terça-feira, 25 de junho de 2013

CONTROLANDO AS EMOÇÕES PARA SER FELIZ!

"Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas." Pv 25:28 (NTLH)

Nos tempos antigos o muro de uma cidade era a sua maior defesa. Sem muro a cidade estava à disposição dos seus inimigos. Mais ou menos isso acontece hoje nas grandes cidades pois as casas estão cercadas por grades, isso nos faz sentir um pouco mais seguros. Uma cidade na época em que o texto de provérbios foi escrito, dependia dos muros para se proteger. Os muros tinham a função de trazer segurança para as pessoas que moravam nas cidades. Uma cidade sem muro era uma cidade sem segurança e vulnerável aos ataques dos inimigos. O texto faz uma comparação interessante entre um homem que não tem domínio próprio (que não consegue conter suas emoções) e uma cidade sem muros. Você é uma pessoa desequilibrada? ou seja, emocionalmente falando você tem dominio próprio? Você tem auto-controle ou és descontrolado(a)?
Autocontrole ou o domínio próprio é o muro de defesa que impede o homem de sucumbir diante das pressões emocionais, diante dos desejos pecaminosos que guerreiam contra nós. Sem autocontrole a pessoa se torna presa fácil para qualquer espécie de invasor. Lembre-se do texto: "Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas." Pv 25:28 (NTLH)
Parafraseando: Quem não controla suas emoções está desprotegido e entregue aos demônios.

Uma boa definição para domínio próprio ou autocontrole pode ser: o governo dos próprios desejos; a habilidade de evitar excessos e viver dentro de limites saudáveis. Domínio próprio, controle das emoções, autocontrole, é essêncial para termos êxito em todas as áreas da vida.
A palavra "próprio" Gl 5:22 no grego é "egkrateia". auto controle (virtude de alguém que domina seus desejos e paixões, esp. seus apetites sensuais)
É bom enfatizar que o domínio próprio é uma manifestação do fruto do Espírito e está disponível a todos os crentes. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." Gl 5:22-23
Essa palavra certamente poderá mudar nossas vidas no que diz respeito ao nossos relacionamentos em casa, no trabalho, na igreja, como também irá ajudar-nos a conhecer e dominar melhor nossas emoções pois isso é um fator determinante para a felicidade e o êxito em tudo o que empreendemos. A maior parte das pessoas que conheço não conseguem lidar com suas emoções, e confesso que vez ou outra me pego caindo na armadilha do emocionalismo.
Saber controlar as emoções preservará a unção de Deus em nós e isso nos trará, certamente, uma vida mais saudável, sem traumas e sem ressentimentos. Quem controla suas emoções, vive mais e com melhor qualidade.
Seria cômico se não fosse trágico. Os homens morrem, em média, oito anos antes das esposas? Os homens morrem mais cedo e uma das causas principais é o fato de sufocarem suas emoções. Quando expressam o que sentem, acabem explodindo em fúria e causando muitos danos a si e aos outros.
No sermão do monte, mais precisamente no tópico "Eu porém vos digo" (Mt 5:21-48), Jesus ensinou que os rumos da nossa vida são determinados pelos tipos de respostas que damos. O "Eu porém vos digo" pode ser acrescentado das palavras "e vós reagireis assim". Sim, o que podemos entender sobre "dar a outra face", "além da túnica entregar também a capa", "caminhar a segunda milha", "amar os que te odeiam e fazem mal", etc, é que Jesus está dizendo sobre como deve ser a nossa reação diante das circunstâncias. A maneira como manifestamos as emoções determinarão o êxito ou fracasso, a vitória ou derrota nas nossas vidas.
A maior parte do nosso tempo de lucidez, passamos reagindo às situações exteriores. Todas as pessoas, experimentam diariamente situações exteriores que provocam emoções. O grande desafio é como conter as emoções nos momentos de pressão. O que fazer diante de um insulto, ofensa, agressão, incidente, enfermidade, má notícia, morte de um ente querido, que tipo de resposta podemos dar diante de situações como essas. Devemos pensar sobre isso com cuidado, pois ninguém está isento de tais desprazeres.
Um certo filósofo grego disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”. Aprendemos com isso que uma vida feliz e uma vida virtuosa, são sinônimos. Felicidade e realização pessoal são consequências naturais de atitudes corretas. Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado." Jo 8:34
Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas sem domínio próprio, lembra o que aconteceu a ele? Foi seduzido por Dalila. Sansão teve força, mas não teve domínio, não controlou suas emoções! Davi não controlou seus impulsos, não foi capaz de dominar suas emoções.
A indagação é como devemos reagir às tantas circunstâncias que nos cercam diariamente. Como reagir a uma traição, perda de emprego, descoberta de uma grave enfermidade, ofensa, calúnia, afronta no serviço, família, como lidar com a perda de um ente querido, o que fazer diante de tais circunstâncias. Não pense que estamos isentos dessas calamidades, pois neste mundo teremos aflições na alma. chorou na morte de Lázaro; se irou no pátio do templo por causa da religiosidade e do comércio ali praticado; se comoveu diante de uma multidão esfomeada e se compadeceu da mesma; amou seus discípulos até o fim. Se angustiou no Getsêmani. Na cruz ele disse: "Pai por que me desamparaste?" As emoções sempre estiveram presentes na vida de Jesus, todavia, elas nunca o dominaram e nem foram um fim nelas mesmas.
E como Jesus reagia diante de situações de pressão emocional?
1. Jesus reagia sem emocionalismo.
“Emocionalismo é quando uma pessoa se encontra num estado em que as emoções estão desgovernadas e descontroladas. É quando alguém perde a razão. É quando as emoções estão no controle. Essas pessoas estão numa espécie de êxtase. Quem reage com Emocionalismo, conscientemente ou não, gosta de chamar a atenção. Na verdade é uma tentativa desesperada de fazer o ego prevalecer. A pessoa desequilibrada peca pela falta de coerência e bom senso. O desequilíbrio emocional cega a pessoa, projetando em seu próximo o que ela mesma é. Ex: A senhora que chamou a caixa do banco de mal humorada.
Sinais de uma pessoa desequilibrada emocionalmente.
· Em meio a uma discussão, não suporta ouvir e sempre atropela o interlocutor;
· Alteram consideravelmente o tom da voz gerando escândalo;
· Vivem supondo coisas que não condizem com a realidade. Fazem de suas suposições, verdades
absolutas.
· Tomam decisões importantes, como abandonar trabalho, família, igreja, de maneira repentina.
- Decidem comprar de maneira compulsiva sem planejamento ou compartilhamento;
· Ocultam sentimentos negativos em seus corações. São individualistas;
· Não aceitam exortações para correção;
· Estão sempre descontentes com alguém ou algo que não agrada;
· Não conseguem se alegrar com a felicidade alheia;
· Dão mais valor aos sentimentos do que para a razão. Agindo assim sempre sofrerão a médio e longo prazo.
"O que confia no seu próprio coração é um tolo..." Pv 28:26
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jr 17:9
· Quando ouvem coisas desse tipo logo pensam: "Isso é indireta para mim".

2. Jesus manifestou suas emoções de maneira adequada.
A emoção é necessária para a manifestação do amor – I Pedro 4:8; I Coríntios 16:22, esperança - Romanos 12:12, alegria - Filipenses, tristeza – II Coríntios 7:10, ódio - Provérbios 8:13, medo - Mateus 10:28. Há um lugar para a emoção na vida do cristão!
A emoção deve estar radicada na Palavra... As emoções bíblicas devem estar enraizadas na fé. Essa fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Isso requer o uso de nossas faculdades intelectuais (razões).

3. Jesus manifestava o fruto do espírito como consequência de suas emoções.
As emoções devem produzir o fruto apropriado... As emoções das Escrituras devem produzir frutos. As emoções evocadas pela Escritura estão lá para um propósito. A menos que o fruto adequado é confirmado, é simplesmente emocionalismo. Observe o tipo de fruto das emoções bíblicas: A emoção do amor frutifica na obediência - João 14:15; I João 5:3. A emoção de esperança, frutifica na paciência - Romanos 8:24-25. A emoção de alegria, frutifica em sacrifício – II Coríntios 8:2-5. A emoção de tristeza, frutifica em arrependimento - 2Co 7:10. A emoção do ódio, frutifica na rejeição do erro - Salmo 119:127- 128. A emoção do medo, frutifica para se ter temor a Deus e se apartar do mal – Provérbios 16:6. As emoções das Escrituras irá produzir frutos na vida do cristão!
Nossas emoções devem ser enraizadas na Palavra de Deus - Provérbios 3:5. Se nossas emoções são baseadas em outra coisa senão a Palavra de Deus, somos culpados de emocionalismo!

4. Jesus controlava suas emoções principalmente as negativas (Refreando as emoções)
As emoções que devemos controlar são principalmente a raiva e fúria, os ressentimentos, a autocompaixão e a amargura. Os sentimentos podem ser explosivos como um gênio descontrolado; ou pode ser velado, como a autocomiseração – ambos desagradam a Deus e devem ser alvos do domínio próprio.
Segundo a Palavra, um gênio explosivo é uma contradição na vida daqueles que estão procurando praticar a vida cristã de forma piedosa. É um problema não apenas porque isso demonstra que a pessoa é desgovernada, mas principalmente porque em geral a situação acaba machucando as pessoas que são os “recipientes” da explosão, quebrando o respeito, criando amargura e destruindo relacionamentos Pv 16.32 “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.”
Se você tem lutado contra este sentimento que faz você explodir, tente identificar as coisas que o levam a perder o controle – avalie com Deus estas coisas e submeta-se à Palavra de Deus, pagando o preço da construção de uma muralha que vai proteger você de cair. Veja em que lista Paulo coloca a falta de domínio-próprio: "pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus." 2Tm 3:2-4

5. Jesus nunca fez de sua emoção um fim em si mesma, e sim um meio para algo maior.
Suas emoções determinam suas decisões? Emoções são subjetivas, e decisões emocionais sempre terminam em frustrações. Suas emoções determinam seus valores? Emoções não tem valor duradouro pois elas vem e vão. Não podem determinar por exemplo se perdoo ou não. Não podem sustentar o crescimento de algo que estamos construindo. "Chutar o pau da barraca" é o mesmo que dizer vou botar tudo a perder.
Suas emoções determinam suas escolhas? Você sempre será inconstante, assim como são as emoções.
- Deus quer, que você de um passo, lhe apontar uma direção clara para mudar sua vida:
Admita seu problema!
Arrependa-se por se deixar dominar pelas emoções e a partir de agora deixe Jesus reinar sobre as sua emoções!
Controle sua emoções e seja feliz!

Compartilhando a Palavra
1.Você é uma pessoa desequilibrada? ou seja, emocionalmente falando você tem domínio próprio?
2.Suas emoções é o que determinam suas decisões? Compartilhe.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

CINCO NÍVEIS NO RELACIONAMENTO COM DEUS

Texto: Salmo 23
A vida cristã é como se fosse uma escada. Cada degrau corresponde a um nível e os versículos do Salmo 23 revelam em que estágio nos encontramos. Vejamos cada um deles, para que você possa identificar em qual nível você se encontra e avance na direção do propósito de Deus. 
F.T.:  No primeiro nível...
I – BUSCAMOS SUPRIMENTO(Vv.1,2)
     1.1. O primeiro nível de relacionamento é o nível onde buscamos suprimento. Geralmente é nesse nível que começamos a nos relacionar com o Senhor. Nesse estágio tudo o que nós conseguimos enxergar são os pastos verdejantes e as águas de descanso.
     1.2. Nesse nível da vida cristã, toda nossa oração é em função das nossas necessidades imediatas e tudo o que nós queremos e o suprimento do Senhor. O nosso conhecimento de Deus limita-se ao conhecimento de um pai bondoso, que está sempre pronto a nos atender. Esse é o nível mais raso da visa cristã. Não que seja errado pedir qualquer coisa a Deus. Mas não podemos nos relacionar com o Senhor apenas baseado em suas mãos.
·        Você que é um novo crente. Você que começou a caminhar agora, precisa aprender isso. Que o Senhor de fato é o nosso pastor. É ele quem nos supre. É ele quem nos leva às águas tranquilas e aos pastos verdejantes. Mas não pare nesse estágio!
·        O alvo de Deus é nos levar a compreender seu propósito eterno!
F.T.: O segundo nível...
II – É O NÍVEL DE TRANSFORMAÇÃO(V.3)
     2.1. Nesse estágio, tiramos um pouco os olhos das coisas externas das nossas necessidades imediatas e passamos a desejar que Deus faça algo em nossas vidas. Isso tem a ver com o nosso testemunho. Quando andamos em caminhos tortos damos um mau testemunho do Senhor e maculamos a sua honra. Por isso, o salmista pediu a Deus: “ Me faz andar em caminho retos por causa do teu nome.”
·        Chega um momento em nossa vida que começamos a ter preocupação de macular (manchar, desonrar.) o nome do Senhor. Porque aqueles que nos conhecem sabem que somos cristãos e nos observam. Nesse nível passamos a nos preocupar com nossas atitudes por amor ao Senhor.
     2.2. Andar em veredas da justiça  é o caminho de santificação na presença de Deus. Isso corresponde a Romanos 12.2, que diz que nós precisamos ser transformados na alma pela renovação da nossa mente. Nesse nível o Senhor nos guia nas veredas da justiça. Como um pastor Ele nos direciona.
·      Que seu andar seja justo e reto, por causa do nome do Senhor. Quem tem essa preocupação e esse encargo, já está no segundo degrau da vida cristã. Isso demonstra que você está cooperando com o Espírito Santo na obra de transformação.
F.T.: O terceiro nível...
III – APRENDEMOS A CONFIAR NO SENHOR(V.4)
      3.1. O terceiro estágio é o do vale da sombra da morte. Nesse momento, somos testados no meio da tribulação, mas a presença do Senhor está conosco e a Sua vara e o Seu cajado nos consolam. E então conhecemos a Deus mais intimamente e aprendemos a confiar nEle.
      3.2. Enquanto estamos nesse mundo, nós passamos por vales sombrios de tribulação e morte. Todos nós temos de passar pelo vale do sofrimento em algum momento. No vale, a maior necessidade é a presença do Senhor conosco. E nesse nível nós descobrimos que o Senhor está sempre conosco.  
·        Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem ao Senhor nesse nível. Por isso quando passam por momentos difíceis a sensação que têm é que o Senhor as abandonou. Temos que avançar na nossa experiência com Deus. Precisamos chegar ao ponto de mesmo passando pelo vale da sombra e da morte, confiar e saber que o Senhor com a sua vara e seu cajado haverá de nos consolar. Aleluia!
F.T.: O quarto nível...
IV – É O NÍVEL DA BATALHA ESPIRITUAL(V.5)
       4.1. No quarto estágio, o Senhor nos prepara uma mesa na presença dos adversários. Nesse estágio, nós enfrentamos guerra espiritual, mas temos vitória, porque uma mesa está preparada para nós diante do inimigo (1Co 10.21). A mesa do Senhor é um banquete. 
       4.2. Nesse estágio aprendemos que sempre haverá guerra. Que temos um inimigo, mas que não precisamos temer pois o Senhor já preparou uma mesa para celebrarmos a vitória na presença de nossos adversários. Se perseverarmos na guerra, venceremos com o Senhor.
  • É isso que o Salmista quer dizer quando ele afirma: “Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus adversários”!
·        Eu tenho certeza que no final, nós vamos celebrar a vitória! A mesa está pronta, o cálice já está transbordando.
F.T.: No  quinto nível...
V – APRENDEMOS A AMAR A CASA DE DEUS(V.6)
     5.1. Nesse estágio, nós compreendemos a importância da Casa de Deus. É assim que o salmista termina o Salmo e é para esse nível que precisamos avançar: de atribuir valor à casa de Deus. A revelação da Casa de Deus é certamente o sinal de um estágio de maturidade espiritual.
     5.2. Se hoje você não ama a casa do Senhor, se não sente prazer em se reunir com os filhos de Deus, você não está apto a dizer: “e habitarei na casa do Senhor para todo sempre”. Se não consegue passar três horas semanais se reunido com os irmãos, como você passará a eternidade?
     5.3. Se não estivermos na Igreja, nós não seremos pastoreados pelo Senhor. Porque fora da Igreja, não há nenhum caminho para Cristo nos pastorear.
·      Infelizmente, muitos escolhem ficar em casa em vez de ter comunhão com o Senhor entre os filhos de Deus.
     5.4. Infelizmente, nós vivemos dias em que para o mundo a igreja não é nada.  O mundo não valoriza a igreja. Nos dias de hoje, é comum ouvirmos esse tipo de afirmação: “Jesus sim, igreja não!” As pessoas até dizem crer em Jesus, mas rejeitam a Igreja.    
      5.5. Se quisermos falar algo a respeito da Igreja, precisamos levar em conta alguns pontos:
1) reconhecer que Jesus ama Sua Igreja; 2) admitir que a igreja local é a esperança do mundo; 3) reconhecer que a Igreja é composta de pessoas imperfeitas.
  • Muitos falam mal da igreja, porque afirmam que foram feridos. Mas esse é um fato da vida. Pessoas eventualmente ferem outras.
·      O desafio hoje é que todos possam avançar para o nível de amar a casa de Deus. E como podemos fazer isso na prática?
           1) Participe da vida da igreja local; 2) Ore pela igreja local; 3) Honre a igreja falando bem de seus irmãos e de seus líderes; 4) Sirva. Envolva-se; 5) Contribua. Ajude a manter sua igreja; 6) Seja o exemplo que você gostaria de ver nos outros.

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)            Você já teve alguma necessidade suprida pelo Senhor ou passou por alguma experiência de perda (vale)? Compartilhe!
2)         Em sua opinião em que nível está o seu relacionamento com o Senhor? Compartilhe!

3)            A busca por edificar a Casa de Deus tem te desafiado ou desanimado? Por quê?

terça-feira, 11 de junho de 2013

IGREJA: A NOIVA DO CORDEIRO!!!

Texto: Efésios 5.31-32 “31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”
Introdução: Existe algo que ainda é um grande mistério para nós. Essa união espiritual entre Cristo e a igreja. Como será isso? Paulo fala que isso é um mistério. O Senhor Jesus é apresentando aqui como o noivo, que está prometido para casar com a sua noiva. Todavia, quando falamos da igreja como noiva, estamos falando de paixão. Porque a principal característica da noiva é sua paixão e a vontade de casar. É o amor que não pode ser ocultado.
Na verdade existem muitas coisas que caracterizam alguém que ama de verdade, mas eu quero destacar algumas que são mais visíveis:

F.T.: Em primeiro lugar...
I – QUEM AMA SE RELACIONA (Gn 3.8 e 5.23,24):
     1.1. O primeiro sinal de alguém que ama é o desejo de se relacionar, de estar juntos, de passar a maior parte possível do tempo junto.
      1.2. Estamos aqui por que amamos ao Senhor e a sua igreja. Quando deixa de ser um prazer e passa a ser fardo é porque o nosso amor se esfriou.
     1.3. A Bíblia é um livro que começa com Deus se relacionando com Adão e Eva e termina com o relacionamento eterno nas Bodas do Cordeiro.
     1.4. Vamos ver dois exemplos de pessoas que começaram a se relacionar com Deus e o que aconteceu com esse relacionamento:
              a) Adão e Eva: A Bíblia diz que todos os dias na viração do dia, Deus vinha ter comunhão com o homem. Não vinha para supervisionar o trabalho deles. Vinha para estar com eles. Até que um dia o Senhor veio e Adão não estava lá (Gn 3.8). Deus cumpriu o seu papel, mas o homem não compareceu ao encontro. Foi um dia triste porque Deus veio ao encontro do homem, mas o homem não queria encontrar-se com Deus!
·         Eu creio que até hoje muitas pessoas quando perdem o amor e o coração se esfria, elas perdem a alegria de estar diante do Senhor e passam a se esconder. Esconder, no sentido de evitar estar em ambientes e situações onde certamente o Senhor vai falar.
            b) Enoque: O segundo exemplo que nós encontramos na Bíblia de alguém que andou com Deus foi Enoque. Só que a história de Enoque foi bem diferente da de Adão, porque Enoque foi tomado por Deus sem passar pela experiência da morte física. 
·         A Maior alegria de Deus, e ter tempo de comunhão junto com o homem. Portanto, nosso maior desafio é amar ao Senhor!
·         Quem ama tem prazer em se relacionar com o Senhor e com a noiva do Senhor!  Agora quem não ama se isola!

F.T.: Em segundo lugar...
II – QUEM AMA TEM ENTUSIASMO:
      2.1. Essa é outra coisa que facilmente se percebe na vida de quem ama de verdade. Quem ama vibra, celebra, faz festa, ou seja, tem entusiasmo!
      2.2. Eu cheguei a pensar, por um tempo, que algumas pessoas são motivadas e outras não. Que essa vibração tinha a ver com a personalidade da pessoa. Mas depois de alguns anos eu cheguei a conclusão que isso não tem nada a ver com a personalidade da pessoa. Quem ama tem entusiasmo!
       2.3. É verdade que cada pessoa demonstra entusiasmo de forma diferente: Tem pessoas que entusiasmadas gritam, outras apertam os lábios e fazem sinal de tudo bem com o dedo, outras pessoas choram e existem aqueles que perdem a voz.
       2.4. Mas o fato é que quem está entusiasmado vai demonstrar de alguma forma. Quando você ama você só enxerga coisas boas no outro!
·        Agora, vamos pensar em relação a nossa vida cristã! Como era antes? A alegria para cantar aqueles cânticos que você aprendeu no Encontro? (Um dia... Eu me encontrei...) Nos tocava facilmente. O fato é que quando o amor vai se esfriando, Deus grita e a gente não escuta!
·        Quando seu coração está entusiasmado você quer o tempo todo estar com os irmãos. Você sente alegria com a célula. Sente alegria nas reuniões! Você sente alegria de ganhar pessoas para o Senhor! Você volta do Encontro e quer levar todo mundo com você!
·        Portanto, se você perdeu o entusiasmo pelas coisas de Deus, esse é um forte sinal de que seu primeiro amor foi embora!
·        Como podemos ser chamados de NOIVA DO SENHOR, se não nos entusiasmamos mais com ele?
F.T.: Em terceiro lugar...
III - QUEM AMA NÃO MEDE ESFORÇOS:
     3.1. Vamos imaginar uma situação em que um jovem se apaixona por uma jovem que mora muito distante dele. Ele mora aqui em Perus e ela mora em Mauá. São duas horas de viagem até a casa dela, mas não importa, pois o apaixonado está disposto a fazer qualquer esforço para encontrar sua amada.
     3.2. Essas coisas naturais apontam para o espiritual. Em relação a Deus é a mesma coisa. Quem ama faz tudo para agradar...
·        Por isso, quando as coisas de Deus se tornam um peso para nós, é um forte sinal de que o nosso amor está diminuindo! Se o seu entusiasmo diminuiu você precisa se apaixonar outra vez pelo Senhor!
·        A igreja como noiva, precisa ter viva dentro de si essa paixão! Porque uma noiva que não tem paixão. Uma noiva que não tem entusiasmo, não é de fato noiva! Imagine uma noiva que alguém chama ela para experimentar o vestido, e ela diz que está cansada?
·        Quem ama não mede esforços! Se você sente cansaço pelas coisas de Deus, precisa reacender o primeiro amor em seu coração.

F.T.: Em quarto lugar...
IV – QUEM AMA É FIEL:
     4.1.  Uma prostituta pode se unir com mais de um homem. Mas uma noiva é fiel aquele com quem vai se casar. Como igreja nós somos a noiva do Senhor e uma das expressões do nosso amor, da nossa paixão e do nosso compromisso é a nossa fidelidade.
     4.2. Por isso, uma das maneiras de você medir o seu amor ao Senhor é checando sua fidelidade a Deus. O Senhor está em primeiro lugar em sua vida? O Senhor é lembrado quando você recebe seu salário?  Você separa fielmente os dízimos e as ofertas ou você dá as sobras para Deus?        
     4.3. Nenhum noivo casaria com uma noiva que fosse 90% fiel ou que apenas fosse fiel mês sim e mês não. O noivo quer uma noiva 100% fiel.
·        Nós somos a noiva do Senhor e não podemos caminhar no princípio da infidelidade. O Senhor não se casará com uma noiva meio fiel.
·        Por isso na cruz do calvário a lança penetrou na costela de Jesus, e ali era profético saiu sangue e água. Fala da noiva que estava sendo gerada para casar-se com Deus. A água é o que nos gera no Espírito e o sangue o que nos redime.
·        Todo o trabalho do Espírito Santo hoje na igreja é nos aperfeiçoar para gerar uma noiva para o Senhor! Porque o Senhor vai casar com uma noiva perfeita. Uma noiva que tem prazer em se relacionar com ele, uma noiva entusiasmada, uma noiva que não mede esforços, mas sobre todas as coisas com uma noiva fiel. Mantenha, portanto, sempre acesa a chama do primeiro amor que é o “melhor” amor!

COMPARTILHANDO A PALAVRA
1)  Como está o seu entusiasmo para edificar a casa de Deus neste tempo? Compartilhe!
2)  Que demonstração de paixão você já deu ao Senhor em sua vida? Compartilhe!
3)  O que você diria a alguém que não tem sido fiel a Deus nos dízimos e nas ofertas? Compartilhe!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

IGREJA: EXPRESSÃO DO REINO DE DEUS!

Texto:Efésios 2.19 “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,”
A Bíblia diz que somos concidadãos dos santos. Cidadão é um morador de uma cidade de um país. Na época de Paulo, não existia países, somente Reinos e Impérios. A igreja também é o Reino e nós somos cidadãos deste Reino.
Mas hoje a igreja é a expressão desse reino. O reino de Deus se expressa hoje ao mundo através da igreja do Senhor. E quando pensamos em igreja como expressão do reino devemos considerar alguns pontos importantes:

F.T.: Em primeiro lugar...
I - REINO FALA DE GOVERNO:
    1.1. Reino é governo. Isso significa que ao ingressar no reino de Deus, nós perdemos todo o direito e a autonomia sobre a nossa própria vida.
    1.2. A Bíblia diz que nós éramos do império das trevas e agora fomos transportados para o reino de sua luz Cl 1.13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,”
    1.3. Império é uma situação imposta. Reino é algo que se recebe por herança legítima. Portanto, o Diabo é imperador, porque ele usurpou para si a autoridade. Mas Jesus é um rei que tem legítimo direito sobre a nossa vida, desde que nós fomos retirados do império das trevas para o reino da sua luz.
·      Quando nós fazemos parte de uma igreja com a mentalidade que somos parte de um reino superior, nossa atitude muda completamente porque isso nos livra de andar na independência, de fazer a nossa própria vontade. 

F.T.: Em segundo lugar...
II - REINO FALA DE DIREITOS:
     2.1. Não importa de que nação uma pessoa seja cidadão, a sua cidadania lhe garantirá alguns direitos que não é permitido para outras pessoas que não possuem aquela cidadania. Portanto, ser um cidadão refere-se a participar de certos direitos civis, e direitos civis estão sempre relacionados com uma nação ou reino.
 2.2. A constituição brasileira, por exemplo, assegura aos brasileiros muitos direitos, tais como: A liberdade de pensamento e de expressão; A liberdade para acreditar em Deus; a lei protege as igrejas, as festas religiosas e as pessoas que celebram sua fé;
2.3. Muitas vezes, você por ser brasileiro não percebe quantos direitos você usufrui diariamente, e que se um estrangeiro vier aqui não possuirá os mesmos direitos. Por exemplo, um estrangeiro para trabalhar no Brasil, precisa de autorização do governo.
·      Nós temos direito de acesso ao trono, nos temos direito de ter nossas orações respondidas, nós temos o direito de expulsar demônios, você tem direito a participar de uma herança espiritual.

F.T.: Em terceiro lugar...
III - REINO FALA DE OBRIGAÇÕES:
       3.1. No reino de Deus, nós temos muitos direitos. Mas também temos muitos deveres. Temos responsabilidades das quais não podemos nos escusar.
      3.2. Muita gente pensa que Igreja é só receber oração, acompanhamento, celebrar junto com os irmãos. Não! Igreja também é responsabilidade.
      3.3. Você tem deveres ao fazer parte dessa igreja. Você é responsável pelo avanço dessa obra, pelo sustento dessa obra. Você também é responsável por promover os propósitos de Deus nesse tempo. II Co. 5:20 “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”
O que significa ser um embaixador? Embaixador é representante. Os embaixadores de cada país têm uma série de obrigações por seu país.
            a) O embaixador tem que defender os interesses do reino que ele representa: Isso significa que estamos aqui por causa de um propósito.
            b) O embaixador presta serviços aos seus patrícios: Se eu sou cidadão do reino e você é cidadão do reino, então eu sirvo a você e você me serve na medida em que for necessário.
c)  O embaixador fala o que seu reino pensa: Se alguém pergunta a um embaixador: “Qual a sua opinião sobre a fome a miséria?” Ele deverá responder. “Eu não tenho opinião, mas minha nação acredita que precisamos ajudar a erradicar a pobreza em todo o mundo.”
Nós também somos embaixadores. Por isso deveríamos ter muito temor no nosso coração, porque hoje o que falamos e o que fazemos não afeta somente a nossa vida, mas todos aqueles que fazem parte do mesmo reino que nós. Até mesmo pela sua aparência física. Zele pelas suas roupas. Zele pelas suas palavras. Zele pelas suas publicações na internet. Porque você não está sozinho neste mundo.
· Você tem deveres ao fazer parte dessa igreja. Eu quero mencionar dois que envolvem muitos outros:
a)    Você é responsável pelo avanço dessa obra: Deus espera que você que foi alcançado, alcance a outros.
b)Você é responsável pelo sustento da obra: Essa é uma área que muitas pessoas têm dificuldades. Mas se aqueles que vieram antes de você não se dispusessem a investir o evangelho não teria chegado até você.

F.T.: Em quarto lugar...
IV - REINO FALA DE NATUREZA:
       4.1.  A biologia ensina que existe o reino animal, o reino vegetal e o reino mineral. São três reinos, reinos distintos, o que distingue cada um destes reinos? A natureza. A natureza animal é uma, a natureza vegetal é outra, a natureza mineral é outra.
        4.2. Nós também somos de um reino. O reino deste mundo é o reino natural. Mas nós pertencemos a outro reino, que é o reino espiritual. Isto é fato, não é visível a olho nu. Por fora, todos nos parecemos, mais por dentro temos uma natureza. A natureza que há em você, é a natureza do reino de Deus. Jesus também diz lá em Lc. 17:20-21 “20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21  Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.”
·             O reino de Deus esta dentro de nós. Por que o reino está dentro? Por que Ele é uma pessoa, e essa Pessoa não é só o rei, ele é o Reino também, essa pessoa é o Espírito Santo de Deus que habita em nós.
4.3. Existem algumas peculiaridades da natureza desse reino: Rm. 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
                O Reino de Deus é justiça, O Reino de Deus é paz e O Reino de Deus é alegria.
Cidadania envolve muitas coisas. Cidadania envolve governo, direitos, obrigações e cidadania envolve natureza. Não viva como se você fosse apenas um frequentador de uma igreja. Nem se enxergue apenas como membro de uma igreja. Não tenha a atitude de muitos de apenas visitar uma igreja sem nunca se comprometer com ela. Exerça sua cidadania nesta geração. Amém!!!

Compartilhando a palavra
1)  Você acha que tem vivido uma vida de dependência de Deus? Compartilhe!
2)  O que você pode fazer para exercer os direitos pertencentes ao Reino de Deus? Compartilhe!
3)  Qual obrigação no Reino de Deus você tem mais prazer em realizar? Por quê? Compartilhe!