segunda-feira, 25 de agosto de 2014

QUANDO O PROPÓSITO DE DEUS VEM A LUZ

TEXTO: Rute 1.1-17
Introdução
 Noemi era casada com um homem chamado Elimeleque e tinha dois filhos que se chamavam Malom e Quiliom. Eles moravam em Belém e quando houve fome por lá, foram para Moabe em busca de pão. 
Acontece que a fome que o povo estava passando era permitida por Deus para forçar o povo a voltar-se para Ele. Mas como muita gente foge do tratamento de Deus, esse homem pegou a família toda e foi para Moabe, um povo pagão. Portanto, essa família morava na casa de pão (Belém) e saiu para buscar pão em Moabe. E em Moabe tudo de errado que poderia acontecer com uma pessoa, aconteceu com a família de Noemi. 
- Primeiro, o marido morreu! - Depois os filhos casaram com mulheres moabitas, o que era proibido por Deus. 
- Por último morreram também os dois filhos e ficou a mulher sem arrimo, e com duas noras para sustentar. 

A VIDA FORA DO PROPÓSITO DE DEUS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Noemi sofreu as conseqüências das escolhas erradas de seu cônjuge. Infelizmente, tem muitos maridos ainda hoje que expõem sua família a coisas terríveis e a dificuldades desnecessárias. Porém, a volta a Belém traz novamente Noemi e Rute ao propósito profético. Porque no dia que ela tomou essa decisão, tornou-se um canal de Deus para trazer à luz um propósito profético do Senhor extremamente importante. Nessa volta vamos encontrar três personagens importantes que vão ajudar a trazer a luz o propósito de Deus. Cada personagem aponta para um tipo de evento inevitável na vida de um homem ou de uma mulher de Deus e nos sinaliza quando o propósito de Deus vem à luz: 

1 – O PROPÓSITO DE DEUS VEM A LUZ QUANDO HÁ SEPARAÇÃO (Rt. 1.12-14)
Em princípio as duas noras diziam que voltariam com ela. Mas Noemi insiste para que elas não façam isso, que cada uma siga o seu rumo. Na verdade aquelas palavras de Noemi foram como um teste para suas noras. E diante da oportunidade, Orfa com um beijo se despediu de sua sogra e foi embora cuidar dos seus interesses pessoais.
Às vezes para que o propósito de Deus possa se cumprir tem que haver uma separação (obviamente não me refiro ao casamento), mas a Bíblia está cheia de exemplos de separações que aconteceram no passado e foram promovidas pelo Senhor: - Na criação do mundo (Gn. 1.4,6 e 9); - Abrão e Ló (Gn. 13.8-9);
ORFA TINHA QUE SAIR DA VIDA DE NOEMI – Quem é Orfa?
- Noemi não poderia cumprir o propósito de Deus se Orfa permanecesse em sua vida. - Porque Orfa era uma pessoa centrada no seu próprio umbigo. - Ela só se preocupava consigo mesma. - Orfa queria casar, fazer a sua vida. Houve um dia em que Orfa teve que sair da vida de Noemi para que o propósito de Deus viesse a luz.

2 – O PROPÓSITO DE DEUS VEM À LUZ QUANDO HÁ UM AMBIENTE DE ALIANÇA (Rt. 1.14-18)

A IMPORTANCIA DE SE TER UMA RUTE - E quem é Rute?
- Rute é alguém que Deus coloca como refrigério em sua vida, para permanecer ao seu lado quando Orfa vai embora. - Rute é aquela pessoa que está comprometida com uma aliança espiritual que é mais forte do que as circunstâncias. 
- Rute é alguém que é levantando por Deus para apoiar quando você não tem nada a oferecer; - que está ali por causa de uma Palavra de Deus, de uma convicção de Deus; - que não está ali por causa de amizade apenas ou por conveniências pessoais. 

ORFA E RUTE APONTAM PARA DOIS PRINCÍPIOS DE VIDA
- Uma decide honrar abençoando com a única coisa que podia oferecer: A sua companhia. 
- A outra viveu os momentos bons, desfrutou da prosperidade, mas na hora do luto, foi tocar a sua vida buscando seus interesses pessoais. 
Tem gente que é assim. Ela está sempre interessada em ser abençoada, em participar das benesses, mas tem pouca disposição em abençoar. Quando Orfa viu a sogra falida, desdentada, sem ter onde cair morta pensou: 'Eu vou embora!' 
Mas Rute disse a Noemi: 'Não me interessa se você está amarga ou doce. O que interessa é que onde tu fores irei eu, onde pousares, pousarei eu, teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus. 
Sabe o que é interessante nessa história? Depois que Orfa partiu, nunca mais se ouve falar dela. Mas Rute se torna uma personagem importantíssima para o cumprimento do propósito de Deus que era trazer o Messias ao mundo. 

3 – O PROPÓSITO DE DEUS VEM A LUZ QUANDO ALCANÇAMOS O FAVOR DO SENHOR (Rt. 2.1-3):
Para ajudar Noemi e também se manter, Rute vai apanhar espigas. Deus, já estava conduzindo a vida de ambas. 
Elas eram tementes, obedientes a cheias de fé. Deus, ouviu as orações das duas. Rute, orava por Noemi, que por sua vez, clamava a Deus pela nora. Quando quisermos atribuir à "sorte", ao "acaso", a "coincidência", as dádivas diárias lembremos: "Não foi obra do acaso". É interessante que no caminho de Rute aparece um homem chamado Boaz que vai usar de misericórdia e demonstrar favor para com ela. 
Quem é Boaz?
- Boaz é aquele que Deus levanta para investir em sua vida. - Boaz é alguém que vem como resposta de Deus a uma vida de honra. - Boaz é alguém que vem para redimir Rute de uma situação de dificuldade e tornar-se canal da bênção de Deus na vida dela. Boaz, resgata Rute, casa-se com ela e
suscita a descendência que parecia ter sido perdida. Este É O Deus Todo Poderoso!! 

“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, teve um filho.( ... ) Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi" (Rute 4.13, 16, 17). O propósito de Deus era trazer à luz o Messias. 
Essa é a unção de Boaz que virá sobre a sua vida! Você só entende o que é isso quando você não é nada, não tem nada, não pode nada e alguém do nada resolve investir em sua vida. Boaz é a unção do favor que vêm de graça sobre a vida de uma pessoa. A unção do investimento. Você vai encontrar alguém que vai decidir gostar de você. 

Compartilhando a Palavra
1. Compartilhe quem foram as Rute e Boaz em sua vida. De que forma essas pessoas o abençoou?
2. Que tipo de pessoa você tem sido para com aqueles que estão em sua vida. Orfa, Rute, Noemi ou Boaz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário