terça-feira, 18 de novembro de 2014

A 8º CAPA.

Texto: Lucas 24:49 “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”

Biblicamente falando a capa é uma túnica que era colocada por cima da roupa.  A capa significa proteção, revestimento e identificação. Esta era na bíblia três motivos que uma pessoa tinha para usar uma capa;

·         1º A capa (Era a de José)
Jacó teve 12 filhos, mas José era o predileto, não que Jacó não amasse os outros, mas José era aos seus olhos diferente, porque ele era sonhador igual ao seu pai.
Porque Jacó amava mais ao José? A resposta está na maneira com que ele se apresentava diante do pai.
O homem que consegue sonhar no meio da angustia, é porque ele esta emocionalmente sarado. Deus é um Deus triunfal.

·         2º Capa (Capa maldita Babilônia)
Ela expressa a revolta do ser humano, é a capa Babilônica que Acã pegou no caminho de Egito a Canaã. Acã era aquele crente que não tinha paciência de esperar no tempo de Deus, e queria que Deus fosse empregado dele, e que todas as promessas de Deus cumprisse dentro do relógio dele.
Ele pegou para si além de uma capa, uma cunha de ouro, e aquela capa representava muito a quem ele era.

·         3º Capa ( A capa de Elias )
Representava influência, sobrenatural, coragem e ação divina. Oque Elias tinha com aquela capa? Coragem, autoridade a unção dobrada.

·         4º Capa (A capa de Bartimeu) Representa: Dependência do homem.
Bartimeu era um homem cego, que andava pelas ruas das cidades. Capa de Batimeu representa umas das coisas que Deus não gosta, a dependência em homens.
Só usa essa capa quem é cego, e vive dizendo ‘’Eu não posso, não consigo e não vou ‘’.
Que a capa da dependência caia das suas costas!
Deus da oportunidade a todos, mas o problema e que tem gente que já se acostumou a pedir esmolas, e vive pelo o que os outros falam. Ele nuca ora, porém vive pedindo para que orem por ele.
Quem irá parar você se você acreditar que depende mais de Deus do que aos homens?

·         5 Capa (A capa do apóstolo Paulo).
Paulo escrevendo a Timóteo disse a ele ‘’ Trás a capa que eu deixei em Troas ‘’. Porque Paulo fez questão de dizer onde havia esquecido sua capa?
Paulo viveu um momento difícil, estava na masmorra preso, não tinha força e amigos.
Lembrando que Estava em Troas pregando a palavra, e um certo menino chamado Eutico caiu de cima de uma casa, quebrou o pescoço e morreu. Todos ficaram muito nervosos, mas no meio dos problemas todo Crente tem que ter uma saúde mental, para não se desequilibrar, se matar ou atirando em todos. A capa de Paulo representa equilíbrio, quem tem esta capa resolve seus problemas com Deus.

6º (A capa que colocaram em Jesus)
Falar sobre essa capa é dolorosa demais, porque Jesus sofreu por nos e também foi posto uma capa e uma coroa sobre si. Zombaram dele e o perguntaram ‘’ Você não é o rei, e agora?
Existem pessoas que tem seus sonhos evocações e questionados pelos e desacreditados. Colocaram em Jesus uma capa a qual ele seria no futuro (REI), mas não colocaram acreditando e sim debochando dele.
Muitas pessoas irão querer colocar esta capa em você, irão cuspir e debochar, e não poderá reclamar, terá que fazer como Jesus fez, em silêncio suportar tudo e ter piedade.
Ninguém acredita em mim, mas também não acreditarem em Jesus.

7º Capa (a que os Sumo Sacerdote usavam uma vez ao ano).
Ele entrava no tabernáculo, passava pelo átrio, pelo lugar santo até chegar ao Santo do Santos,  somente com esta capa.
Me perdoe se você é um mudo espiritual.
1º Não era qualquer que usava.
2º Ela representava santidade, pois a capa fazia barulho e o Sacerdote não poderia se apresentar em pecado, pois seria fuminado. Deus não se iludia, se ele descesse diante de duas imagens do Querubins que estava em cima da tampa que se chamava propiciatório.
Na Bíblia diz que somos todos Sacerdotes, e sacerdote vivo faz barulho.

8º capa (A capa mais poderosa de todas)
Era diferente de todas as outras, pelo fato que todas as setes foram feita por mãos humanas.
A 8º foi feita pela mão divina, as outras setes veio da horizontal e a oitava da vertical. A nudez do homem representa a vergonha, quando aceitei a Jesus recebi a salvação e fui revestido do Espirito Santo, mas na hora da luta e dificuldades, não basta estar vestido, o frio vem na alma e a chuva da maldade cairá sobre a gente. Quando tudo isso acontece sob a nossa vida, não basta estar vestido, terá que estar revestido.
1º Você terá que estar no lugar certo para receber. Jerusalém não esta falando de espaço geográfico, é algo maior, Jerusalém tem um significado, tipológico: Habitação da paz. Só é revestido deste poder se você estiver em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário