terça-feira, 2 de julho de 2013

TROCANDO AS SUAS VESTES.

Texto: Isaías 52:1 -2; Isaías 61:1-3.

Deus para falar conosco, por muitas vezes em sua palavra usa simbolismos. Exemplo: Egito= mundo, Faraó=Satanás,Canaã=Vida Eterna. A igreja = é chamada de noiva, corpo, lavoura, edifício, exército. Os simbolismos na bíblia são constantes para exemplificar algo que: aconteceu, está acontecendo ou que irá acontecer. Eu quero falar nesta noite sobre alguns simbolismos proféticos que Deus usa em nossas vidas para falar conosco, tratar conosco, e em muitas situações nos levar a novos níveis em Deus. Vestes é um símbolo profético que anuncia muitas coisas em nossa vida. Quando há necessidade de mudarmos de níveis, estágios, ciclos, Deus vai agir em nossas vidas trocando nossas vestes.
Essa mudança pode acontecer em dois níveis:
Nós decidimos mudar nossas vestes ou Deus nos forçara a mudar nossas vestes.
muitas pessoas com vestes de choro, Veste de vergonha, Vestes de fracasso, Vestes de derrota,Vestes de incapacidade, Vestes de enfermo, Vestes de opressão, de depressão, de solidão.
Alguns exemplos bíblicos:
José. 1ª Troca de vestes através da ação divina. Gênesis 37:23-34.
A bíblia diz que eles rasgaram suas vestes. Eles não sabiam o que estavam fazendo. Eles estavam profetizando uma mudança, um agir novo de Deus na vida de José.
José. 2ª Troca de vestes através da ação divina. Gênesis 39:7-12.
De uma forma profética, a esposa de Potifar deu encima de Jose, ele escapou das garras dela, mas foi parar no Carandiru. Só que a esposa achou que ela estava fazendo algo para se poupar, se proteger, mas ela estava profetizando. Ela estava declarando, Jose, Deus quer te levar para outro nível. Tire as vestes.
José 3ª Troca de Vestes. Atitude de José. Gênesis 41:14.
Desta vez não arrancaram as vestes de José, e sim ele decidiu trocá-las. Por quê? Porque estou indo para outro nível. Estou indo para o palácio.
José 4ª Troca de Vestes. Ação divina. Gênesis 41:38-41.
Colocaram em José vestes de rei. Quatro momentos proféticos na vida de José em que ele trocou as suas vestes. Quatro momentos que foram proféticos e mudaram a sua história. Na vida espiritual também é assim. Quando algo está para acontecer Deus quer que mudemos de vestes.

Joaquim, rei de Judá. 2 Reis 25:27
Rei Joaquim estava anos no Carandiru, vestido de uma roupa de uma listra só. Ninguém nem se lembrava mais dele. Só que no primeiro ano, o filho de Nabucodonosor decide dar anistia e libertar especificamente o rei Joaquim que é rei de Judá. A bíblia diz que ele mudou suas vestes, porque sua festa estava para começar. Essa história de Isaias fica bem clara, quando o Espírito Santo vem ele troca às vestes dos que estão em luto e dá vestes de louvor. Há muitos que estão vestidos de luto, mas nesta noite a tua festa está chegando.

Ester. Havia uma trama diabólica para destruir todos os hebreus. Ester 5:1.  
Ela entra em jejum, não tinha ainda entrado no palácio. Havia um decreto do rei que se alguém entrasse sem audiência marcada oficialmente, poderia ser morto pelos guardar. A não ser que se o rei estendesse o cedro de misericórdia, os guardas não matam. Ela coloca vestes reais, porque ela sabia que algo ia começar acontecer. Antes que aconteça, ela já estava de vestes reais.

Eliseu e Elias. Ambos trocaram as vestes. 2 Reis 2:12-13
Elias rasgou suas vestes, pois ele estava dizendo, chegou a minha vez. Não posso mais andar com essas vestes, porque chegou o meu dia. Ele rasga as suas vestes e coloca a que Elias deixou cair, pois Elias também estava trocando de vestes.

Davi. Quando as esposas e crianças foram levadas ao cativeiro. 1 Samuel 30-7.
Ele se reanimou em Deus, mandou trazer a estola sacerdotal.

O que diríamos dos levitas, sacerdotes.
Nos santos do santos. Havia um decreto de Deus, eles têm que trocar de vestes. Ninguém entrava lá, sem trocar de roupa.

O cego Bartimeu. Vestes falam de identidade. Marcos 10:49-50
Suas roupas falam de quem você é. Como sei que a pessoa é bombeiro, médico, policial, promotor da justiça, enfermeira. Bartimeu tinha uma roupa especial para mendigar. No dia que Jesus o chamou, ele primeiro tirou de si a capa lançou fora. Ele estava dizendo: -Chegou a minha vez, não posso ir com esse traje à presença do Rei.

Rute e Noemi. Perderam tudo. Rute 3:1
 A história de Rute nunca mais foi a mesma. Começou com mudança de vestes. Não é para mostrar sua beleza, mas para Rute é uma declaração de mudança de vida. Antes da mudança acontecer, troque as roupas.

Jacó. Gênesis 27:1, 14-16 e 22.
Qual a razão principal ao colocar a melhor roupa para se apresentar ao pai cego? Posicionamento, declaração, momento profético.

10º Jesus. E o que diremos do próprio Senhor.
Jesus se despiu de sua Glória. Ele tirou sua roupa de glória e vestiu roupas de servo.
Ex.: A tradição dos velórios em Gana.
Às vezes o defunto fica na fila de espera durante um ano até sua grande festa e enterro. A tradição diz que os familiares ficam com vestes de luto até o enterro.  Depois dos 40 dias da data do enterro, algo é feito, um ritual tradicional de troca de vestes é realizado simbolizando uma mudança interior. É tremenda essa parte da tradição, pois é exatamente como a bíblia diz em Isaías 52:1 -2; Isaías 61:1-3.

Conclusão:
As vestes apontam para algo que deve acontecer em nosso interior. Em alguns momentos o Senhor nos força a trocar de vestes, em outros, nós que decidimos trocar as vestes como o Bartimeu, Davi, Eliseu, Rute, Ester. Nós somos filhos do Rei, e o Senhor já liberou vestes reais para nós. Muitos filhos de Deus ainda não tomaram posse das vestes reias e muito menos lançaram fora as vestes antigas que podem ser muitas: Vestes de rancor, ingratidão, depressão, medo, mentira, lascívia, incapacidade, pessimismo, esterilidade, ira, borococho (cara amarrada), etc. Eu te convido a permitir o Espírito Santo revelar quais são as vestes que precisam ser lançadas fora para as novas vestes de sacerdote, realeza, santidade passarem a ser constantes em sua vida.

Compartilhando a Palavra
1.Como anda as suas vestes diante do Senhor hoje? Compartilhe.
2.O que você estaria disposto a fazer para trocar as suas vestes, diante do Senhor?
3.Pra você o que significa trocar as vestes no Senhor?

Um comentário: