quarta-feira, 24 de março de 2010

Sendo um templo Glorioso do Senhor

TEXTO: I Co. 3.16-17 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

1 – O PROPÓSITO DO SENHOR SEMPRE FOI QUE FÔSSEMOS SEU TEMPLO (Gn. 12.1-3/ Gl. 3.13-14):
Deus sempre quis habitar com o homem e no Interior do homem e isso sempre esteve explícito nas páginas de toda a Bíblia. Deus não quer ser um Deus lá no céu e Ele sempre desejou estar entre nós. Estes textos mostram o desejo de Deus em habitar no coração e na interioridade humana. A promessa que Deus fez a Abraão se cumpriu por meio da fé em Jesus Cristo, recebendo assim o Espírito prometido. Em Ap. 21.1-3 vemos novamente o relato do grande propósito de Deus em habitar em toda a carne fazendo-a Sua Igreja, de forma simples, Deus deseja morar em cada ser humano deste planeta.

2 – O DIA EM QUE DEUS MUDOU DE ENDEREÇO (At. 2.1-4):
A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes e todo o livro de Atos narra à mudança de Endereço de Deus. No Antigo Testamento vemos que Deus morava no céu (Sl. 115.2-3), mas no Novo Testamento houve essa mudança e hoje o nosso Deus mora dentro de nós. Até o dia de Pentecostes, Deus visitava a Terra e repousava em alguns homens, exemplo disso está em Sl. 51.11, em outras palavras Davi está dizendo: “Eu sei q o Seu Espírito veio sobre mim, por favor, não o retires de mim, pois preciso Dele para andar em Sua presença”. Davi já havia visto isto acontecer ao rei Saul, e em temor não queria que isto acontecesse a ele. Deus havia prometido que o Espírito seria derramado definitivamente sobre a terra, a primeira parte da promessa cumpriu-se quando Jesus veio habitar entre nós “Deus Conosco”, mas após Sua morte e ressurreição, toda a promessa se cumpriu e o Espírito foi derramado, fazendo de nós morada do Senhor.

3 – COMO SER UM TEMPLO GLORIOSO DO SENHOR (II Co. 5.17):
1º - Novo Nascimento: O Novo nascimento significa o nascimento para uma nova maneira de ser, de existir e de viver. Mudança completa de direção. Deus deseja habitar no homem, mas para tanto, existe a necessidade de reconciliação, que foi efetivada na cruz, resultando numa nova disposição do homem para com Deus.

2º Negar a Vida na Alma: Jesus não deu nenhuma lista para segui-lo, porém deixou claro que para segui-lo a única condição seria negar a vida na alma. Negar a vida na alma implica em muitas coisas, mas uma das mais importantes é aprender a perder, somente na vida, sob os caminhos misteriosos de Deus, é que se aprende a perder como quem ganha sempre. Aquele que tem revelação do verdadeiro Evangelho descobre que muitas das coisas que aparentam “perdas” diante dos homens, são os melhores e maiores ganhos de sua existência (At. 20.24). Jesus é o nosso maior exemplo e graças a Sua “perda”, hoje podemos obter nosso bem maior, a nossa salvação e regeneração.

3º Deixe o Fogo Santificador te Queimar: A vida da igreja é uma vida de seguir o Senhor e nela não há espaço para a vida natural do velho homem. Temos a tendência natural de rejeitar o que temos de ruim e nos apegar às coisas boas de nosso ser caído. Mas, através da experiência de Pedro vemos que a melhor maneira de negar a vida na alma é quando nossas falhas são expostas, nos arrependemos e experimentamos o fogo interior do Espírito queimando as impurezas existentes em nossa vida humana natural, contrárias à vontade Deus. Esse tipo de experiência nos leva a reconhecer o quanto ainda somos naturais e quanto precisamos ser batizados com fogo.

Compartilhando a Palavra
1.O que você entende quando a biblia nos afirma que somos templo do Espirito Santo?
2.Você se sente um templo glorioso do Senhor?
3.Você já nasceu de novo, para ser templo do Espirito Santo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário