segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Princípios para o Crescimento da Igreja II

Texto: Marcos 2:1-5
Na semana passada começamos a falar dos princípios para o crescimento da igreja, e falamos do primeiro principio que é o descanso, não de um descanso físico, nem um descanso como o de Jonas o descanso da omissão, nem o descanso de Davi o descanso da preguiça e nem tampouco o descanso da passividade, mas um descanso no Senhor. O descanso de Deus não é passividade, o descanso de Deus implica num segundo principio quem descansa este disposto ao sacrifício.

2°Principio Sacrifício
Como que Jesus vê a fé, isso aqui é interessante tudo que Deus faz Ele faz no descanso, o homem de Deus vive pela fé a fé é o descanso.
Agora como é que Jesus viu a fé daqueles quatro homens, a fé teve que ser mostrada, teve que ser vista.
Jesus viu e ficou admirado com o esforço e com o trabalho desses homens. Naquela época não tinha cadeira de rodas o paralitico ficava o tempo todo deitado, alguns morriam a mingua. Mas esse paralitico aqui era abençoado porque ele tinha amigos, bem aventurados quem tem amigos como esses.
Eu acho que tenho amigos assim, é bom ter amigos assim.
A grande questão aqui não é se você tem tais amigos, a grande questão é se você é amigo de alguém assim?
Nós queremos ver a nossa igreja, nossa célula e nossa vida crescendo, pra isso precisamos fazer um sacrifício, jejum, oração, tempo com Deus, consagração, etc...
Os amigos daquele paralitico estavam se sacrificando por alguém.
E eu te pergunto nesta noite você tem se sacrificado por alguém?
João 15:13- 15 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”
Ser amigo de alguém não é fácil pois este texto mostra que Jesus se entregou por seus amigos, que somos nós hoje.
Muitas vezes somos indagados, até aonde eu devo caminhar com fulano, até aonde eu vou orar por ela, qual que é o limite?
Não há uma resposta pra isso, você é quem tem que dizer até aonde você esta disposto.
Até onde você esta disposto a ir depende da amizade que você tem com essas pessoas, amigos vão longe, amigos vão até a porta do inferno tomar a chave da mão do diabo, amigos fazem isso, se você é amigo você vai, se você não é não precisa ir, não somos amigos de todos é verdade eu reconheço, mais de alguém você tem que ser.
(Historia do Hans e Enedi)
Talvez você possa dizer pastor, mas eu não posso crer pelo outro ele que tem que crer eu não posso orar pelo outro. Mas a bíblia fala que Jesus viu a fé dos quatro homens porque aqueles homens decidiram crer pelo amigo, pois era amigo deles.
(História do Severino)
A bíblia diz que aqueles 4 amigos deixaram a sua comodidade, para levar aquele homem até Jesus.
Hoje não pode ser diferente temos que sair da nossa comodidade também para levarmos as pessoas até Jesus.
Jesus saiu da sua comodidade da sua zona de conforto para pisar na cabeça do diabo, sabe porque? Porque Ele era e é o nosso amigo. Amigo de pecadores como eu e você.
Até aonde você esta disposto a ir? Muitos dizem pra que continuar investindo nesta pessoa ele não tem mais jeito não deixa ele pra lá.
Mas a bíblia diz que aqueles quatro homens não, eles resolveram ir até Jesus, ai foram não sei quantos quilômetros andaram, alguns anos atrás quando alguém morria carregavam se o caixão na mão até o tumulo, uma pessoa morta ou desmaiada parece que pesa o dobro. Não sabemos como esses amigos carregavam aquele paralitico mas posso imaginar que deu trabalho.
E quando chegaram lá onde Jesus estava não tinham como entrar na casa, por causa da multidão. Muitos nessa situação talvez deixassem aquele paralitico ali dizendo já fizemos a nossa parte agora deixe ele ai quem sabe quando Jesus sair daí se compadeça dele.
Mas aqueles quatro amigos não, eles resolveram algo mais, eles analisaram a situação e falaram o seguinte vamos subir no telhado e vamos descer ele em cima de Jesus, você teria esta ideia?
Só quem é amigo esta disposto a fazer um negócio desse irmão, agora vamos imaginar a situação envolvida e aqui esta o segundo principio e dispuseram ao sacrifício aqui é sacrifício, imagine a situação eles tinham que subir no telhado.
Eles tiveram que quebrar o telhado (laje com ladrilho) imagine a cena tiveram que arrumar instrumentos para o serviço, talvez você ache que eles fizeram um buraco pequeno, mas não a bíblia diz que eles desceram o paralitico na maca ou seja tiveram que fazer um buraco aproximadamente de um metro por dois metros, imagine Jesus pregando e eles quebrando la encima.
Queridos isso é o mínimo que Deus quer de nós se sacrificar por alguém para alcançarmos ele para o reino para que haja o crescimento da igreja.
(Historia do bêbado)
Alguns abandonam aquele que precisam outros não, vão até o fim, até as ultimas consequências.
Aqueles homens se esforçaram tanto para ajudar aquele amigo, corriam o risco de tomar uma dura de Jesus, difícil irmãos, mas são estes que ganham a benção de Jesus estes homens estavam descansando na fé, mas suaram a camisa, estes aqui vão ver o milagre, por isso que a bíblia fala que Jesus viu a fé deles, porque Jesus viu porque eles subiram no telhado quebraram o telhado, desceram o paralitico até Jesus, sendo assim Jesus viu a fé daqueles homens e não do paralitico Jesus quer ver a sua fé e resolver salvar os seus amigos.
A bíblia diz que segundo a fé daqueles quatro homens, o milagre aconteceu na vida daquele paralitico que agora já tinha ouvido Jesus dizendo a ele “...a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.”
Mas ai você pode pensar “agora acabou todo sacrífico já foi feito”, que nada engano seu, ainda tinha mais um pouquinho para aqueles quatro homens, eles ainda voltaram a casa e foram arrumar o telhado e limpar toda sujeira que tinha ficado por conta da abertura que fizeram.

Conclusão
Meus irmãos que esta palavra não venha ficar só na teoria em sua vida, mas que você possa ser amigo de alguém a ponto de se sacrificar por ele, assim como estes quatro homens fizeram, pois maior sacrifício que este o Senhor Jesus fez por nós naquela cruz, fazendo assim certamente veremos nossas células se multiplicando a nossa igreja crescendo para a glória do Senhor nosso Deus.

Compartilhando a Palavra
1.Você tem se sacrificado por alguém, para leva-lo até Jesus?
2.Segundo a palavra ministrada aqueles homens não mediram esforços, para levar aquele homem até Jesus, e você até que ponto esta disposto a isso?
3.Qual é a maior dificuldade que você tem tido para levar alguém até Jesus?
4.Compartilhe conosco se você já se sacrificou por alguém e obteve resultado positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário