terça-feira, 19 de agosto de 2014

MANIFESTANDO O REINO DE DEUS

Texto: Lucas 17.20,21 20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.  21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
O que é o Reino de Deus? O Reino é o domínio de Deus na vida do homem que se entrega a Jesus. Deus quer governar nossa vida para cumprir Seu propósito. Os Fariseus tinham uma ideia que o Reino seria político, mas Jesus diz: “O reino está dentro de vocês”. Significa atitudes, sentimentos e pensamentos moldados de acordo com a vontade de Deus. Para entrar no Reino de Deus só existe um caminho e uma porta – Jesus Cristo. Todo cristão deve buscar manifestar esse reino na terra. Como fazer isso? Quais são os sinais de que o Reino de Deus chegou na vida de uma pessoa, ou povo?

1.     ARREPENDIMENTO (Mt 3.1,2; 4.17) 
Mat 3:1-1. aqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia:  2  Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mat 4:17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Arrependimento é uma decisão que traz mudança de vida. É uma tristeza tão grande pelo ato cometido, que leva a pessoa a conclusão de que não vale a pena continuar errando. É diferente de remorso que é uma tristeza por ter produzido um resultado que não queria, mas que assim que a mente se distrai do problema, a pessoa volta à prática do mesmo ato, porque sente que é bom. Não há a intenção de abandonar o erro. Só quem se arrepende é que muda de vida e por isso pode receber o Reino de Deus dentro de si. As pessoas estão perdendo a noção do que é pecado. Estão arrumando outros nomes para ficarem livre da culpa. A Psicologia chama de desvio de conduta. Os moralistas de falha de caráter; Os sociólogos de falta de cidadania; Mas a BIBLIA continua chamando de pecado. Criamos em nossa mente um Deus que não exige arrependimento de nada. Tudo é permitido desde que a pessoa se sinta bem. Mas sem arrependimento não há mudança de vida. Pode-se até parecer um cristão, mas se não houver arrependimento não há mudança de vida. Vira papagaio de crente. Tem muito crente que fala coisas com aparência de espirituais, mas estão só repetindo como um papagaio, pois o coração está cheio de desejos mundanos.

2.     VIDA ABUNDANTE (Rm 14.17) 
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
O Reino de Deus é justiça. Não uma justiça humana, de se fazer as coisas corretas segundo os homens, mas viver a justiça de Deus em sua vida (Is 64.6). O Reino de Deus é paz. Paz não é ausência de problemas, mas é a segurança e a tranquilidade de quem depende do Senhor e não das circunstâncias ao redor. O Reino de Deus é alegria. Neemias 8:10b declara; "porque a alegria do SENHOR é a vossa força". O apostolo Paulo estava preso em Filipos e mesmo assim tinha alegria (Fl 4.4). Você conseguiria sorrir mesmo estando preso?

3.     PODER (Lc 10.8,9; 4.18,19)
Luc 10:8-9 “8Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido. 9 Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus.
Luc 4:18-1918 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.”
Jesus disse a seus discípulos que eles deveriam manifestar o Reino demonstrando o poder de Deus que estava neles. O Reino de Deus veio para manifestar o poder do Senhor.  A missão do Senhor também deve ser nossa missão, se queremos manifestar o Reino de Deus. O Apóstolo Paulo também fala a mesma coisa 1º Co 4.20 Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder. “João Batista fica com dúvidas sobre Jesus e manda mensageiros lhe perguntarem. Veja a resposta de Jesus (Lc 7.18-22) 18 Todas estas coisas foram referidas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles, 19 enviou-os ao Senhor para perguntar: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?  20 Quando os homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro? 
21 Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos.  22 Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho.

Conclusão
Nestes dias o Reino de Deus também precisa ser manifestado através de sinais e prodígios. Devemos orar pedindo isso ao senhor. Vamos utilizar nossas células para ministrar cura e libertação aos enfermos e oprimidos pelo diabo (Mc 16.15-18). “15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.  16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.  17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

Compartilhando a palavra
1.Você é alguém que tem manifestado o Reino de Deus na terra? Compartilhe.

2. Na sua opinião como um cristão pode manifestar o Reino de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário