segunda-feira, 8 de março de 2010

Deus procura odres novos para encher de vinho novo!


Texto:Mc. 2:22“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.”
Introdução
Quando Jesus falou acerca disso era costume da época se guardar o vinho em recipientes chamados de odres. Esses recipientes eram feitos de pele de animais. Havia toda uma preparação. A pele era secada, curada, até que pudesse conter o vinho.
Esses odres quando novos eram flexíveis, mas quando ficavam velhos perdiam a elasticidade. Se fosse derramado vinho novo nesse odre velho, devido a sua fermentação, ele estourava, rompia e o vinho se perdia.
Quando Jesus falava sobre isso Ele ensinava sobre a necessidade de mudanças. Jesus nos ensina com essa palavra que muitos cristãos estão vivendo empacados, com a visão limitada de Deus e das suas próprias capacidades. A mudança deve partir primeiramente de cada um de nós.
“Todo mundo tem medo de mudança, no entanto é a única coisa que traz o progresso”. Depois do computador, ninguém mais quer uma máquina de escrever (os fabricantes devem ter ficado furiosos); depois do fax, acabou-se o telégrafo (alguém deve ter saído no prejuízo); a modernização dos bancos trouxe desemprego, é verdade, mas ninguém quer voltar ao que era. Não podemos dizer que tudo o que é antigo é ruim, mas tudo o que hoje é antigo um dia foi novo. Segundo a mente humana o vinho quanto mais velho, melhor, mas o texto de João 2:2-10 (as bodas de Cana) mostra que o vinho novo de
Jesus era melhor do que o vinho velho da festa. Deus é um Deus de coisas novas: Ele faz novas todas as coisas, Suas misericórdias se renovam a cada manhã e é Ele quem nos faz novas criaturas. O novo de Deus sempre vem pra melhorar. Mas se o novo de Deus é melhor, por que alguns ainda preferem o velho? – Em I Samuel 18:6-10, Davi representa o novo, o espontâneo, a superação do velho em quantidade e qualidade. Saul representa o velho, que não aceita o novo, que tem medo de perder o reinado para o novo e que tem inveja do novo. Existem alguns possíveis motivos pelos quais alguns preferem o velho ao invés do novo:
1• Há alguns que preferem o velho por gosto ou preferência pessoal. Eu não gosto assim e pronto. Tem gente que até hoje só bebe café em caneca de alumínio. Tudo bem, mas será que todo mundo tem que beber também?
2• Há alguns que se acomodaram ou se acostumaram ao velho. Tem um ditado que diz que se mudar a cor do capim, o burro morre de fome;
3• Há aqueles que se beneficiam do velho de alguma forma, talvez pelo estilo de ministério que têm ou pelo controle que exercem através do sistema já existente;
4• Há alguns que têm medo do novo porque outros fracassaram. Até certo ponto o zelo é bom, mas já imaginaram quantas pessoas caíram até o primeiro avião levantar vôo? Ainda bem que não desistiram de tentar;
5• E há aqueles que não querem o novo porque são contra tudo mesmo. Diz um ditado que quem não tem opinião própria acaba sempre contrariando a dos outros.
Precisamos deixar de ser odres velhos. Precisamos ser transformados.
Mas como isso irá acontecer?Pela renovação da nossa mente (pensamentos)
Rm 12 1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Ef 4:22-24 No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
A batalha decisiva acontece em nossa mente, por isso ela precisa ser renovada dia-a-dia.
Para sermos verdadeiramente transformados em odres novos, e assim, estarmos prontos para receber o vinho novo, precisamos compreender o ciclo que vai gerar essa mudança.
O Ciclo
PENSAMENTO -> SENTIMENTOS -> ATITUDES

· Os pensamentos definem os nossos sentimentos;
· Os sentimentos definem as nossas atitudes;

Alguns sentimentos têm o poder de nos paralisar e são conseqüências dos nossos pensamentos: Timidez, insegurança, baixa estima, incredulidade, desconfiança, negativismo, isolamento, egoísmo, ansiedade, medo…
Esses sentimentos vão definir as nossas atitudes, e assim, o nosso comportamento.
O que devo fazer?
1º Pensar de maneira diferente; Fp 4:8; Cl 3:2; 2 Co 10:5
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
2º Pensar diferente influenciará nosso sentimentos
3º Abandonar, desistir dos sentimentos infantis.
1 Co 13:11;Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
O Senhor tem os melhores pensamentos a nosso respeito. Ele faz planos para sermos vitoriosos. Jr 29:11”Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”
Conclusão
Quem não quer o novo e faz oposição sem se importar se é de Deus ou não, com rebeldia obstinada, acaba abrindo a porta para entrada do diabo. O obreiro velho (Saul) sentiu tanta raiva e inveja do obreiro novo (Davi) que ficou endemoninhado. Não adianta: por mais que resistamos, o velho acaba sendo superado pelo novo!Sejamos odres novos para receber o vinho novo de Deus! O VINHO NOVO SÃO AS COISAS NOVAS QUE DEUS QUER FAZER E O ODRE NOVO PODE SER TANTO UMA VIDA
RENOVADA, COMO UMA ESTRUTURA ECLESIÁSTICA RENOVADA.
Compartilhando a palavra
Você se sente um odre novo, para receber o vinho novo de Deus?
Como esta o seu odre, pronto para receber o vinho novo de Deus, ou precisa-se de um odre novo?
Segundo a palavra ministrada o que você entende por vinho novo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário