terça-feira, 25 de novembro de 2014

DOIS GRANDES MILAGRES

Textos: Atos 2:42-47 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Atos 3:1-12 1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.4  Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.9  Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus,10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.11 Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão.12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?
O QUE NOS TEMOS AQUI É A DESCRIÇÃO DE DOIS MILAGRES EXTRAORDINÁRIOS.

1º MILAGRE EXTRAORDINÁRIO É A CURA DE UM COXO.
No capítulo 3, segunda parte do texto, um milagre extraordinário acontece. O milagre da cura.  
Agora é interessante que o texto diz assim que eles subiram para oração da hora nona, e o homem que estava sendo levado era levado diariamente. Alias o texto também diz que os discípulos se reuniam diariamente. Isso era lá no templo. É de se perguntar quantas vezes esse moço viu Pedro e jaó. Quantas vezes eles já tinha passado.
Porque foi naquele dia, se ele já certamente passou varias vezes. Quanta vez será que o coxo pediu esmola? Porque aconteceu naquele dia, porque naquele dia o Pedro disse não possuo prata nem ouro, mas tenho algo e isso eu lhe dou. O que
Nós somos atraídos de fato por esse tipo de milagre. Nós queríamos ver mais esses milagres. De gente sendo curada. De gente sendo levantada do leito de enfermidade miraculosamente. Temos que fluir nos dons de poder, de revelação!
2º MILAGRE EXTRAORDINÁRIO É A UNANIMIDADE INSTANTÂNEA.
Esse milagre aconteceu um dia, o Senhor realmente tinha um propósito naquele dia ate de chamar a atenção para ouvir Pedro. Que não era a unica maneira da igreja crescer, porque o texto diz que todos os dias as pessoas indo salvas. O que quer dizer que a igreja não crescia movida a esse tipo de milagre. Ela crescia movida por outro tipo de milagre.
O milagre que acontecia todos os dias era o milagre da comunhão, da unanimidade.
Ø     Milagre do amor intenso.
Ø     Milagre da doação mutua.
Ø     Milagre do coração convertido ao outro.
Ø     De gente que se entendia. Não apenas se gostavam se entendiam.
Ø     Estavam buscando a mesma coisa.
Ø     Falavam a mesma língua, tinha a presença extraordinária do espírito santo.
Ø     Participar de um almoço, jantar era uma festa.
Ø     Sempre com alegria, elas se visitavam se importavam umas com as outras.
Ø     A necessidade de uma pessoa era o dever da outra. Qual milagre que precisamos.
Ø     Quantos de nós conseguimos celebrar unanimidade na própria família. Perseverança unânime dentro da própria casa. Esse é um milagre extraordinário.
Ø     Alguém conquistou o coração de seres humanos, converteu esses corações não somente a si, mas uns aos outros. De maneira que essas pessoas não somente se converteram a Deus, mas se converteram umas as outras.
QUAL DOS DOIS MILAGRES MAIS PRECISAMOS.
Se Deus dissesse para nós, vocês estão diante de duas oportunidades de milagres. Vocês terão o privilégio de escolher um.
O milagre de sermos remendados, porque toda cura física é um remendo, espero que seremos arrebatado e de qualquer maneira iremos aguardar a ressurreição.
Ou o milagre da unanimidade. Mas quando vivemos em comunidade, amigos, companheiros, gente que amamos comunidade, esses amigos nós aguardaram nos portais eternos.
Razões porque escolheria a unanimidade.

1º A UNIÃO ATRAI A BENÇÃO E A VIDA, O MILAGRE SÓ A CURA!
Ex.: Homem que recebeu a cura mas negou Jesus.
Salmos 133:1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.
A unidade atrai os dois.
Atos 14:8 Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar. Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, disse- lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava.
... 19 Em listra, Paulo e Barnebe Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto. Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe.
Ex.: Apostolo Paulo morreu, mas foi rodeado por amigos.
Ex.: A mãe doente de um amigo foi rodeada por amigos orando.

2º A UNIDADE, UNANIMIDADE, A VIDA COMUNITÁRIA ALEGRA QUALQUER PESSOA.
Atos 2:46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Ser feliz é ter tudo a sua volta do jeito que eu acho, mas a verdadeira felicidade é ser do jeito que Deus gostaria!
Ex.: Eles celebravam todos os dias. Era festa todo dia.
Ex.: Na infância, todos os dias eu tinha que ver alguns amigos.
Um grupo de pessoas conheceu o significado da palavra unanimidade. Em algum lugar, em algum tempo um grupo de pessoas reconquistou o sentido da palavra da unidade humana. Isso é o grande e verdadeiro milagre.
Estavam unanimes querendo uma mesma coisa, buscavam a mesma coisa perseverantemente todos os dias.
Lucas 16:9 E eu vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.

3º SÓ NA UNIDADE, COMUNIDADE EU CONSIGO PRATICAR O AMOR ÁGAPE. 
1 Coríntios 13:1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. 3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

A mensagem 1-3 Se eu falar com eloquência humana e com êxtase própria dos anjos e não tiver amor, não passarei do rangido de uma porta enferrujada. Se eu pregar a Palavra de Deus com poder, revelando todos os mistérios e deixando tudo claro como o dia, ou se eu tiver fé para dizer a uma montanha:"Pule!" e ela pular e não tiver amor, não serei nada. Se eu der tudo que tenho aos pobres e ainda for para a fogueira como mártir mas não tiver amor, não cheguei a lugar algum. Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça:sem amor, estou falido.

v4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,5  não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;6  não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
A verdadeira felicidade é se doar!
João 15:13  Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
Ex.: Eu não nasci para viver e sim para conviver!
Amar a Deus e ao próximo!
Ø     Viver para o próximo!
Ø     O alvo da vida Cristã é ser com Jesus!
Atos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Quando foi a ultima vez que você viu unanimidade em uma comunidade. Estou falando de uma unanimidade instantânea. Perseveravam unânimes. Não é só que eles concordavam com alguma coisa, eles estavam juntos fazendo a mesma coisa.
Eles partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração. Isso se chama milagre comunitário.
Milagre da ressurreição do verdadeiro significado da palavra comunidade. Do sentido de comunidade. Nós estamos aqui diante de uma experiência extraordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário