terça-feira, 30 de outubro de 2012

Características de filhos e empregados


Texto: Gálatas 4: 7
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
Introdução
Nestes dias de mudanças e transições como igreja precisamos ter um fundamento sólido. Deus edifica a partir da paternidade. Fomos gerados por alguém. Durante a nossa jornada cristã teremos muitos pais espirituais. Algumas pessoas vêem o relacionamento dentro da igreja como sendo apenas hierarquia, status, organização. Temos funções no corpo, não cargo. Não é uma questão de alguém ser mais que o outro, apenas por termos funções diferenciadas.
Se temos filhos e os vemos como tais, não há a possibilidade de os mandar embora.  Esta paternidade espiritual não se limita à idade cronológica. Não importa o quanto os filhos são imaturos, negligentes, incultos – são filhos. Filhos não se escolhe. Você pode até achar que há outros mais inteligentes e especiais do que os seus filhos.
É possível ter gente na igreja que não recebe em dinheiro, mas tem trabalhado esperando receber algo em troca. “Eu trabalhei tanto nesta igreja, e olha aí o que eu recebi no final!”.

1.    Filhos edificam a casa.
Empregados simplesmente servem na casa. Filhos geram, empregados fazem coisas e somente fazem o que é mandado.
De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. (Gl. 4:7)
O empregado só faz o que é função dele; o filho se torna responsável pela casa. Empregado não está nem aí se algo se estraga, perde.

2.    Filhos incorporam o coração do pai e tomam o sucesso do trabalho do pai como sendo deles.
Empregados sempre querem tomar alguma coisa de seus pais, filhos herdam.  Todos começam a vida no reino tendo a oportunidade de serem fieis àquilo que pertenceu ao pai. Você recebeu dele o ministério. Lucas 16:12 diz: “E se no alheio não fostes fieis, quem vos dará o que é vosso?”.
É o pai quem põe seu filho nos ombros para que veja mais longe.

3.    Filhos são sempre voltados à família. Empregados são voltados às questões problemáticas do ministério.
Empregados dividem a família por causa de um problema. Eles não são da família. Filhos possuem a agenda do pai e não procuram fazer a sua própria obra. Filhos sempre pensam corporativamente; empregados focam nos seus direitos.

4.    Filhos usam a linguagem da família, empregados usam a terminologia própria.
Filhos dizem: “Nós, nosso”. Empregados dizem: “Eu, meu, deles”. Quando o pai está sob ataque o filho diz: “Nós estamos sendo atacados”. O empregado sempre fala como quem está do lado de fora. Esperam salário e cedo ou tarde cobrarão recompensa.
Perguntaram a um pastor da Universal porque eles falavam todos do mesmo jeito: “É porque nós temos o mesmo coração”.
O filho fala: “A nossa igreja tem muita coisa que mudar!” O empregado sempre aparece com uma lista de defeitos dentro da igreja.

5.    Filhos honram a autoridade. Empregados negociam, expondo a nudez.
Filhos nunca ficam felizes expondo a nudez do pai. Empregados usam a nudez da autoridade para buscar promoção. Veja o exemplo de Noé e seus filhos (Gn. 9:20).
Quando a família é atacada os filhos resistem o inimigo. Sl. 127:5 “Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta”.
Aljava é um recipiente para se colocar setas ( flechas); largo e aberto na parte superior, estreito e fechado na parte
inferior, que se coloca pendente no ombro.

6.    Filhos espontaneamente honram a seqüência de comando. Empregados questionam esta seqüência.
Quando o pai coloca alguém sobre os filhos, estes não procuram se ligar a outro ministério. O teste que separa o empregado do filho é este “Você pode se submeter a alguém de quem você não gosta?”. Um bom soldado se submete a qualquer comandante.

7.    Filhos querem compartilhar suas vidas com o pai.
Os filhos assumem a visão da casa, porque a visão do pai vem antes da visão da família. Eles não procuram mudar a visão da família, antes eles trabalham pela visão que já existia antes deles chegarem.

8.    Filhos ligam pessoas novas à família. Empregados ligam pessoas novas a si mesmo.
Filhos não possuem agenda própria. Empregados não estão edificando a casa, estão edificando sua própria visão dentro da casa.

9.    Filhos localizam a edificação. Empregados focalizam as aparências.
A importância e a auto-estima do filho procedem do pai. Os empregados precisam inflar números para parecerem bem-sucedidos.
Quando você não é valorizado por seu pai, você precisa se valorizar por aquilo que consegue fazer.

10.  Filhos compartilham sua vida. Empregados somente dizem o que querem que você saiba.
Vida íntima consiste naquilo que realmente pensamos, sentimos e acreditamos. Um filho compartilha seu coração. Empregados querem sempre parecer estar bem. João 15 diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu pai vos dei a conhecer”.

11. Filhos assumem a disciplina. Empregados culpam outros.
Empregados não suportam disciplina. Não podem assumir a responsabilidade porque se sentem inseguros. Têm receio de serem demitidos ou rejeitados. Esse é um teste fundamental para saber se alguém é filho ou empregado: “Ele pode se submeter à disciplina”.

12. Filhos podem ser ajudados no seu potencial. Empregados já chegam crescidos. Nada pode ser acrescentado.
Empregados, sabem tudo. Não estão dispostos a aprender. Filhos querem aprender e se esforçam para fazer o melhor com um espírito de excelência. Filhos estão dispostos a assumir a culpa e a responsabilidade porque estão seguros de sua posição de filhos.
Quando edificamos sobre filhos, o fruto permanece. Precisamos escolher pessoas com as quais podemos nos edificar. Pessoas que tenham um coração correto e uma atitude de espírito de um filho. Não devemos escolher empregados por causa de suas habilidades naturais. Devemos gerar filhos.

Conclusão
1.Qual a sua postura aqui na COPOLI (igreja). Você se vê como filho ou empregado?
2.Você se sente solto na igreja, ou está vinculado a alguém?

Palavra pregada no dia 21/10/2012 na COPOLI pelo Pr.Alex Quina







Nenhum comentário:

Postar um comentário