sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O PODER DAS DECISÕES

 JS 24:14-15“14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. 15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Js 24:14-15 (ARA)

“Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir.” Js 24:15ª (NTLH)

Introdução
A vida é feita de oportunidades e decisões. Muitos querem decidir, mas não tem oportunidade, outros tem oportunidades, mas não decidem.

Li hoje em uma rede social que: “Cada um decide o seu próprio caminho, e a vida se encarrega de lhe revelar o resultado de cada decisão”.
Se você é uma pessoa madura, vai concordar que sua realidade presente é produto de decisões que você tomou num passado distante ou recente. A partir de uma decisão, sua vida e destino podem ser afetados para sempre. Suas decisões diárias determinam o seu destino! Reflita sobre as decisões do passado e você certamente verá que elas estão repercutindo no seu presente.

A decisão de casar-se, da faculdade que escolheu fazer ou não, do emprego que você está hoje... Certamente essas decisões deram um novo rumo em sua vida.

A questão não é decidir ou não, pois ainda que você não decida, isso já é uma decisão. A questão é: Qual a decisão que se eu tomar agora poderá mudar o rumo, afetar meu futuro, transformar meu destino pra sempre? Transformar positivamente, é claro!

Outra questão a respeito é: Quais são as decisões que você vem adiando, postergando ou deixando pra amanhã? Decisões que você sabe que precisam ser tomadas e que poderiam trazer uma melhora grandiosa no dia a dia e no futuro, em sua vida? Talvez a decisão de fazer um novo curso, voltar a estudar, talvez a decisão de ler um livro ou de terminar de ler um livro, ou de escrever um livro. A decisão de dar um telefonema importante, a decisão de perdoar alguém, talvez a decisão de começar a praticar esportes ou parar de fumar. Talvez hoje seja o dia de você decidir crer em Cristo e em sua palavra.

Muitas pessoas estão sofrendo do mal do “qualquer dia”, ou algumas pessoas diriam “um dia destes”. Mas como você já ouviu dizer, “qualquer dia destes significa nenhum dia destes”. O que é que você está esperando?

É certo que, o que nos impede muitas vezes de tomar uma decisão é que normalmente associamos mais dor e desconforto na mudança e prazer em continuar como está do que o contrário. Decisões geralmente promovem mudanças e a maior parte das pessoas não querem mudanças, porque mudanças geralmente nos tiram da zona de conforto. Uma máxima da agricultura diz: Quer colher o que nunca colheu, plante o que você nunca plantou!”

Porém, se você entender definitivamente que todo sacrifício é temporário e a recompensa é para sempre, talvez perceba que mesmo que a tomada de decisão imediata seja desconfortável a recompensa poderá valer a pena! Pense por um instante! Qual decisão que se você tomar hoje irá mudar o seu destino de uma maneira positiva, próspera, sólida e que irá compensar o esforço? Reflita sobre isso, decida transformar a sua vida, decida colocar paixão, decida se auto disciplinar!
Voltemos ao texto compartilhado, e vejamos Josué conduzindo o povo de Israel à Terra Prometida. Diante da Canaã, diante da bênção, Josué, o sucessor de Moisés, convoca todo povo para uma assembleia, desafia a nação para uma decisão, para um posicionamento. Josué faz isso por que era um homem decidido.

Antes de continuar, gostaria de abrir um parêntese sobre Josué, pois pode-se dizer que a ousadia e autoridade para exortar e chamar a nação de Israel para uma decisão, deveu-se a 28 anos ininterruptos de uma liderança constante no temor de Deus, consequência de uma decisão de servir a Deus como líder da nação de Israel. Desde que assumiu a posição de líder em Israel, ocupando o lugar de seu discipulador Moisés, Josué nunca desistiu de seu alvo. Sempre foi constante em Deus. E agora, já com certa idade, mas com o mesmo vigor de décadas atrás, ele exorta o povo dizendo: 15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje (decidam), a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Js 24:14-15 (ARA)

“Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir.” Js 24:15ª (NTLH)
Deus quer que tomemos decisões!

Ele sempre nos desafia a decidir. Veja o que acontece com o profeta Elias antes de subir o monte Carmelo e desafiar os profetas de Baal. Em um momento difícil para Israel, pois o coração do povo estava dividido por conta da opressão de Jezabel, o profeta exorta-os dizendo:

“...Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o (decidam); se é Baal, segui-o (decidam). Porém o povo nada lhe respondeu.” 1Re 18:20

É preciso tomar decisões! Todavia, é bom considerar que o poder de Deus virá somente quando tomarmos santas decisões. Venceremos quando tomarmos decisões acertadas.

O que a Bíblia diz a respeito das decisões?

1º DECISÕES NOS LIBERTAM DA MALDIÇÃO DA NEUTRALIDADE!
“15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca...” Ap 3:15-16

O texto acima refere-se à igreja de Laodicéia, e a exortação que Cristo faz a esta igreja é muito séria no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual; que aponta para as pessoas que mantem uma posição de neutralidade, especialmente com respeito a assuntos espirituais. Deus é decisivo, e nós também precisamos ser! Toda diferença é consequência de uma decisão, de um posicionamento. E neste ponto eu preciso dizer principalmente para as pessoas que vivem amedrontadas diante dos desafios da vida: Decida-se! Saia de cima do muro! Caso ou não caso? Lidero ou não lidero? Dizimo ou não dizimo? Converto de vez meu coração a Cristo ou continuo nesse chove e não molha?
Saia de cima do muro! Decida!

Ainda que sua decisão não seja a mais acertada, certamente ela vai te proporcionar mais experiência. Quem erra, adquire experiência e coloca um degrau novo na vida.

Deus quer que sejamos pessoas decisivas porque toda decisão desencadeia poder!

2º DECISÕES IMPORTANTES DEVEM SER CUIDADOSAMENTE ANALISADAS.
“28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces (decidido empreender) e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” Lc 14:28-33

Nem todas as decisões são importantes e significativas. Existem decisões diárias que não são importantes e não trazem mudanças em nossas vidas, como por exemplo, decidir a cor de seu próximo automóvel, ou o modelo do sapato que você vai usar para trabalhar. Por outro lado, existem decisões que são determinantes e que nos levam a um caminho sem volta. Por isso precisamos ter muita atenção antes de tomar uma direção importante. Sua vida é algo muito sério para ser levada como uma brincadeira ou jogo de sorte.

No texto acima, Jesus nos ensina sobre o perigo da inconsequência. O Senhor nos diz para separarmos um tempo de qualidade e pensarmos nas consequências de decisões importantes. Ele diz que devemos calcular o preço que iremos pagar após uma tomada de decisão. Toda decisão tem uma etiqueta de preço, com um determinado valor.

Pense bem, ore muito, sobre o adultério, namoro, divórcio, etc. Desistir da igreja, do casamento, da liderança, do trabalho, certamente vai produzir consequências a curto, médio e a longo prazo. Tomar esse tipo de decisão hoje, afetará sua vida de maneira definitiva.

3º COMO DEVO DECIDIR AS QUESTÕES IMPORTANTES DA MINHA VIDA?
a)    Considere os efeitos de sua decisão, não seja um inconsequente!

Neste caso, vamos ler dois textos e extrair algumas perguntas que poderão ajudar-nos antes de decidir.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” 1Co 6:12 

“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” 1Co 10:23

Agora pergunte para si mesmo a respeito de sua decisão:

·         “Todas as coisas me são lícitas...” É lícito? (permitido?)
·         “...mas nem todas convêm.” Convém? (vai ser bom?)
·         “Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” Compromete sua liberdade? (ou é algo que te escraviza e te domina?)
·         “...todas são lícitas, mas nem todas edificam.” É coerente e condizente com a vontade de Cristo? (ou enfraquece sua fé?)
·         É útil para outras pessoas com quem você convive? Vai edificar o Corpo de Cristo, vai fortalecer a Igreja? (ou serve só para alimentar seu egoísmo?)

Se você pode responder positivamente a todas as perguntas, vá em frente! Se disse sim a algumas e não a outras (tem dúvida), é melhor orar e buscar a solução na Palavra de Deus até que tenha plena certeza, para então agir. Se a resposta for negativa em todas as perguntas, você corre grande risco e não deve continuar.

b)    Baseie sua decisão em seu interior e não nas circusntâncias.

“14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade...” Js 24:14a

“E Daniel assentou (decidiu) no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia...” Dn 1:8 (RC)

Decida com integridade e fidelidade!

Devemos decidir na base da integridade e da fidelidade. A palavra “integridade” tem a mesma origem de “interior”. Devemos interiorizar nossas decisões, ou seja, devemos nos desprender das circunstâncias exteriores e físicas para ouvir Deus em nosso interior.

Voltar a atenção para o nosso coração neste caso não significa confiar em nós mesmos, e sim, que devemos tirar os olhos das pressões exteriores. Vejamos o exemplo de Neemias que orou e jejuou 4 meses antes de decidir viajar para a sua terra natal para restaurar os muros de Jerusalém.

Para encerrar, eu quero te dizer que toda decisão, em especial a decisão de servir a Deus, precisa brotar do coração.
Porque, servir a Deus, precisa ser uma decisão consciente, uma decisão interior. Essa decisão significa dar a Deus a prioridade, o primeiro lugar sempre.


Coloque o Senhor no centro de suas decisões, faça d’Ele e da sua vontade o parâmetro para suas decisões e acerte em todas as suas escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário