terça-feira, 14 de maio de 2013

MARIA: UM NOME E TRÊS LIÇÕES!

No Novo Testamento tem três mulheres muito importantes que têm o nome de Maria. É claro que não são as únicas, mas vamos tratar de algumas que são verdadeiros exemplos para nós e podem nos ensinar grandes lições. Maria significa ‘soberana’, ‘senhora’, ‘maioral’ e ‘mulher que ocupa o primeiro lugar’. Vejamos, pois, que lições nos deixaram essas mulheres de Deus.
F.T.: Em primeiro lugar...
I – MARIA MÃE DE JESUS QUE NOS ENSINA A LIÇÃO DA OBEDIÊNCIA: Lucas 1.26-38
1.1. Sempre que se fala em Maria, logo se lembra da mãe de Jesus, e com razão, porque de todas as mulheres essa foi a mulher mais bem-aventurada da humanidade por se tornar a mãe do nosso Salvador Jesus Cristo. Mas a mais linda lição que aprendemos com ela, foi sua atitude de submissão e total obediência ao chamado de Deus. (Lc 1.26-38)
1.2. Uma mulher que foi surpreendida pela visita de um anjo. Recebeu uma missão dificílima, pois estava noiva de José e deveria contar para ele sobre a gravidez sobrenatural. Mas, veja o que ela disse ao anjo: “aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.”
·      Quantas vezes Deus requer algo de nós e a nossa resposta é uma desculpa, uma objeção e uma justificativa para não fazer o que ele quer que façamos.
1.3. E por causa da obediência de Maria e do coração que ela tinha para Deus, o Senhor confiou o Seu próprio filho para ser cuidado por ela. Quantas mulheres no mundo gostariam de ter essa honra, mas foi em Maria que Deus encontrou o coração submisso.
·      Que você sempre possa dar a Deus a resposta certa. Seja você mulher ou homem, tenha sempre um coração submisso á vontade do Senhor. Porque quando Deus nos pede algo, ele também nos dá algo!

F.T.: Em segundo lugar...
II – MARIA MÃE DE LÁZARO QUE NOS ENSINA A LIÇÃO DA GRATIDÃO:João 12.1-3
2.1. A segunda mulher que tem o mesmo nome nos ensina uma lição diferente, esta é Maria, irmã de Lázaro.
2.2. Em João 11, nós lemos que Lázaro estava muito doente e Maria mandou avisar a Jesus. Só que quando Jesus chegou, Lázaro já havia morrido e sido sepultado há quatro dias. Jesus chegou e encontrou a família triste, então foi até a sepultura, mandou que tirassem a pedra e ressuscitou a Lázaro.
        2.3. O que nós lemos no capítulo seguinte foi a atitude de Maria diante do milagre realizado por Jesus. (João 12.1-3)
 2.4. Esta mulher foi reconhecida por Jesus por sua gratidão a Ele. Maria pegou o melhor unguento que tinha para derramar aos pés de Jesus.
·      Diariamente todos nós somos alvos da graça, do amor e do favor de Deus em nossa vida.
·      Todavia, quantos têm tido o coração para agradecer? Quantas pessoas a cada bênção que recebe, a cada milagre que testemunha a cada provisão que recebe se volta para Jesus com o coração agradecido?
 2.5. Mas o interessante nessa história é que Jesus recebeu a oferta de gratidão de Maria e disse que: “Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua” (Marcos 14.9)
·      Isso nos mostra também que Jesus não se esquece de quando somos gratos a Ele.
·      E você, tem sido grato ao Senhor pelas bênçãos que tem recebido? Demonstre sua gratidão a Jesus oferecendo o melhor para Ele!

F.T.: Em terceiro lugar...
III – MARIA MADALENA QUE NOS ENSINA A LIÇÃO DO SERVIÇO: Lucas 8.1-3
       3.1. A terceira Maria que nos deixou uma lição preciosa foi Maria Madalena. Essa Maria foi liberta por Jesus de espíritos malignos e depois de salva fez parte de um grupo de mulheres que prestavam apoio ao ministério de Jesus. (Lucas 8.1-3)
       3.2. O texto nos fala que Jesus e os seus discípulos se locomoviam de cidade em cidade e de aldeia em aldeia pregando, e essas mulheres estavam atentas às necessidades da obra para suprir a Jesus.
·      Somente pessoas que reconhecem o valor do que Jesus fez por elas, têm essa disposição de servir ao Senhor!
        3.3. Outra coisa que muita gente não entende é a última parte do verso três quando diz que não apenas Maria Madalena, mas todas as demais mulheres que com ela estavam, serviam ao Senhor com os seus bens.
·           Quando a gente fala de servir a Deus com os bens, as críticas vêm de todos os lados!
       3.4. E quando Jesus morreu, nós vamos encontrar novamente Maria Madalena junto à cruz com Maria mãe de Jesus (João 19.25).
        3.5. E mais uma vez após a morte do Senhor Jesus, foi Maria Madalena e suas amigas preparar seu o corpo de Jesus (Marcos 16.1), quiseram ficar ali (Mateus 27.61), mas foram impedidas e no domingo pela manhã foi ela a primeira, a saber, da ressurreição de Jesus (Marcos 16.9).
·      Ou seja, do momento em que foi liberta pelo Senhor, até o final de sua vida, Maria Madalena nunca deixou de servir ao Senhor.
·      Essa é uma importante lição. Devemos dedicar a nossa vida inteira a servir àquele que deu a Sua vida por nós!
Ø  Quem é que tem o coração de Maria Madalena?
v Quem um dia esta preso a um vício e foi liberto, hoje tem disposição de servir a Deus!;
v Quem um estava com a família arruinada e teve o casamento restaurado por Deus, pode ter o coração de Maria Madalena;
v Quem vivia presa num poço de depressão e conheceu a alegrai da salvação pode ter o coração de Maria Madalena!;
v Quem um dia viu um filho ser resgatado do mundo tem disposição para servir a Deus!;
v Quem um dia esteve num leito de enfermidade sob um diagnóstico medido e foi curado, pode ter esse coração para servir a Deus!;
v Quem um dia clamou a Deus por uma porta de emprego e teve a oração respondida pode ter o coração de Maria Madalena!
            O exemplo dessas mulheres serve para todos nós. Precisamos aprender a ser obedientes e disponíveis como Maria Mãe de Jesus, gratos como  Maria irmã de Lázaro e disposto a servir e sustentar a obra de Deus como Maria Madalena.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1) Compartilhe algo que Deus pediu a você e que em princípio lhe parecia muito difícil de fazer! Qual foi a sua atitude?
2) Se você não tivesse conhecido a Jesus, onde você estaria agora? Como estaria sua vida nesse momento?  O que seria de sua vida hoje?
3) Segundo a palavra ministrada o que você pode aprender com essas mulheres? Compartilhe.

Um comentário:

  1. Nesta oportunidade gostaria de parabenizar os amados Pastores por este maravilhoso Blog, Boas palavras, boa musica e boa compania.
    Deus os abençoe,
    Pr. Wilson Rosolini

    ResponderExcluir