terça-feira, 30 de outubro de 2012

SERVINDO AO SENHOR COM ALEGRIA



Texto: Salmos 100
1 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.  2  Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.  3  Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.  4  Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.  5  Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

 Introdução
O Salmo 100 não começa dizendo apenas “Celebrai ao Senhor”, mas: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras”. Ele não diz apenas “Servi ao Senhor”, mas: “Servi ao Senhor com alegria. Não está escrito somente “apresentai-vos diante dele”, mas: “apresentai-vos diante dele com cântico”.
Não é difícil de encontrar cristãos que não tem mais Alegria em Servir ao Senhor, não tem mais garra, pique, emoção. Os mandamentos do Senhor pra ele virou pesado, penoso. Todo cristão passa por cinco fases na sua vida: Fase do Descobrimento, da Paixão, do Realismo, da Acomodação e da Obrigação. Estas cinco fases será o tema que abordaremos nesta ocasião.

I – DEVEMOS SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA
A alegria é a mola propulsora do entusiasmo. A raiz da palavra Entusiasmo é Cheio de Deus.
A Alegria do Senhor é a nossa Força. Si estamos fracos é que esta faltando Alegria.
A alegria da ao homem Disposição de Servir.
Se alguém serve sem alegria, o trabalho não rende, não dá fruto, fica emperrado.
Se, porém, houver alegria, tudo fica mais fácil, os obstáculos são vencidos, as barreiras são quebradas.
Servir ao Senhor com alegria dá paz ao coração, dá ânimo a quem faz, e contagia a quem está em volta.
Quem serve ao Senhor com alegria faz bem feito, faz com cuidado, com zelo, com dedicação. Não precisa
ser fiscalizado. Porque faz com amor, com interesse, por fazer para Deus.

Ilustração: Certo homem era vizinho de uma igreja evangélica. Todos os dias de culto passava em frente do templo, olhava, mas não fazia questão de entrar. E assim passaram-se anos. Um dia, porém, aquele homem adentrou ao templo, ouviu a mensagem e, na hora do apelo, foi à frente, aceitando a Cristo como salvador. O pastor, muito feliz, fez questão de cumprimentar o novo convertido, dizendo-lhe: Estou muito feliz porque você ouviu a mensagem que preguei nesta noite, e aceitou a Cristo! Ao que o homem respondeu: Não, não foi por causa da mensagem. O que me fez entrar na igreja foi o sorriso daquele porteiro que fica lá, na frente do templo. Ele me contagiou. Sempre que passo, ele me cumprimenta com um sorriso. E isso me fez pensar que ele é feliz, e resolvi entrar e ser crente. Aquele porteiro soube fazer diferença. É que ele estava ali, não por sentir-se obrigado, mas por servir ao Senhor com alegria.

II – AS CINCO FASES NA VIDA DO CRISTÃO
1.      Fase do descobrimento: Nesta faze tudo é novidade, tudo é lindo. Descobre a Salvação, o Batismo, descobre os Dons. Descobre sua chamada, seu Ministério. Vive o primeiro amor na sua essência.
2.      Fase da paixão: Faze de colar adesivo gospel no carro, de só tocar musica evangélica, de ter no porta luva do carro pregações do pastor. De não perder um culto, de contribuir abundantemente. De não sair do culto sem cumprimentar todos seus irmãos.
3.      Fase do realismo: É a fase que começa a perceber que a Igreja é composta de seres humanos, com seus defeitos, com seus temperamentos. Descobre que há no meio da congregação pessoas com conflitos de caráter.
4.      Fase da acomodação: Esta fase pode chegar a ser a mais perigosa, as pessoas se acomodam negativamente, se conformam com os erros. Vai deixando para corrigir depois. Precisa orar mais, mas deixa para depois.
5.      Fase da obrigação: Certos adolescentes ou jovens vão à igreja por obrigação, por obedecer ao pai e a mãe. Adultos também se sentem assim,



III – SERVIR COM ALEGRIA - E ALEGRE A MIM TAMBEM
1.            Certos crentes precisam ouvir o que vou dizer agora, tem algumas coisas que você precisa deixar de falar, não só pelo Senhor, mas para mim que sou seu irmão a fim de que me sejas agradável. Estamos sendo observados (nuvem de testemunhas).  (Hb 12.1) Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Tem gente falando mal de nós. (1 Pe 2.11,12) Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

2.  Não estou aqui para agradar o homem: (1 Jo 4.20) Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

3.  Para de falar de lutas: Elas existem, são reais, mas se vives falando delas diariamente algo esta errado.

4.  Para de atribuir tudo a satanás: Às vezes acontecem coisas que é falta de sabedoria, falta de prudência. Tem gente que vive falado de satanás também com muita frequência. O propósito de uma Igreja é cultuar adorar a Deus, mas têm algumas que se especializaram em só falar de satanás. Onde estamos adorando de verdade a Deus, não podemos desvirtuar o culto falando de maldição, de opressão.

5.  Para de falar que é difícil: Veja que o Salmista disse o quanto é bom Servir ao Senhor (Sl 19.7-10) A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.

6.  Pare de combater o emocionalismo: Ao Servir ao Senhor com alegria, somos levados a viver diferentes emoções, choramos, cantamos, rimos, glorificamos. Somos exortados a Celebrar, Louvar, Aplaudir. Isaias 12.3 diz: E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Tirar água de uma fonte em si já traz alegria, imagina tirar das Fontes da Salvação?

7.  Para de dizer que é penoso: (1 Jo 5.3,4) Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penososporque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa que tem servido a Deus com alegria e ousadia, ou tem se esforçado muito pra isso?
2. Em qual das cinco fases que compartilhamos hoje você esta vivendo?  fase do descobrimento, fase da obrigação, fase da paixão, fase do realismo, fase da acomodação.
Palavra pregada no dia 28/10/2012 na COPOLI pelo Pr.Alex Quina

Nenhum comentário:

Postar um comentário