segunda-feira, 25 de agosto de 2014

QUANDO O PROPÓSITO DE DEUS VEM A LUZ

TEXTO: Rute 1.1-17
Introdução
 Noemi era casada com um homem chamado Elimeleque e tinha dois filhos que se chamavam Malom e Quiliom. Eles moravam em Belém e quando houve fome por lá, foram para Moabe em busca de pão. 
Acontece que a fome que o povo estava passando era permitida por Deus para forçar o povo a voltar-se para Ele. Mas como muita gente foge do tratamento de Deus, esse homem pegou a família toda e foi para Moabe, um povo pagão. Portanto, essa família morava na casa de pão (Belém) e saiu para buscar pão em Moabe. E em Moabe tudo de errado que poderia acontecer com uma pessoa, aconteceu com a família de Noemi. 
- Primeiro, o marido morreu! - Depois os filhos casaram com mulheres moabitas, o que era proibido por Deus. 
- Por último morreram também os dois filhos e ficou a mulher sem arrimo, e com duas noras para sustentar. 

A VIDA FORA DO PROPÓSITO DE DEUS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Noemi sofreu as conseqüências das escolhas erradas de seu cônjuge. Infelizmente, tem muitos maridos ainda hoje que expõem sua família a coisas terríveis e a dificuldades desnecessárias. Porém, a volta a Belém traz novamente Noemi e Rute ao propósito profético. Porque no dia que ela tomou essa decisão, tornou-se um canal de Deus para trazer à luz um propósito profético do Senhor extremamente importante. Nessa volta vamos encontrar três personagens importantes que vão ajudar a trazer a luz o propósito de Deus. Cada personagem aponta para um tipo de evento inevitável na vida de um homem ou de uma mulher de Deus e nos sinaliza quando o propósito de Deus vem à luz: 

1 – O PROPÓSITO DE DEUS VEM A LUZ QUANDO HÁ SEPARAÇÃO (Rt. 1.12-14)
Em princípio as duas noras diziam que voltariam com ela. Mas Noemi insiste para que elas não façam isso, que cada uma siga o seu rumo. Na verdade aquelas palavras de Noemi foram como um teste para suas noras. E diante da oportunidade, Orfa com um beijo se despediu de sua sogra e foi embora cuidar dos seus interesses pessoais.
Às vezes para que o propósito de Deus possa se cumprir tem que haver uma separação (obviamente não me refiro ao casamento), mas a Bíblia está cheia de exemplos de separações que aconteceram no passado e foram promovidas pelo Senhor: - Na criação do mundo (Gn. 1.4,6 e 9); - Abrão e Ló (Gn. 13.8-9);
ORFA TINHA QUE SAIR DA VIDA DE NOEMI – Quem é Orfa?
- Noemi não poderia cumprir o propósito de Deus se Orfa permanecesse em sua vida. - Porque Orfa era uma pessoa centrada no seu próprio umbigo. - Ela só se preocupava consigo mesma. - Orfa queria casar, fazer a sua vida. Houve um dia em que Orfa teve que sair da vida de Noemi para que o propósito de Deus viesse a luz.

2 – O PROPÓSITO DE DEUS VEM À LUZ QUANDO HÁ UM AMBIENTE DE ALIANÇA (Rt. 1.14-18)

A IMPORTANCIA DE SE TER UMA RUTE - E quem é Rute?
- Rute é alguém que Deus coloca como refrigério em sua vida, para permanecer ao seu lado quando Orfa vai embora. - Rute é aquela pessoa que está comprometida com uma aliança espiritual que é mais forte do que as circunstâncias. 
- Rute é alguém que é levantando por Deus para apoiar quando você não tem nada a oferecer; - que está ali por causa de uma Palavra de Deus, de uma convicção de Deus; - que não está ali por causa de amizade apenas ou por conveniências pessoais. 

ORFA E RUTE APONTAM PARA DOIS PRINCÍPIOS DE VIDA
- Uma decide honrar abençoando com a única coisa que podia oferecer: A sua companhia. 
- A outra viveu os momentos bons, desfrutou da prosperidade, mas na hora do luto, foi tocar a sua vida buscando seus interesses pessoais. 
Tem gente que é assim. Ela está sempre interessada em ser abençoada, em participar das benesses, mas tem pouca disposição em abençoar. Quando Orfa viu a sogra falida, desdentada, sem ter onde cair morta pensou: 'Eu vou embora!' 
Mas Rute disse a Noemi: 'Não me interessa se você está amarga ou doce. O que interessa é que onde tu fores irei eu, onde pousares, pousarei eu, teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus. 
Sabe o que é interessante nessa história? Depois que Orfa partiu, nunca mais se ouve falar dela. Mas Rute se torna uma personagem importantíssima para o cumprimento do propósito de Deus que era trazer o Messias ao mundo. 

3 – O PROPÓSITO DE DEUS VEM A LUZ QUANDO ALCANÇAMOS O FAVOR DO SENHOR (Rt. 2.1-3):
Para ajudar Noemi e também se manter, Rute vai apanhar espigas. Deus, já estava conduzindo a vida de ambas. 
Elas eram tementes, obedientes a cheias de fé. Deus, ouviu as orações das duas. Rute, orava por Noemi, que por sua vez, clamava a Deus pela nora. Quando quisermos atribuir à "sorte", ao "acaso", a "coincidência", as dádivas diárias lembremos: "Não foi obra do acaso". É interessante que no caminho de Rute aparece um homem chamado Boaz que vai usar de misericórdia e demonstrar favor para com ela. 
Quem é Boaz?
- Boaz é aquele que Deus levanta para investir em sua vida. - Boaz é alguém que vem como resposta de Deus a uma vida de honra. - Boaz é alguém que vem para redimir Rute de uma situação de dificuldade e tornar-se canal da bênção de Deus na vida dela. Boaz, resgata Rute, casa-se com ela e
suscita a descendência que parecia ter sido perdida. Este É O Deus Todo Poderoso!! 

“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, teve um filho.( ... ) Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi" (Rute 4.13, 16, 17). O propósito de Deus era trazer à luz o Messias. 
Essa é a unção de Boaz que virá sobre a sua vida! Você só entende o que é isso quando você não é nada, não tem nada, não pode nada e alguém do nada resolve investir em sua vida. Boaz é a unção do favor que vêm de graça sobre a vida de uma pessoa. A unção do investimento. Você vai encontrar alguém que vai decidir gostar de você. 

Compartilhando a Palavra
1. Compartilhe quem foram as Rute e Boaz em sua vida. De que forma essas pessoas o abençoou?
2. Que tipo de pessoa você tem sido para com aqueles que estão em sua vida. Orfa, Rute, Noemi ou Boaz?

terça-feira, 19 de agosto de 2014

MANIFESTANDO O REINO DE DEUS

Texto: Lucas 17.20,21 20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.  21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
O que é o Reino de Deus? O Reino é o domínio de Deus na vida do homem que se entrega a Jesus. Deus quer governar nossa vida para cumprir Seu propósito. Os Fariseus tinham uma ideia que o Reino seria político, mas Jesus diz: “O reino está dentro de vocês”. Significa atitudes, sentimentos e pensamentos moldados de acordo com a vontade de Deus. Para entrar no Reino de Deus só existe um caminho e uma porta – Jesus Cristo. Todo cristão deve buscar manifestar esse reino na terra. Como fazer isso? Quais são os sinais de que o Reino de Deus chegou na vida de uma pessoa, ou povo?

1.     ARREPENDIMENTO (Mt 3.1,2; 4.17) 
Mat 3:1-1. aqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia:  2  Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mat 4:17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Arrependimento é uma decisão que traz mudança de vida. É uma tristeza tão grande pelo ato cometido, que leva a pessoa a conclusão de que não vale a pena continuar errando. É diferente de remorso que é uma tristeza por ter produzido um resultado que não queria, mas que assim que a mente se distrai do problema, a pessoa volta à prática do mesmo ato, porque sente que é bom. Não há a intenção de abandonar o erro. Só quem se arrepende é que muda de vida e por isso pode receber o Reino de Deus dentro de si. As pessoas estão perdendo a noção do que é pecado. Estão arrumando outros nomes para ficarem livre da culpa. A Psicologia chama de desvio de conduta. Os moralistas de falha de caráter; Os sociólogos de falta de cidadania; Mas a BIBLIA continua chamando de pecado. Criamos em nossa mente um Deus que não exige arrependimento de nada. Tudo é permitido desde que a pessoa se sinta bem. Mas sem arrependimento não há mudança de vida. Pode-se até parecer um cristão, mas se não houver arrependimento não há mudança de vida. Vira papagaio de crente. Tem muito crente que fala coisas com aparência de espirituais, mas estão só repetindo como um papagaio, pois o coração está cheio de desejos mundanos.

2.     VIDA ABUNDANTE (Rm 14.17) 
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
O Reino de Deus é justiça. Não uma justiça humana, de se fazer as coisas corretas segundo os homens, mas viver a justiça de Deus em sua vida (Is 64.6). O Reino de Deus é paz. Paz não é ausência de problemas, mas é a segurança e a tranquilidade de quem depende do Senhor e não das circunstâncias ao redor. O Reino de Deus é alegria. Neemias 8:10b declara; "porque a alegria do SENHOR é a vossa força". O apostolo Paulo estava preso em Filipos e mesmo assim tinha alegria (Fl 4.4). Você conseguiria sorrir mesmo estando preso?

3.     PODER (Lc 10.8,9; 4.18,19)
Luc 10:8-9 “8Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido. 9 Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus.
Luc 4:18-1918 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.”
Jesus disse a seus discípulos que eles deveriam manifestar o Reino demonstrando o poder de Deus que estava neles. O Reino de Deus veio para manifestar o poder do Senhor.  A missão do Senhor também deve ser nossa missão, se queremos manifestar o Reino de Deus. O Apóstolo Paulo também fala a mesma coisa 1º Co 4.20 Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder. “João Batista fica com dúvidas sobre Jesus e manda mensageiros lhe perguntarem. Veja a resposta de Jesus (Lc 7.18-22) 18 Todas estas coisas foram referidas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles, 19 enviou-os ao Senhor para perguntar: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?  20 Quando os homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro? 
21 Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos.  22 Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho.

Conclusão
Nestes dias o Reino de Deus também precisa ser manifestado através de sinais e prodígios. Devemos orar pedindo isso ao senhor. Vamos utilizar nossas células para ministrar cura e libertação aos enfermos e oprimidos pelo diabo (Mc 16.15-18). “15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.  16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.  17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

Compartilhando a palavra
1.Você é alguém que tem manifestado o Reino de Deus na terra? Compartilhe.

2. Na sua opinião como um cristão pode manifestar o Reino de Deus?

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

OS SETE HÁBITOS DOS BONS PAIS E DOS PAIS BRILHANTES

Texto: João 7:15 ,16.  15 " Então os judeus se maravilhavam e diziam; Como sabe letras, sem ter estudado? 16 Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou ".    
Introdução: vemos que em nossos dias Satanás tem colocado Um Padrão Satânico e Mundano para servir como estilo de Vida hoje para nossa família.
Onde a Liberdade de Expressão, sou livre para fazer o que bem quero tem alcançado nossos filhos. A decadência dos valores morais se esvaíram e parece que estamos perdidos sem saber como lidar com toda esta situação.
A Bíblia diz que Jesus desde pequeno falava do seu Pai Celestial e sabia porque veio há terra. A ponto de todos se maravilharem e ficarem admirados com sua sabedoria como nos capítulos que lemos acima. A responsabilidade e Nossa e Sua PAI de Ensinar, dar Amor, Proteção e Direção ao seu Filho, seja ele biológico ou espiritual.

Vejamos Sete Hábitos de Bons Pais e Pais Brilhantes Segundo o padrão de Deus.
1-Bons Pais dão Presentes. Pais Brilhantes dão seu Próprio Ser
O que é mais importante dar presentes deixar meu filho sempre suprido até porque este é o nosso papel também, o Pai Brilhante vai se importar em formar em seu filho valores, como ouvir experiências vividas, histórias de vida da família do seu pai como ele chegou até aqui, quais foram as suas lutas e dificuldades.
Contribuindo para desenvolver nos filhos a capacidade de autoestima, proteção da emoção e capacidade de trabalhar perdas e frustrações. Fazer do seu filho não um Grande Egoísta, mas sim, Um Grande Homem ou Mulher de Deus, um Cidadão que não tem do que se envergonhar independente de suas experiências vividas.

2- Bons Pais Nutrem o Corpo. Pais Brilhantes Nutrem a Personalidade
Bons Pais cuidam da nutrição dos seus filhos, em dar um alimento saudável, uma boa dieta; Pais Brilhantes se preocupa em saber do que seu filho está se alimentando já que o cérebro precisa de se alimentar também. A Grande Questão É, Do que Está Sendo Ingerido no Seu filho. Pai esta responsabilidade e Sua (ver Pv.22:6) " Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviara dele “. Lembrando também que Satanás veio para roubar, matar e destruir.

3- Bons Pais Corrigem Erros, Pais Brilhantes Ajudam a Pensar- Insistimos em falar as mesmas coisas o tempo todo para nossos filhos e eles continuam errando. Eles são teimosos e nós estúpidos. Educar não é repetir palavras, é criar ideias é encantar.
Pai, seu filho está errando nos mesmos erros está na hora de mudar de atitude.

4- Bons Pais Preparam Seus Filhos Para Os Aplausos, e Pais Brilhantes Preparam Seus Filhos Para Superar Os Fracassos
É certo que temos que estimular nossos filhos para o sucesso nos estudos, no trabalho, nas relações sociais, mas não pode para por aí, Pais Brilhantes Educam a Sensibilidade dos Seus Filhos e a capacidade de superar os fracassos na força do Senhor.

5- Bons Pais Conversam, Pais Brilhantes Dialogam Como Amigos- Conversar é falar do mundo e das coisas que nos cercam; mas dialogar e falar como nos precaver deste mundo na qual estamos inseridos nele, e passar para o meu filho o Andar segundo a vontade de Deus, é fazer com que meu filho ande na contra mão da cultura, dos conceitos mundanos, é rejeitar literalmente A tal Liberdade(falsa) que Satanás oferece a eles. Nossos filhos precisam ter prazer, felicidade, satisfação por ter o Senhor como Seu Senhor.

6- Bons Pais Dão Informações, Pais Brilhantes Contam Histórias da Bíblia e Tem Ela Como Referência
Quantos filhos estão desesperados, com medo do amanhã, é onde chega a nossa vez como Pais e contamos nossas experiências que já tivemos com o Senhor, histórias da Bíblia onde Deus os livrou. Pais cativem seus filhos através do espírito santo de Deus, e não pelo dinheiro, ou sua autoridade ou poder.
7- Bons Pais Dão Oportunidades, Pais Brilhantes Nunca Desistem- Bons Pais são tolerantes com seus filhos somente, Pais Brilhantes mesmo que venha te decepcionar com seus erros o Pai não desiste dele. E é desta forma que temos que agir pois, não podemos entrega lós a satanás.
E também temos que aprender a dizer não para nossos filhos sem medo. Se eles não ouvirem o não, eles com certeza estarão despreparados para ouvirem um não da vida.

Conclusão
Deus é tão Maravilhoso e Generoso com seus filhos que deixou vários ensinamentos através de seu filho Jesus para usarmos e investirmos em nossa família.
Amados Nunca Desista de sua Família, pois, é o seu Bem mais que Precioso que Deus te deu Pra você Cuidar.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

CHAMADOS PARA GOVERNAR

TEXTO: GN 1:26-28
Eu gostaria de compartilhar com você uma breve palavra que fala a respeito da vontade de Deus para nós. Espero que através dessa palavra Deus possa nos dar uma direção segura a respeito do caminho que devemos seguir, mas principalmente nos conscientizar sobre a posição que devemos ocupar. Pois a posição que assumimos determina a vitória ou derrota em nossas vidas.
O plano de Deus para o homem desde o início era que este fosse o governo da terra e Deus o Rei do homem. Assim aconteceu no jardim do Éden. O homem governava sobre tudo; seguindo sempre os conselhos de Deus, até que o diabo plantou em seu coração o sentimento de auto-suficiência. Assim, o Diabo fez com que o homem acreditasse não precisar de Deus. Então o homem acreditou que podia viver sem Deus, acreditou que podia reinar sobre a terra e sobre sua própria vida. Mas isso era mentira e não deu certo. O homem caiu em ruína. Viu que sem o reinado de Deus, sobre sua vida, era impossível reinar sobre a terra de maneira eficaz e produtiva.
Graças a Deus, que nos dias de hoje, nós que somos crentes em Jesus, temos a possibilidade de restaurar a nossa posição original. A posição de governo.
A respeito da nossa posição em Deus podemos ler o plano original para o homem em Gênesis 1:26-27:
“26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Gn 1:26
Veja que desde o dia em que Deus criou homem, o propósito de Deus para o homem foi o governo. Porém o pecado originado em Adão, destituiu o homem dessa posição, por causa da queda, o homem entregou o cetro de governo nas mãos de satanás. Até os nossos dias diz-se que a terra jaz no maligno e isso por culpado homem. Mas a boa nova é que Jesus veio para restaurar o plano original de Deus.
"Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo." 1 Jo 3:8
Ele veio para restaurar o plano original da criação. Teremos a chance de viver a promessa do Éden. Certamente viveremos e governaremos aqui na terra com ele. Deus decidiu dar o governo da terra ao homem. O plano da redenção nos trouxe a oportunidade de ocupar novamente essa posição de serviço e governo.
"Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo." Rm 5:17 
"e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" Ef 2:6
Sabemos que Jesus é Rei, Jesus veio para ser rei da nossa vida! E nos dar, novamente, condições de reinar, dominar, governar sobre a terra, pois o Salmo 115:16 diz: "Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens."
Por isso Ele, não deixou que o proclamassem rei da terra.
14 Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo. 15 Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte. Jo 6:14-15
João na ilha de Patmus ouviu que nós fomos constituídos reis e sacerdotes para ao lado de Jesus governar a terra.
“...e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.” Ap 1:5a-6
Isaias 32 diz que:
“1 Eis aí está que reinará um rei  (Jesus) com justiça, e em retidão governarão príncipes (homens). 2 Cada um servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta. 3 Os olhos dos que vêem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. 4 O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente. 5 Ao louco nunca mais se chamará nobre, e do fraudulento jamais se dirá que é magnânimo. 6 Porque o louco fala loucamente, e o seu coração obra o que é iníquo, para usar de impiedade e para proferir mentiras contra o SENHOR, para deixar o faminto na ânsia da sua fome e fazer que o sedento venha a ter falta de bebida.” Is 32:1-6
Veja que esta palavra se refere a Jesus, seu reinado e seus príncipes que reinarão com Ele. No verso 1 vemos que o Rei é Jesus, mas O supremo Rei não está sozinho em seu governo. O verso 1 também fala de príncipes, que a exemplo de Jesus após a sua ressurreição, reinarão também.
Os príncipes aqui, somos nós, e cada um de nós fomos chamados para governar, pois o texto de Isaias diz que os príncipes de Deus serão: Esconderijo contra o vento, Refúgio contra a tempestade, Ribeiros de águas em lugares secos, Sombra de uma grande rocha, para refrigério dos cansados e oprimidos.
Os príncipes em retidão governarão com seu Rei, e implantarão um reino de luz. A conseqüência do governo destes homens será:
“Os olhos dos que vêem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos.” v.3
O texto diz que quando exercermos governo e liderança, as escamas dos olhos dos homens cairão, e os ouvidos destes mesmos homens estarão atentos. E o verso 4 diz:
“O coração dos temerários saberá compreender, e a língua dos gagos falará pronta e distintamente.” v.4
Isso nos fala que assumir uma posição de governo, fará com que os homens entendam o propósito de Deus para eles, e a partir dai, estes homens serão curados para também testemunharem a respeito de Jesus.
O verso 5 e 6 diz que haverá distinção entre aqueles que servem e os que não servem. Os loucos deste mundo não serão mais ovacionados, os loucos que estão disseminando suas idéias na mídia, na política, na religião não serão mais adorados como deuses que governam para alimentar sua arrogância, mas serão discernidos e deixados de lado. Você já parou para ver quantos seguidores estão servindo aos loucos nessa sociedade.  
As pessoas estão sendo governadas por loucos religiosos, políticos, esportistas, torcidas organizadas, formadores de opinião que na mídia escrita e televisiva, estão disseminando suas idéias adúlteras e profanas. O mais triste é que isso acontece porque os santos de Deus não assumiram a posição de governo de Deus deu a eles.  
A parábola de Jotão
Juízes capítulo 9 também nos fala sobre este tempo de governo que Deus tem para nós. Veja que muitas vezes quando a nação de Israel se encontrava mergulhada em maldição por desobediência, bastava um homem se posicionar, um rei temente a Deus governar, para Deus restaurar toda a nação.
Antes só para contextualizar Juízes capítulo 9, gostaria de falar sobre um personagem dessa história, um homem chamado Gideão, um juiz valente que libertou Israel, este homem teve 70 filhos. Um destes filhos de Gideão chamado Abimeleque estava reinando em Siquém e matou todos os seus irmãos menos um, chamado Jotão, que havia fugido e que agora em Juízes 9:7 aparece ao povo contando a seguinte parábola falando sobre o reinado de Abimeleque.
“7 Avisado disto, Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros. 8 Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. 9 Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? 10 Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. 11 Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? 12 Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. 13 Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? 14 Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. 15 Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano.” Jz 9:7-15
É claro que a princípio a revelação de Jotão através da parábola era a respeito da desgraça que estava por vir através do reinado de Abimeleque, mas aqui também tem uma interpretação para nós.
As árvores que estão pedindo governo são os homens sem direção, pois isso está dentro do homem, o homem precisa ser governado e na ausência de um governo santo, este mesmo homem está entrando debaixo de qualquer espinheiro que estão pregando a si mesmos oferecendo filosofias de demônios.
Descobrindo as necessidades dos homens:
1º As árvores foram à oliveira. A princípio quem tem de reinar são as oliveiras por que elas tem óleo. O mundo não tem óleo, por isso a oliveira foi procurada. Mas a resposta da oliveira foi frustrante, pois ela estava preocupada com a sua própria vida. Nós temos o óleo, mas estamos pouco preocupados em governar. A oliveira deveria reinar com o óleo.
A história destes homens sedentos vai mudar pois os príncipes que governam com retidão, ungidos reinarão e governarão.
2º As árvores foram à figueira. A figueira não quis deixar sua doçura, “deixaria eu a minha doçura.”
3º As árvores foram à videira. A videira disse que não poderia deixar o seu vinho. Veja que o mundo está carente de alegria, pois só a videira pode proporcionar alegria verdadeira para essa humanidade perdida. Muitos estão se esvaziando do vinho de alegria porque não estão governando. Pra quê tanto poder, e fogo se não há governo.
4º As árvores foram ao espinheiro. O espinheiro de pronto reinou sobre o povo. Ofereceu de pronto a sombra. Que mentira é essa. O povo lá fora está no engano pois a igreja está omissa de seu papel. Nós precisamos assumir o nosso lugar, oferecendo óleo, doçura, alegria pois do contrário nada mudará.
Fomos chamados a governar, e não podemos mais perder tempo, pois tempo perdido é alma perdida.
Para encerrar gostaria de compartilhar a experiência de Pedro com Jesus descrita em João 21:15-17:
Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.    
A lição de Jesus para pedro e para nós é que se amamos o Senhor devemos exercer governo e cuidar das pessoas.