quarta-feira, 12 de novembro de 2014

QUEM É VOCÊ QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO?

Intimidade gera santidade; santidade gera autoridade; e autoridade promove conquistas. 
Texto: 1 Pedro 1:13-16 
13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
A santidade é um desafio dos nossos dias e está diretamente ligada ao caráter.
Quem é você quando ninguém está te olhando?
Como é o seu comportamento fora da igreja, fora da roda de amigos cristãos?
Quem é você dentro do seu quarto?
Quem é você na internet?
Quem é você na sua casa?
Quem é você no colégio?
Qual é o seu comportamento diante dos olhos do homem?

Você pode até ter comportamentos diferentes em todos esses lugares e circunstâncias, mas não esqueça que o Senhor está te vendo em todos eles e conhece os desejos e pensamentos mais profundos do seu coração.
Será que seus pensamentos tem sido puro e suas atitudes corretas quando não existem olhos para lhe julgar?
Queridos, todos os pensamentos, atitudes e desejos podem até passar dos olhos humanos, mas o Senhor tudo ver e você prestará conta de tudo.
O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte; ele está observando todos, tanto os bons como os maus. Provérbios 15:3

Você consegue enganar a todos por um certo tempo; consegue enganar alguns por todo o tempo; mas não consegue enganar todo mundo, o tempo todo. Abraham Lincoln(ex-presidente dos EUA)
Caráter não é aquilo que dizemos ser – isto é profissão.
Caráter não é aquilo que fazemos – isto é conduta.
Caráter não é aquilo que somos – isto é o âmago do nosso eu, o homem interior.
Caráter é aquilo que somos no escuro, quando ninguém está vendo.

Acho bastante difícil definir o que é caráter. Acredito que todo mundo tem caráter. Alguns possuem um bom caráter e outros um mau caráter. O comentário que diz: “Fulano não tem caráter!”, significa que o “fulano” não possui um bom caráter.
Ter caráter, também, não significa ser santo. Acredito que uma pessoa de caráter, pode sim, falar uma mentira ou, até mesmo, cometer um adultério. O caráter motivaria a confissão e o abandono do caminho da mentira ou do adultério. Quem não tem caráter, não assume seus erros. Esconde seus pecados. É capaz de fazer tudo isso sem sentir culpa. Falta-lhe integridade. Esse não vive seguro. Sabe que, no fundo, as coisas não estão certas.
“Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.” (Pv.10:9)

É muito fácil ser uma benção na plataforma, no palco, no púlpito, na frente do seu líder, do seu pastor;
Se você é uma benção na vida de quem mora debaixo do mesmo teto que você, se você dá bom testemunho de Cristo para aqueles que te veem nos bons e nos maus dias, na alegria e na dor, na saúde e na doença, então você é uma benção de verdade! É isso que é caráter. É quem você é quando está sozinho, quando não está na célula, na igreja, na frente do seu líder e do seu pastor, quando está na internet, quando você escolhe a programação que vai assistir na televisão, quando você escolhe a roupa que vai vestir para ir à igreja ou para ir a um passeio. Isso é caráter. Aquilo que você é quando ninguém está olhando.

Existem algumas falhas de caráter que são muito desconfortáveis para serem confrontadas dentro da igreja. Ninguém gosta de falar nesse assunto, por que nós pensamos: "as coisas velhas se passaram e eis que se fizeram novas", o meu velho homem morreu! Mas, então por que dentro das nossas igrejas nós ainda encontramos egoísmo, orgulho, perfeccionismo, atitude defensiva, ciúmes, inveja, desequilíbrio emocional e falta de disciplina? Estes desvios de caráter são parte da natureza. Alguns de nós podemos dizer que nunca sentiu nenhum desses sentimentos. É difícil e desconfortável confessar. Nós costumamos maquiar essas situações, dá nomenclatura diferente, colocamos sombra, damos uma escova. Dê nome ao pecado para você ficar livre dele. Vai pra cruz mais rápido que doe menos.

Esses desvios de caráter fazem parte da natureza humana e nós somos assim, por isso nós precisamos ter o nosso caráter provado. Não estou falando de perfeição. Nós vamos caminhando e um dia nos encontraremos com Cristo e seremos como Ele. Alguns entraram no caminho, sentaram no meio-fio, reclamam que a caminhada está muito difícil, que não conseguem outros além de sentarem no passeio, ainda pedem pra que quem está passando sente ali com eles e lhe façam companhia. Outros tropeçam mas continuam, outra vez tropeçam e continuam, ai encontram uma pedra e desviam, por que já tropeçaram outras vezes, agora passam e continuam. Isso é caráter provado.

Quando você se dispõe a ser santo, começa na intimidade. Por que quando nós entramos na intimidade com Deus, então ele joga luz sobre as nossas trevas. Quando foi que você descobriu que era egoísta, invejoso, perfeccionista, ciumento? Você só descobre isso quando o espírito santo te mostra. Se você pedir pra Deus te mostrar quem de verdade você é, provavelmente, no dia seguinte você já vai pedir pra Ele parar. É duro quando nós vemos quem somos. A carne fede. Fica lá tudo encoberto, tudo bonitinho, parece que está tudo certo naqueles quartinhos escuros na nossa alma. Mas quando você se expõe ao Senhor na sua intimidade e busca diária, não tem jeito. O espirito santo liga a lanterna, joga luz e nos mostra o que tem em cada cantinho, e nos manda tirar a coberta de cima, e nos mostra ciúmes, inveja, orgulho. E quando você se dá conta disso, o que você faz? Vai pro arrependimento, pois o espirito santo te convence. Por isso que é tão importante ter intimidade. Sem intimidade você nunca vai descobrir quem você é. Você sempre vai achar que você é muito bom.
Você tem sido um servo correto aos olhos de Deus ou apenas um "cristão correto" aos olhos dos homens?
O Verdadeiro cristão é aquele que se faz luz independente do lugar que está e das pessoas que estão ao seu redor.
De nada vale você ser bem visto por ai se suas atitudes, quando ninguém lhe ver, entristecerem o Senhor. 
Seja um verdadeiro adorador, pois o Senhor busca os puros, retos, humildes e verdadeiros adoradores.

Não há mais tempo pra esperar. O tempo é agora.
Mude sua atitude, seja luz do mundo e sal da terra, independente do lugar que você esteja.
FAÇA A DIFERENÇA.
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:13,14,16.

Nós temos o costume de nos nivelar por baixo: Ah, olha o mundo. Tem tanto adultério, prostituição, bebedice, glutonaria. Eu vou na igreja todos os domingos, dou o meu dízimo, sou fiel, estou no ministério. Mas continua egoísta, ciumento, invejoso, perfeccionista, com a língua grande, insubmisso às autoridades. Que santidade é essa? Uma santidade farisaica. Na sua casa só você é crente. Em vez que você chegar em casa como um santo do Senhor, que vai ajudar nas tarefas domésticas, você se converteu e virou um chato. Não vai mais nas festas de família sob o argumento de que lá tem cerveja. Mas é lá que a luz precisa brilhar... é lá que tem trevas! E se for, não é pra chegar lá chamando todo mundo de "bando de pecadores que vão pro inferno", mas é pra chegar e conversar com aquele seu parente que você nunca falou. É derramar o amor. O Santo é assim, alguém esbarra nele, ele derrama amor. Alguém fura a fila na frente dele, ele derrama compaixão. Mas o que não é santo fala: eu sou crente, não pise no meu calo não. Eu sou crente mas não estou morto. Eu sou crente mas não sou bobo. Deveria estar morto para os seus delitos, pecados e para a sua carnalidade. Uma pessoa de caráter é uma pessoa amorosa.

Devemos buscar a santidade e a integridade para que possamos, assim como Paulo, em Filipenses 3:17, dizer "irmãos, sede imitadores meus...". Será que eu posso olhar para minha vida e dizer: Hey, pode fazer como eu faço, pode andar por aqui e ninguém ter nada para reclamar? Ou ainda. eu vivo de tal forma que as pessoas ao olharem para mim queiram ser como eu, por conta da minha conduta moral? 

Paulo sabia quem ele era, como sua vida havia sido transformada pelo poder de Deus e com toda a sua sinceridade ele diz para que seus irmãos o imitem, pois ele imitava a Cristo. Remetendo ao texto que se encontra em Filipenses 4:22 "todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César", sabemos que aquele ambiente era um lugar onde havia depravação total, mas mesmo assim o evangelho foi pregado e muitas pessoas se converteram e deram um fiel testemunho. Era difícil se manter santo naquele lugar, mas mesmo assim os irmãos perseveravam na fé e na busca por obediência à Deus. 

Assim também acontece nos nossos dias, vivemos em uma sociedade totalmente corrompida, mergulhada em pecado e somos desafiados dia a dia a nos mantermos puros e a influenciar ao mundo para viver como nós, seguindo a Cristo, salvos pela fé em Cristo Jesus. 

E é este o meu desafio diário, este é o seu desafio, procurar viver de tal forma que o nome de Deus seja louvado e que as pessoas vejam em nós as marcas de Cristo. (: 

Lembre-se, uma aparência bonita não substitui o valor do coração. Sejamos coerentes, vivamos e falemos a verdade, sejamos nós mesmos, pois o Senhor se agrada da verdade no íntimo e nos recompensará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário