão, sua dor, sua tristeza, o sentimento de ter sido abandonado por Deus e você descobre que a vida está se esvaindo rapidamente. 
O silêncio de Deus é apavorante. Deus não está silencioso. Deus vê a dor e escolhe caminhar com você na dor. Deus escolhe ouvir os insultos; receber a afronta. Deus faz em isso em Cristo. 
Ele suportou todas as suas dores para entender as nossas dores. Ele trilhou o caminho do sofrimento para que pudesse caminhar conosco os nossos caminhos. 
A graça é suficiente para você, capacitando-o para suportar os sofrimentos que a vida traz, portanto, não existe razão pela qual você deva pedir a remoção do problema. 
Não devemos orar pela remoção mas sim receber o poder para sobrepujar a dor e o sofrimento. Haverá um dia em que a graça fará com a dor não tenha mais poder de destruição. Tome posse disso. 

CONCLUSÃO
Sem dúvida, a graça de Deus, é um presente para nós. Aprendemos que esta graça é capaz de nos dar PODER para a nossa vida, ainda é dada aos HUMILDES e por fim, ela nos ajuda a VENCER nossos problemas. Paulo declara que a graça de Deus bastava para ele, porque o poder de Deus se aperfeiçoava em suas fraquezas. Este poder, que ele sentia através da graça de Deus, era o melhor prêmio para ele.
Querido, viva esta graça, se sua vida parece difícil, lembre-se: Existe um Deus gracioso que olha por você. A maior prova desta graça e amor ele te deu. A Bíblia diz que Deus amou este mundo de tal maneira que entregou Jesus por mim e por você. Isso é graça, nós não merecíamos o sacrifício de Jesus, mas, ele mais uma vez nos manifestou a graça. Tome posse da graça de Deus em sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário