terça-feira, 30 de outubro de 2012

AS 3 VOZES QUE ATUAM NA IGREJA.


Texto: Oséias. 4: 6.
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

A todos os instantes de nossa vida temos que tomar decisões;
Você já teve que tomar uma decisão séria? Qual foi a escolha mais importante da sua vida?
·         Casamento.
·         Ou mudança de emprego.
·         Ou uma decisão séria e seu ministério.

DEVEMOS BUSCAR A VONTADE DO SENHOR QUE É BOA PERFEITA E AGRADÁVEL
Existem três tipos de vozes que constantemente falam aos nossos ouvidos com o intuito de dirigir as nossas vidas.
Essas vozes brigam por nossa atenção e direção de nossas vidas. E a nossa condição hoje é resultado de ouvirmos uma dessas vozes. Qual é a voz que está dirigindo a sua vida? Gostaria de compartilhar sobre essas três vozes que no direcionam.

1. A VOZ DO HOMEM!
Jeremias 17:9 – 10. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Há uma expressão muito ouvida em novelas, filmes, em palestras, já conhecidas por todos “siga o que seu coração mandar”.
Mas todas as vezes que seguimos o nosso coração estamos nos enganando a nós mesmo.
Todos nós se seguíssemos o nosso coração não estaríamos nem na igreja, nem orar, nem célula, nem discipulando, etc.

Mas será que a palavra de Deus também pensa assim, (siga o que seu coração mandar).  será que ela concorda com essa frase? Salomão, homem mais sábio que já existiu disse em...
Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.
BLH 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (não tem nada há ver com Deus ou com o diabo)
Ele pede que acima de tudo, que a principal coisa, que aquilo que nós devemos mais cuidar é o nosso coração, outras versões colocam pensamento, pois nesse contexto coração são nossas motivações, intenções, vontade, onde procedem todas as saídas da vidas, sonhos, decisões, metas.
Mas devemos guardar nosso coração de quem afinal?
·         Do casamento errado.
        Da mudança de emprego.
·         Mudança de cidade.
·         Da célula que você faz parte.

Devemos guardar o coração de nós mesmos. A natureza do nosso coração é enganosa e traiçoeira, em nosso coração e vontades naturais não habita bem algum, Paulo constatou isso, e se queixou em Romanos 7:18
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Paulo lamenta a luta que ele tem que fazer para ele conseguir fazer o bem, porque isso vai contra a vontade de sua carne e seu coração. Sabemos que não é fácil dizer não ao pecado, é uma luta constante, e muitas pessoas tem aceitado ser derrotado pela prostituição, pela bebida e outros vícios, pois acham que é normal, “é a idade, eu não sou de ferro, sou homem, sou mulher, e é minha natureza não posso fazer nada, como vou lutar contra meu desejo”, por isso que o mundo la fora está cheio de homossexuais, adúlteros, fornicadores, beberrões e tantos outros, porque resolveram seguir seus extintos, seu coração, e não sabem que eles são enganoso, e mais do que isso, perverso! Sua doença é incurável! Quem é capaz de compreende lo? nem nós mesmo compreendemos, e somos traídos por ele, aí você pensa “estamos lascados não tem solução pra nós” Paulo também acho que se desesperou, veja o que ele diz no vs. 24 do capitulo 7 de romanos.

Quem é capaz de compreendê-lo (coração)?
Jeremias 17:10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
·       Ou seja, frutos são consequências de nossas obras,
·       Nossas obras são consequências do desejo do nosso coração,
·       Logo se nosso coração é corrupto e perverso, nossos frutos não serão nada bons e nosso fim será horrível,

Mas Davi por conhecer isso clamou ao Senhor no Salmo 139:23-24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Você tem pedido para o Senhor sondar o seu coração e guia-lo?
Não adianta nada dizer que O aceitou, que o ama se não deixar que ele examine-o e convença das suas motivações erradas, e deixe-o guiar por um cominho eterno.
Peça para o Senhor o examinar, peça para que ele lhe mostre onde você está errado, quais são as atitudes que você deve mudar. Veja

Atente para essas três passagens a mais.
Provérbios 28:26. Os que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.

Salmo 81:11 Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andaram segundo os seus próprios conselhos.
EM UM DIA DE FÚRIA, MOISÉS DEIXOU DE ENTRAR NA TERRA PROMETIDA. (Nm. 20; 11). Foi a ira que tirou Moisés de viver o melhor.
A maioria das pessoas colhem os frutos de atitudes baseadas no coração, e depois vem para o pastor juntar os cacos.

2. A VOZ DO DIABO!
Mateus 16:23. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
O DIABO E O HOMEM SEMPRE ESTARÃO CONTRA O MOVER DE DEUS!
Podemos ver que o diabo fala na mente do homem, Pedro é um exemplo disso;
Logo após ter recebido a revelação de Deus, deu ouvidos ao diabo.
Muitas pessoas não vivem o melhor de Deus por dar ouvido a voz do diabo;
  • Aceitação. (ouço a voz do diabo e tomo aquilo como realidade)
  • Verbalização (ouço a voz maligna e ainda declaro o que ouvi)
  • Opressão (ouço a voz do diabo já se tornou uma fortaleza, e tomo isso como convicção)
  • Possessão (Já se tornou uma casa para satanás)
Mateus 12:43-45. Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando por repouso, porém não encontra. Por isso diz: voltarei a minha casa de onde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.

Marcos 3:14-15 Então designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar, e a exercer a autoridade de expelir demônios.

Marcos 6:12-1312 Então os discípulos foram e anunciaram que todos deviam se arrepender dos seus pecados.
13 Eles expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles.

Os discípulos foram enviados para expulsar demônios!
Ele governa Através da opressão.
Ou seja, crentes que tiveram um novo nascimento e ainda vivem na pratica do pecado;
E o principal, influência, manipulação.
É por isso que existe muita gente acumulada de bom ensino, mas não tem vitória, não tem testemunho no âmbito familiar, não consegue romper em muitas áreas, pois está vivendo debaixo de influência maligna sim, esta sendo manipulado sim, conduzido por espíritos demoníacos.
Por isso que ainda temos tantos crentes que tem uma língua maldita, outros tão avarentos que na hora de contribuir gelam.
Outros não se alegram com a prosperidade dos outros, e outros continuam com as mesmas briguinhas.

Você conhece pessoas que estavam na igreja e hoje estão com a vida destruída?
Começa com um pensamento do diabo, depois vira uma vontade para depois virar uma ação!
Por isso que precisamos entender que a mente não é somente a sede da alma, mas é também um campo de batalha espiritual.
VOCÊ JÁ TEVE O DIA DE DESÂNIMO? É na mente que vamos alcançar a vitória ou a derrota.
(“HAA DEUS MANDOU EU PARAR”   PELO CONTRÁRIO DEUS SEMPRE VAI MANDAR VOCÊ AVANÇAR)
2 Coríntios 10:3 3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5  e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,

QUANTOS ESTÃO ENTENDENDO ATÉ AQUI?
Não devo dar ouvidos ao meu coração.
Devo resistir a voz do diabo.

3. A VOZ DE DEUS.
É a voz que devemos ouvir e ser guiados por ela.
Romanos 12:2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Gálatas 5:17.  Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
A principal causa de morte espiritual no Corpo de Cristo é o isolamento. É lamentável quando ouvimos pessoas dizendo: “Cristo sim, Igreja não”.  
Como é possível aceitar a Cristo e rejeitar Seu Corpo? Isso mostra que não discernem o Corpo e, por isso, estão morrendo.
Não entendem que Cristo não é apenas a cabeça, mas o corpo inteiro.

A VOZ DE DEUS NESTES DIAS É SOBRE A UNIDADE DA IGREJA!
Mas por que é tão difícil viver em unidade? Por que a nossa carne é contra a vontade de deus.
Salmos 133:1. Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.3  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.

Nenhum membro pode se recusar a envolver-se no Corpo!
Orar juntos!
Orar uns pelos outros!
Palavra pregada no dia 14/10/2012 na COPOLI pelo Pr .Alex Quina


Nenhum comentário:

Postar um comentário