terça-feira, 24 de março de 2009

Guarda o Teu Coração


Texto Pv.:4:23"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida".

Tenho pensado que, nesse tempo em que vivo, preciso mais do que nunca guardar meu coração. Sobre, e contra ele, vêm ataques, os mais variados. Percebi que em alguns momentos eu fraquejei e permiti que meu coração fosse atingido por dardos.
Por causa disso, e através da ferida aberta, a vida, a energia, se esvaiu e me vi lutando, sem forças, para me colocar de pé novamente. Não fosse o Senhor que sempre esteve ao meu lado, há muito eu teria morrido.
Tudo porque não protegi o meu coração nos momentos de ataques.
Normalmente, somos pessoas que gostamos de guardar coisas, isto é, mesmo quando não vamos precisar delas, não gostamos de jogar nada fora, pois nos parece que em algum momento nos serão úteis. Livros, cadernos, agendas, parafusos e chaves são alguns dos objetos que gosto de guardar.
O Senhor me falou nesses dias: "Guarda o teu coração!"
Tenho procurado saber de que devo guardar meu coração. Vi que existem coisas que andam perigosamente próximas do meu coração e podem atingi-lo com muita facilidade, pois assediam a todos nós constantemente, guarde seu coração dessas coisas.

Guarde o coração da avareza.
Avareza é a incapacidade de dividir, de compartilhar algum bem ou algum dom. É quando se retém algo que serviria para o bem de outrem.
É quando eu guardo algo de valor porque pode ser que me faça falta no futuro. Dependo, de alguma maneira daquilo e, pelo fato de retê-lo, adquiro uma certa confiança e descanso.
O descanso em Deus e a generosidade são o remédio contra a avareza. A Bíblia nos exorta a lançarmos o pão sobre as águas, distribuir à direita e à esquerda, exatamente por não sabermos o que nos sucederá no dia de amanhã.
Que atitude diferente daquilo que vemos hoje!
"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria" Cl 3.5;

Guarde o coração da impureza
Tudo aquilo que não é puro deve ser confessado e abandonado. Podemos estar sujos sem perceber, pois fomos nos sujando aos poucos.
Precisamos nos guardar de toda forma de sujeira. O mundo em que vivemos é sujo. É imundo mesmo. Ao tocar em pessoas e coisas somos impregnados pelo pó e pelas manchas que estão por aí. Somos contagiados em nossa maneira de viver, de reagir, pensar, falar, vestir, comprar, vender.
Temos duas portas de entrada que são os olhos e os ouvidos. Dessas portas, o material coletado vai para a mente para ser processado e se não cuidarmos, vai para o coração. Lembremo-nos que somente subirá ao santuário do Senhor aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, e que sem santificação ninguém verá a Deus (Sl 24.3,4; Hb 12.14; Mt 5.8)

Guarde o coração de ressentimento.
Ressentimento é, basicamente, sentir a mesma coisa de novo.
É quando eu passo por uma situação desagradável, ouço ou recebo algo e, ao invés de perdoar ou passar por cima disso como algo insignificante, penso e medito naquilo até que cresce e torna-se um problema enorme dentro de mim. Isto tudo, evidentemente, sem levar a questão diante de Deus, onde rapidamente poderia ser solucionado e esquecido.
Tudo porque não me guardei de sentir de novo, de refletir nos fatos sem a cobertura do Espírito Santo.
O santo remédio para isso é chamado na Bíblia de perdão.

Conclusão
Preciso guardar meu coração livre e incontaminado diante desse mundo louco e pervertido. Ele não deve ser produtor de invejas, maledicências, homicídios, enganos, fraudes etc. Meu coração precisa ser fonte de vida.
E vai ser! As pessoas que se aproximarem de mim vão receber da vida de Deus que estará jorrando dessa fonte. O que brotar de mim vai saltar para a vida eterna.
Meu coração vai ser uma ferramenta nas mãos do Espírito Santo para que ele sinta compaixão através de mim. Que ele ame por meio da minha vida. Que ele se hospede em mim. Que ele se derrame para as pessoas através de mim como canal limpo e incontaminado, sempre, em todo o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário